* Parcerias

Autor Tópico: Miniaturas descatalogadas  (Lida 676 vezes)

Offline AugustoValente

• Feedback: (0)
  • Simpatizante
  • *
  • Deus quer, o homem sonha, a obra nasce!
Miniaturas descatalogadas
« em: 09 de Agosto de 2018, 20:13:48 »
Meus estimados, havendo-me ainda um novato nestas lides, desconheço de todo um pormenor, que pode ou não, ser de maior importância.

Alguém tem conhecimento se as fabricantes têm por prática relançar, eventualmente em edições limitadas, miniaturas entretanto - e queiram desculpar este estrangeirismo - "descatalogadas"?

Vem a este propósito o facto de eu actualmente procurar dois Murcielagos SV da Norev. Porém, se nestas gamas mais baixas, não seja crível o relançamento, já nas gamas mais elevadas, a coisa deveria ou poderia ser diversa.

Neste concreto, também procuro o Countach Production Prototype 1/18 da Autoart e na cor verde, e bem assim, o LP400 Roof Wing 1/18 também da Kyosho e na cor branca.

Havendo-se estas e porventura outras miniaturas raras, julgo que seria uma boa pratica comercial para as fabricantes de tempos em tempos, relançarem os seus best-sellers... mas isto sou eu a pensar em voz alta, ignorando se aquelas pensam como eu...

Alguém tem o contacto da Kyosho? Sou aventureiro o bastante para lhes perguntar!  [:cheesy:]
« Última modificação: 11 de Agosto de 2018, 09:45:23 por AugustoValente »
"You buy a Ferrari when you want to be somebody.
You buy a Lamborghini when you are somebody!"
Frank Sinatra

Offline Skotch

• Pedro Teixeira
  • Feedback: (+11)
  • Curador de Museu
    • Triângulo Laranja Studios
Re: Miniaturas descatalogadas
« Responder #1 em: 09 de Agosto de 2018, 23:02:32 »
Não creio que isso seja algo benéfico para as marcas. Se bem que já tenho visto ser feito...

Talvez o seja para colecionadores furtuitos como eu, que tentam apanhar bons negócios de quando em vez, sem perder a cabeça com loucuras...

Basta ter a noção do seguinte, os modelos mais procurados pelos colecionadores "a sério" são precisamente os de menor tiragem... quanto menos duplicaçoes, mais raro e consecutivamente mais procurado se torna o modelo. A reedição viria precisamente quebrar essa exclusividade.

Offline AugustoValente

• Simpatizante
  • *
« Responder #2 em: 10 de Agosto de 2018, 19:42:50 »
Meu estimado, compreendo e - relutantemente - acompanho o seu avisado parecer, no entanto, sou de crer que tal prática justificar-se-ia nas ditas edições limitadas e devidamente numeradas.

Já para as miniaturas de produção em massa, como uma Norev ou uma Kyosho, só para citar duas, não vejo como o relançamento de miniaturas entretanto "descatalogadas" possa desvalorizar as já havidas no mercado.

Acresce que o comércio de miniaturas entre coleccionadores em nada aproveita as fabricantes que não vão usufruir de uma qualquer comissão. O negócio destas é produzir e vender, assim haja mercado interessado em comprar!
Frank Sinatra

Offline zwaenepoel

• Jorge Fonseca
  • Feedback: (+51)
  • Génio das Miniaturas
« Responder #3 em: 10 de Agosto de 2018, 22:59:29 »
Não se justifica!

Não creio que isso seja algo benéfico para as marcas. Se bem que já tenho visto ser feito...

Talvez o seja para colecionadores furtuitos como eu, que tentam apanhar bons negócios de quando em vez, sem perder a cabeça com loucuras...

Basta ter a noção do seguinte, os modelos mais procurados pelos colecionadores "a sério" são precisamente os de menor tiragem... quanto menos duplicaçoes, mais raro e consecutivamente mais procurado se torna o modelo. A reedição viria precisamente quebrar essa exclusividade.

Precisamente.
E todos nós sabemos o gosto que é termos uma miniatura que foi de tiragem limitada, que somos 1 em X no mundo a ter um exemplar daquela miniatura que compramos a 10, e agora vale 100.
A reedição apenas vinha tirar essa exclusividade que a marca tinha, passando a ser considerada de banal, e enfurecia coleccionadores como eu que tinham uma peça valiosa e que de um momento para o outro passava a ser banal. Para mim a marca estava "queimada".

Offline AugustoValente

• Simpatizante
  • *
« Responder #4 em: 11 de Agosto de 2018, 12:47:54 »
Meu estimado, não confundamos a estrada da beira com a beira da estrada.

Uma coisa são as edições limitadas e numeradas (as quais concordo - discordando* - que não devam ser relançadas, uma vez que o preço reflecte cumulativamente a qualidade e a exclusividade), outra bem distinta são as miniaturas de produção em massa (cujo preço reflecte a qualidade de fabricação e não o número de peças havidas produzidas).

* Mas mesmo quanto às edições limitadas e numeradas, sou discordante porquanto, uma fabricante pode lançar uma edição limitada a 1 000 peças devidamente numeradas, as quais terão um valor intrínseco. No entanto, isto não invalida que alguns anos volvidos aquela pudesse fazer um novo relançamento dessa mesma miniatura com mais 1 000 peças devidamente numeradas de 1 a 1 000, porém, ressalvando tratar-se de uma segunda edição.

Desta sorte, esta segunda edição, mesmo que vendida ao mesmo preço da primeira - ou até eventualmente mais dispendiosa (atendendo à inflação) -, nunca, por motivo algum, irá desvalorizar a primeira!

Seria algo idêntico ao que acontece com quem colecciona livros, onde o "santo graal" dos coleccionadores são as primeiras edições A título meramente ilustrativo, o livro D. Quixote de Cervantes tem várias edições, no entanto, quanto mais antiga a edição, mais caro é o livro. Assim, a 1ª edição (séc. XVII) valerá muitas dezenas de milhares de euros, enquanto uma primeira edição inglesa (séc. XVIII) não ultrapassará os 4 dígitos. Actualmente vende-se por 20€, sem que isso retire valor às edições de antanho...
Frank Sinatra

Offline Petrelli

• Feedback: (+8)
  • Colecionador Platinum
« Responder #5 em: 11 de Agosto de 2018, 14:21:16 »
Relativamente ao Murciélago SV, permita-me a seguinte opinião: Não colocando em questão a óptima relação qualidade/preço do Norev, o Aa justifica todo o esforço financeiro! E no caso de algumas cores (Viola Ophelia, por exemplo) ainda se vai encontrando pelo ebay um pouco abaixo dos 100€.

Offline AugustoValente

• Simpatizante
  • *
« Responder #6 em: 13 de Agosto de 2018, 00:20:01 »
Relativamente ao Murciélago SV, permita-me a seguinte opinião: Não colocando em questão a óptima relação qualidade/preço do Norev, o Aa justifica todo o esforço financeiro! E no caso de algumas cores (Viola Ophelia, por exemplo) ainda se vai encontrando pelo ebay um pouco abaixo dos 100€.

Meu estimado, o Merciélago SV na escala 1/18 da Autoart na cor Viola tenho-os encontrado pelos 120-130€, no entanto, procuro o laranja, se encontrar o Norev, caso contrário, irei optar pelo azul ou verde da AA.
Frank Sinatra