* Parcerias

Autor Tópico: Porsche: carros de estrada  (Lida 3618 vezes)

Offline pjot

• Feedback: (+25)
  • Colecionador Platinum
  • Racing fan
Porsche: carros de estrada
« em: 24 de Setembro de 2016, 01:25:32 »
Este tópico é o início da exposição da minha coleção de modelos de estrada da Porsche. Não é o meu tema principal mas é certamente um dos que mais aprecio! Espero que seja um tópico repleto de posts... se o tempo me permitir!  [:wink01:]

Indíce

1970 - Porsche 914/4 (Minichamps)

« Última modificação: 24 de Setembro de 2016, 01:37:24 por pjot »

Offline pjot

• Colecionador Platinum
  • Racing fan
Porsche: carros de estrada - 1970 - Porsche 914/4 (Minichamps)
« Responder #1 em: 24 de Setembro de 2016, 01:29:29 »
1970 - Porsche 914/4 (Minichamps)

História

O 914 foi criado como substituto do 912, o chamado "911 acessível". A ideia era mais uma vez criar um modelo de entrada de gama com preço mais em conta, não esquecendo a performance e o prazer de condução.

Enquanto na Volkswagen havia necessidade de substituir o Karmann-Ghia por um modelo mais moderno, surgiu a ideia de criar uma empresa de marketing VW-Porsche e passar a esta a comercialização do 911,912 e 914. Nos EUA este modelo seria vendido apenas como Porsche mas na Europa o modelo seria vendido como VW-Porsche.

O primeiro protótipo recebeu um motor boxer de 3 litros 8 cilindros tal como está exposto hoje no Museu Porsche. No entanto, o modelo apresentado a 11 de Setembro de 1969 saiu para produção final propulsionado por um motor boxer 1.7 de 4 cilindros (914/4) produzido pela VW e disposto centralmente o que automaticamente lhe conferiu um bom desempenho em curva e uma performance razoável, garantindo o prazer de condução espectável.

À semelhança do que aconteceria alguns anos mais tarde com o 924 (com motor Audi), o público mais purista não suportava a ideia de um "Porsche... mas pouco". Surgiram até algumas designações como "Vo-Po" ou "VolksPorsche" ("Porsche do povo"), fazendo alusão à aliança das marcas e ao baixo preço para um Porsche (2,5x mais barato que o 911). Estas não foram do agrado da Porsche que imediatamente adicionou à gama a versão 914/6, com um boxer 2.0 de 6 cilindros. Este era o motor Porsche do modelo 911 T e seria montado em Estugarda num chassis produzido nas fábricas da Karman. Não obstante o aumento de performance, esta versão traduziu-se de certo modo em novo fracasso pois o aumento do custo levou muitos clientes a considerar o 911, o verdadeiro Porsche, dada a diferença de preço ser relativamente mais curta.

Apesar da moderada aceitação do público, este modelo teve prestações desportivas notáveis com o 914/6 na sua versão GT.  Trazendo à memóra a carreira desportiva do 550 RS, em 1970 participou em Le Mans, venceu a categoria GT 2L conseguindo ainda um 6º lugar geral, apenas ultrapassado pelos Porsche 917K e Ferrari 512S, protótipos bem mais potentes. Além das pistas, teve algum sucesso também em provas de estrada como, por exemplo, no Rallye Monte-Carlo de 1971 onde Björn Waldegaard o conduziu ao terceiro lugar geral e vitória na categoria onde se inscrevia. Apesar deste sucesso, a marca decidiu não dar continuidade à carreira deste modelo na competição, o mesmo acontecendo em 1976 ao determinar do ciclo de vida deste modelo.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2016, 00:44:29 por pjot »

Offline pjot

• Colecionador Platinum
  • Racing fan
Re: Porsche: carros de estrada - 1970 - Porsche 914/4 (Minichamps)
« Responder #2 em: 28 de Setembro de 2016, 00:45:35 »
Fotos

« Última modificação: 28 de Setembro de 2016, 01:19:15 por pjot »

Offline Obsession

• Feedback: (+47)
  • Curador de Museu
Re: Porsche: carros de estrada
« Responder #3 em: 28 de Setembro de 2016, 01:15:14 »
Mais fotos... [:cheesy:]

If everything's under control, you're going to slow

A minha colecção - http://www.gar

Offline zwaenepoel

• Jorge Fonseca
  • Feedback: (+51)
  • Génio das Miniaturas
« Responder #4 em: 28 de Setembro de 2016, 12:14:20 »
Pormenores muito engraçados na miniatura, especialmente o padrão dos bancos.

Offline Obsession

• Curador de Museu
« Responder #5 em: 28 de Setembro de 2016, 12:53:52 »
Viva!

É muito bonito sim senhor!! Eu tenho cá um 914 da Minichamps e está perfeito!!! Mas neste azul  [:wow:]

Abraço

Offline GTR74

• Moderador Global
  • Feedback: (+69)
  • Curador de Museu
  • GaragemGTR @ Instagram
« Responder #6 em: 28 de Setembro de 2016, 14:40:39 »
Que bem que começas este tópico (FINALMENTE  [:clap:] [:happy02:])

Bela peça, numa cor deslumbrante! Lindo!!!

Parabéns pela excelente qualidade das fotos!  [:clap:] Muito, muito boas!

[:happy14:]

P.S. - Já limpei o tópico  [:wink01:]

Offline cds

• Feedback: (+14)
  • Génio das Miniaturas
« Responder #7 em: 28 de Setembro de 2016, 17:46:45 »
Muito bem, grande inicio [:happy72:]
Belas fotos, gostei de ver [:clap:]

A miniatura tem uma cor excelente [:wink01:]

Offline Jorge Mota

• Feedback: (+11)
  • Conquistador das Miniaturas
« Responder #8 em: 28 de Setembro de 2016, 18:09:04 »
Viva,

Belo 914, também gostei do azul [:happy72:] Este ainda falta por cá, mas já andam "baratinhos" qualquer dia apanho um.. Este e o 916.. Duas belas peças.. Parabéns pela abertura do tópico, mais um fã da Porsche [:happy14:]

Um abraço

Offline pjot

• Colecionador Platinum
  • Racing fan
« Responder #9 em: 28 de Setembro de 2016, 19:54:16 »
Obrigado Cândido, mas não fiquei assim muito convencido com as fotos. Acho razoáveis. Espetaculares espero fazer quando tiver um pouco mais de experiência a fotografar 1/43 sem ser fotos a despachar para colocar miniaturas à venda  [:lol02:] A ideia é praticar, melhorar e catalogar a minha coleção desta forma fotográfica  [:happy14:] O mais irónico nisto tudo é que comecei com um post de... ... ... ROAD CARS!  [:lol04:]

Quanto ao modelo, vejo que todos partilham da mesma opinião que eu. Gosto muito do 914, é um Porsche fora do vulgar. Este azulão é mesmo muito bonito. Acho que consegui uma representação da cor na foto (sem manipulação de cores) bastante próxima da que o modelo tem ao vivo. Fiz questão que assim fosse porque penso que o que mais me atrai neste modelo é mesmo a cor e o padrão dos bancos (tal como mencionou o Jorge).

No meio da história esqueci-me de pesquisar sobre o 916... conheço-o pouco e assim de memória visual parece-me igual ao 914. No futuro gostava de conseguir um 914/6 GT mas ainda tenho de esperar pela oportunidade ideal!  [:wink01:]

Pedro, o teu é o preto?

Offline Obsession

• Curador de Museu
« Responder #10 em: 29 de Setembro de 2016, 21:37:44 »
Obrigado Cândido, mas não fiquei assim muito convencido com as fotos. Acho razoáveis. Espetaculares espero fazer quando tiver um pouco mais de experiência a fotografar 1/43 sem ser fotos a despachar para colocar miniaturas à venda  [:lol02:] A ideia é praticar, melhorar e catalogar a minha coleção desta forma fotográfica  [:happy14:] O mais irónico nisto tudo é que comecei com um post de... ... ... ROAD CARS!  [:lol04:]

Quanto ao modelo, vejo que todos partilham da mesma opinião que eu. Gosto muito do 914, é um Porsche fora do vulgar. Este azulão é mesmo muito bonito. Acho que consegui uma representação da cor na foto (sem manipulação de cores) bastante próxima da que o modelo tem ao vivo. Fiz questão que assim fosse porque penso que o que mais me atrai neste modelo é mesmo a cor e o padrão dos bancos (tal como mencionou o Jorge).

No meio da história esqueci-me de pesquisar sobre o 916... conheço-o pouco e assim de memória visual parece-me igual ao 914. No futuro gostava de conseguir um 914/6 GT mas ainda tenho de esperar pela oportunidade ideal!  [:wink01:]

Pedro, o teu é o preto?

Viva!

Não. O meu 914 é laranja! Que fica também muito bem no modelo! O 916 é que é preto com interior vermelho escuro!

Ainda não postei o 916, mas o 914 deixo aqui para veres:

http://www.forum-diecast.pt/index.php?topic=3208.msg595342#msg595342

Abraço  [:happy72:]

Offline CarlosOli1998

• Feedback: (0)
  • Novato
  • *
« Responder #11 em: 30 de Setembro de 2016, 00:31:54 »
Parabéns pelo novo tópico!  [:happy72:]

Logo vi a miniatura, lembrei-me logo do restauro feito pelos wheeler dealers a um, mas em vermelho. Muito boa miniatura.  [:happy14:]

Offline Commendatore

• João Duarte
  • Feedback: (+24)
  • Génio das Miniaturas
« Responder #12 em: 30 de Setembro de 2016, 18:28:00 »
Pormenores muito engraçados na miniatura, especialmente o padrão dos bancos.

Mesmo. Dá um toque de classe a uma miniatura já de si muito boa  [:happy14:]

Offline 917K

• Feedback: (+17)
  • Colecionador Iniciante
  • **
« Responder #13 em: 30 de Setembro de 2016, 18:47:54 »
Excelente! Gostei das fotos e da miniatura!  [:happy14:]

Offline pjot

• Colecionador Platinum
  • Racing fan
« Responder #14 em: 03 de Novembro de 2016, 22:51:56 »
Obrigado pelos comentários!

@Obsession vou ver esse teu 914 a seguir. Concordo contigo e com o @CarlosOli1998, a cor laranja e a cor vermelha fica-lhes lindamente! No entanto, o vermelho acho que só gosto muito no GT. Vi um ao vivo uma vez, vi ao vivo o "normal" tb em vermelho e fiquei com esta ideia que resulta bem melhor a cor no GT. Já o laranja fica bem em ambas as versões! E traz-me particularmente boas recordações, apesar de nunca sequer ter andado num, mas recorda-me o tempo em que tive um site sobre o tema e um proprietário de um laranja se deu ao trabalho de me enviar fotos do seu, isto por correio normal, fotos em papel e vindo dos EUA. Bons tempos em que era universitário e tinha tempo para tudo :-D
« Última modificação: 03 de Novembro de 2016, 22:53:40 por pjot »