Autor Tópico: Categorização nas miniaturas de corrida  (Lida 938 vezes)

Offline Free Your Mind

  • Feedback: (0)
  • Aspirante a Colecionador
  • **
  • Mensagens: 910
Categorização nas miniaturas de corrida
« em: 02 de Janeiro de 2019, 22:18:01 »
Boa noite e bom ano a todos!

Venho abrir este tópico por uma dúvida que me tem surgido enquanto dou uma vista de olhos nas próximas miniaturas que estou a preparar para aqui vos mostrar. Existe a categoria de Resistência e de Turismo, que todos nós entendemos o que significam e a que carros se destinam. De forma redundante temos carros de corrida com aparência de familares comuns prontos para corridas curtas nos turismos, e carros exclusivamente de pista na resistência que participam em corridas longas. Até aqui é simples. Mas e então aqueles carros na zona cinzenta no meio?

Falando em termos prácticos, vou-vos dar dois casos que me estão a importunar:

- O Nissan Skyline R32 Gr.A que venceu as 24h de Spa, por exemplo, é um típico carro de turismo mais conhecido pelas aventuras mitológicas em JTCC e ATCC, mas aqui numa prova de resistência. Ainda podia falar do R33 LM que participou em Le Mans, mas esse já é praticamente uma máquina feita à medida para Le Mans e já pende bastante para a resistência;

- Outro exemplo que tenho em mãos é o Nissan Bluebird Silhouette Gr.5, que correu entre 1982 e 1984 (os meus exemplos serem todos Nissan é mero acaso  [:lol02:]). É um carro de turismo, mas em esteróides, em muito similar aos actuais Super GT e DTM. Correram na série All Japan Endurance Championship , que tinha alguns carros de resistência a sério e alguns carros de turismo. Uma das rondas até pertencia ao campeonato de WEC da altura. Mais tarde o campeonato é divido de forma mais linear no All Japan Sports Prototype Championship para carros de resistência e no  All Japan Touring Car Championship, para os conhecidos carros de turismo que mais tarde se popularizaram. Ora se eu aceitar o Bluebird Gr.5 como Turismo, também aceito o Nissan LM03C Fairlady Z de 1984, dos mesmos pilotos e da mesma equipa, no mesmo campeonato, como Resistência ou Turismo?

Estou a alongar-me e talvez a ser um pouco confuso [:lol02:], e sei que não há uma resposta errada, porque estou a ser picuinhas e ninguém levaria a mal se eu colocasse as fotos numa ou noutra categoria, mas na vossa opinião faço a escolha meramente baseado no carro, ou no estilo de corrida?
Antigo Blog das miniaturas: http://maquinasescala.blogspot.com/

Offline numiro43

  • Feedback: (+18)
  • Entusiasta do Diecast
  • ***
  • Mensagens: 2501
Re: Categorização nas miniaturas de corrida
« Responder #1 em: 02 de Janeiro de 2019, 22:38:48 »
Bem a minha opinião e julgo ser a forma que a categorização está feita é que as categorias destinam-se às provas e não aos carros.

Os teus exemplos são simples, corridas de resistência como as 24h SPA devem ir para resistência, mesmo sendo um carro vindo dos turismos.
Nos rallys também poderia existir essa dúvida no modelo BMW M3, um carro vindo dos turismos mas que fez boas provas de rallys.

Os carros do JGTC julgo serem todos de resistência pois as provas de GT são quase todas de resistência (agora um pouco menos como o blancpain ou o GT Open) mas originalmente são carros e provas de resistência.
Nuno Rocha
Die-Cast Collector 1:43 since 1997
NUMIRO43 COLLECTION

Offline tviper

  • Feedback: (0)
  • Membro FDC
  • *
  • Mensagens: 408
Re: Categorização nas miniaturas de corrida
« Responder #2 em: 02 de Janeiro de 2019, 23:41:27 »
boas malta,

também tive essa dúvida ao publicar num dos meus tópicos, devido ao que o @Free Your Mind referiu em cima.

Offline Free Your Mind

  • Feedback: (0)
  • Aspirante a Colecionador
  • **
  • Mensagens: 910
Re: Categorização nas miniaturas de corrida
« Responder #3 em: 02 de Janeiro de 2019, 23:54:09 »
Bem a minha opinião e julgo ser a forma que a categorização está feita é que as categorias destinam-se às provas e não aos carros.

Os teus exemplos são simples, corridas de resistência como as 24h SPA devem ir para resistência, mesmo sendo um carro vindo dos turismos.
Nos rallys também poderia existir essa dúvida no modelo BMW M3, um carro vindo dos turismos mas que fez boas provas de rallys.

Os carros do JGTC julgo serem todos de resistência pois as provas de GT são quase todas de resistência (agora um pouco menos como o blancpain ou o GT Open) mas originalmente são carros e provas de resistência.

Agora deixaste-me a pensar. Nunca ponderei nas corridas de JTCC/JGTC/Super GT como corridas de resistência, porque "tradicionalmente" são carros baseados em desportivos sim, mas "normais" e não superdesportivos (apesar de ao entrarmos na categoria de GT300 podemos tê-los, como Porsche's 911 ou outros carros de GT3). Mas percebo o que dizes porque são de facto corridas longas de centenas de kilómetros e com 2 pilotos.

Mas por esta lógica também tenho que aceitar carros de V8 Supercars como resistência, porque em determinadas corridas, como a Bathurst 1000 no Mount Panorama, são condições em tudo similares: centenas de kilómetros e 2 pilotos. São as corridas de resistência num campeonato de turismos.
Antigo Blog das miniaturas: http://maquinasescala.blogspot.com/

Offline GTR74

  • Administrador
  • Feedback: (+70)
  • Curador de Museu
  • *****
  • Mensagens: 13382
  • GaragemGTR @ Instagram
Re: Categorização nas miniaturas de corrida
« Responder #4 em: 03 de Janeiro de 2019, 12:48:50 »
Bem a minha opinião e julgo ser a forma que a categorização está feita é que as categorias destinam-se às provas e não aos carros.

Os teus exemplos são simples, corridas de resistência como as 24h SPA devem ir para resistência, mesmo sendo um carro vindo dos turismos.
Nos rallys também poderia existir essa dúvida no modelo BMW M3, um carro vindo dos turismos mas que fez boas provas de rallys.

Os carros do JGTC julgo serem todos de resistência pois as provas de GT são quase todas de resistência (agora um pouco menos como o blancpain ou o GT Open) mas originalmente são carros e provas de resistência.

Resposta elucidativa que subscrevo na íntegra.  [:happy14:]

Offline cds

  • Feedback: (+14)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 8229
Re: Categorização nas miniaturas de corrida
« Responder #5 em: 03 de Janeiro de 2019, 15:02:56 »
Também concordo com o numiro43, acho que se deve separar por prova e não por carro [:happy14:]

Offline Free Your Mind

  • Feedback: (0)
  • Aspirante a Colecionador
  • **
  • Mensagens: 910
Re: Categorização nas miniaturas de corrida
« Responder #6 em: 03 de Janeiro de 2019, 16:22:53 »
Estou a ver que as opiniões parecem bastante concordantes  [:happy14:]

Então vou considerar a divisão por tipologia de campeonato, descartando no entanto corridas excepcionais de resistência em campeonatos de Turismo (o inverso não me parece existir);

Vão acontecer é umas divisões um pouco confusas como é o caso dos campeonatos japoneses. Ou seja, carros de JTCC vai estar em Turismo, porque segue a fórmula típica de turismo de Gr.A, mas JGTC e Super GT, consequentes evoluções, passam a resistência, porque a tipologia de corrida passa a longa duração com dois pilotos.

Então e em Resistência englobo todos os carros de GT? Podemos ver por exemplo a Porche Supercup ou os M1 Procar, que são corridas curtas, mas com carros de GT. (Posso sempre fazer um tópico na pasta de "Outras Competições")
Antigo Blog das miniaturas: http://maquinasescala.blogspot.com/

Offline Obsession

  • Administrador
  • Feedback: (+47)
  • Curador de Museu
  • *****
  • Mensagens: 13356
Re: Categorização nas miniaturas de corrida
« Responder #7 em: 03 de Janeiro de 2019, 16:35:13 »
Também concordo com o numiro43, acho que se deve separar por prova e não por carro [:happy14:]

Viva

Também não me parece mal pensado categorizar por provas.

Abraço


If everything's under control, you're going to slow

Offline Bargs

  • Feedback: (+1)
  • Colecionador Iniciante
  • **
  • Mensagens: 1006
Re: Categorização nas miniaturas de corrida
« Responder #8 em: 03 de Janeiro de 2019, 16:57:44 »
Junto-me ao resto do pessoal e subscrevo o que o @numiro43 escreveu.
Creio que se deve separar por provas e não por tipo de carro. Se correu nas 24h de Spa, mas o carro até era de Turismos, acho que devia entrar na parte de Resistência, visto que as 24h de Spa são uma prova de resistência [:yap:]

Offline nunop

  • Feedback: (+10)
  • Colecionador Iniciante
  • **
  • Mensagens: 1333
Re: Categorização nas miniaturas de corrida
« Responder #9 em: 08 de Janeiro de 2019, 12:25:50 »
Só para deitar lenha apra a fogueira...as 24 horas de Spa eram um evento de Turismos até 2000, quando se passaram a usar os GT2 a partir de 2001.

Assim era até 2000 uma prova de Turismos de resistência !  [:lol04:]

O Slyline para mim fica bem em qualquer lado.  O Grupo 5 consideraria Resistência, por ter lutado contar os Porsche 935, embora as provas não fossem todas longas...

Offline numiro43

  • Feedback: (+18)
  • Entusiasta do Diecast
  • ***
  • Mensagens: 2501
Re: Categorização nas miniaturas de corrida
« Responder #10 em: 08 de Janeiro de 2019, 14:07:15 »
Nuno, mas estás a olhar para os carros, as provas são de resistência. [:tongue2:]
Nuno Rocha
Die-Cast Collector 1:43 since 1997
NUMIRO43 COLLECTION

Offline Free Your Mind

  • Feedback: (0)
  • Aspirante a Colecionador
  • **
  • Mensagens: 910
Re: Categorização nas miniaturas de corrida
« Responder #11 em: 08 de Janeiro de 2019, 15:51:45 »
Só para deitar lenha apra a fogueira...as 24 horas de Spa eram um evento de Turismos até 2000, quando se passaram a usar os GT2 a partir de 2001.

Assim era até 2000 uma prova de Turismos de resistência !  [:lol04:]

O Slyline para mim fica bem em qualquer lado.  O Grupo 5 consideraria Resistência, por ter lutado contar os Porsche 935, embora as provas não fossem todas longas...

Pois, era à volta disto que me referia  [:lol02:]

Mas depois da conversa acima, vendo a perspectiva que foi exposta, percebi o sentido da diferenciação por tipo de prova.
Os Grupo 5 são dos casos mais difíceis de categorizar, pois tem carros em provas de resistência e em turismos como DRM. É que se vir um Celica ou Capri em DRM é automaticamente Turismo, mas os 935 são constantes em qualquer prova de Gr.5 e vou ter que separar por prova.
Antigo Blog das miniaturas: http://maquinasescala.blogspot.com/

pjot

  • Visitante
  • Feedback: (0)
Re: Categorização nas miniaturas de corrida
« Responder #12 em: 16 de Janeiro de 2019, 22:46:53 »
Nuno, mas estás a olhar para os carros, as provas são de resistência. [:tongue2]

Concordo plenamente mas ao mesmo tempo eu prefiro olhar ao campeonato e não à prova em si. Um campeonato como o Blancpain, por exemplo, é constituído essencialmente por provas curtas, para mim é um campeonato de GT. No entanto aceito que se classifique como endurance. Nos V8 australianos, a maioria das provas tem duração no aproximada de 1h30m, penso eu. Se olharmos ao WEC, as provas têm todas 6h mas temos a de Le Mans com 24h. Não é por isso que vou achar que é um campeonato de provas de 24h. Temos por aí um campeonato meio amador que nem me lembro do nome (passou no Algarve nas últimas 2 épocas) com provas de 12h e outras de 24h e no entanto penso que se chama algo do estilo "24h series". Gosto de separar as provas curtas de GT das provas de resistência, mesmo que sejam feitas com os mesmos carros que fazem provas longas.

Offline Bargs

  • Feedback: (+1)
  • Colecionador Iniciante
  • **
  • Mensagens: 1006
Re: Categorização nas miniaturas de corrida
« Responder #13 em: 16 de Janeiro de 2019, 23:21:01 »
Temos por aí um campeonato meio amador que nem me lembro do nome (passou no Algarve nas últimas 2 épocas) com provas de 12h e outras de 24h e no entanto penso que se chama algo do estilo "24h series".

É mesmo esse o nome Paulo! 24H GT Series.
Que por sinal até tem umas boas corridas, tirando alguns erros dos amadores, claro. Por acaso tenho acompanhado o campeonato e tem carros e pilotos porreiritos [:happy14:]

pjot

  • Visitante
  • Feedback: (0)
Re: Categorização nas miniaturas de corrida
« Responder #14 em: 16 de Janeiro de 2019, 23:24:34 »
Tem... amadores e aspirantes a semi-amadores.

Ah e também tem os TCE, não vamos agora dizer que são provas de turismo  [:cheesy:]

Pôr lá 24h no nome, é para vender. Não sou grande fã do marketing, desculpem-me os profissionais da área, mas as técnicas normalmente são destinadas a criar ilusão quando não há bons argumentos ou argumentos razoáveis  [:whistle:]