* Parcerias

Autor Tópico: Existem moldes partilhados?  (Lida 581 vezes)

Offline AugustoValente

• Feedback: (0)
  • Simpatizante
  • *
  • Deus quer, o homem sonha, a obra nasce!
Existem moldes partilhados?
« em: 31 de Julho de 2018, 11:15:15 »
Meus estimados, sou hoje de a vós recorrer para obter um esclarecimento que reputo de significativo para quem, leigo nestas matérias, se depara com um substancial número de fabricantes.

É pois consabido que no "mundo real", hão fabricantes que partilham estruturas modulares, carroçarias e até motores. Neste concreto e sem pretender alongar a lista, neste momento estou a lembrar-me do VW Sharan e do Ford Galaxy, ou dos Toyora Aygo, Peugeot 107 e Citroen C1.

Desta sorte, sabem se esta estratégia se tem replicada no mundo Diescast? Ou seja, parece crível que Bburago e Maisto poderão fazê-lo atendendo que uma comprou outra, mas nos outros fabricantes, existe esta prática?

Por exemplo, estou a pensar e a título meramente ilustrativo e especulativo que uma Kyosho ou AA que venda os direitos de produção a um outro fabricante, o qual, replica a peça, salvaguardando-se obviamente as dissemelhanças intrínsecas a cada fabricante.
"You buy a Ferrari when you want to be somebody.
You buy a Lamborghini when you are somebody!"
Frank Sinatra

Offline Skotch

• Pedro Teixeira
  • Feedback: (+11)
  • Curador de Museu
    • Triângulo Laranja Studios
Re: Existem moldes partilhados?
« Responder #1 em: 31 de Julho de 2018, 13:02:58 »
Caro Augusto, pelo que sei, já muitas marcas o fazem.

Por exemplo, e pelo que mais direto me assiste, a GMP foi recentemente comprada pela Greenlight, que por sua vez reaproveitou não só moldes e partes, como relançou modelos antigos e ainda lançou novos modelos com base nos anteriores.

Já ouvi também que a HW tb o fez com moldes de outra empresa, não sei dizer agora quais... E penso que deverá ser prática comum!

[:happy14:]

Offline AugustoValente

• Simpatizante
  • *
« Responder #2 em: 31 de Julho de 2018, 15:48:26 »
Caro Augusto, pelo que sei, já muitas marcas o fazem.

Por exemplo, e pelo que mais direto me assiste, a GMP foi recentemente comprada pela Greenlight, que por sua vez reaproveitou não só moldes e partes, como relançou modelos antigos e ainda lançou novos modelos com base nos anteriores.

Já ouvi também que a HW tb o fez com moldes de outra empresa, não sei dizer agora quais... E penso que deverá ser prática comum!

Meu estimado, muito lhe agradeço os esclarecimentos aportados, se bem que relativamente a fabricantes que eu desconheço de todo e que oportunamente procurarei melhor conhecer. No entanto, e sem pretender maçá-lo com muitas mais explicações, podia muito telegraficamente afiançar dos méritos destas, isto é, quanto à respectiva qualidade?
Frank Sinatra

Offline Skotch

• Pedro Teixeira
  • Feedback: (+11)
  • Curador de Museu
    • Triângulo Laranja Studios
« Responder #3 em: 31 de Julho de 2018, 16:07:31 »
 [:lol02:] [:lol02:] [:lol02:]

Basicamente, e tendo em conta que colecciono apenas Ford Mustang & Shelbys, os americanos são poucos e escassos pelas marcas mais comuns... Ainda assim, a GMP seria um gigante como a AutoArt noutros tempos, com qualidade semelhante (em alguns modelos) e preços igualmente exorbitantes...

A greenlight, apareceu (pelo menos para mim) mais recentemente, e vingou no mercado de meia gama, que eu apelido dos 40-60€. Entretnato acabou por crescer e comprar algumas companhias como a GMP e parece-me que tambem a ERTL. Aproveitando moldes, patentes, etc...

A GMP pode ver aqui: https://www.acmediecast.com/products/default.cfm?category=GMP

A Greenlight aqui: http://www.greenlighttoys.com/

E a ERTL aqui: https://ertl.com/

Caso haja alguma informação errada, peço desculpa, mas é a ideia que tenho... Grande abraço!

Offline AugustoValente

• Simpatizante
  • *
« Responder #4 em: 01 de Agosto de 2018, 10:56:03 »
Meu estimado, sou de lhe agradecer pela sua especial deferência, havendo-se os seus considerandos perfeitamente esclarecedores, ainda que, eventualmente possa de forma involuntária, ter incorrido em algum pequeno lapso de apreciação.
Frank Sinatra