* Parcerias

Autor Tópico: Garagem do Buckrog: "NOVO" Lotus Exige S3 Roadster - GT Spirit (2013)  (Lida 393807 vezes)

Offline buckrog

• Rogério Henriques
  • Feedback: (+22)
  • Colecionador Silver
  • Um apaixonado por automóveis...
Re: A Garagem do Buckrog: o MGB Roadster (1962) - Corgi
« Responder #630 em: 03 de Janeiro de 2012, 08:34:39 »
Bandido!! Tens um??!!  [:excited:]  [:babado:]  Onde compraste, havia mais?! Desespero por um desses e por um Triumph TR4! Se que a Revell os tem, mas arranjá-los...  [:dah:]

O meu comprei-o no leiloes.net ao norbertoP há uns tempos e não havia mais. Fiz um bom negócio na altura. No ebay worldwide há alguns, mas parecem-me estupidamente caros, para dizer a verdade...
O mundo está cheio de coisas bonitas...

Visitem a garagem do Buckrog, que vale bem a pena...
-> http://www.forum-diecast.pt/index.php?topic=7741.0

Offline Commendatore

• João Duarte
  • Feedback: (+24)
  • Génio das Miniaturas
« Responder #631 em: 03 de Janeiro de 2012, 09:55:18 »
Não conhecia este! É uma miniatura ainda bem porreira, embora as jantes desiludam. O British Racing Green é A cor para este MGB [:happy72:]

Offline LandCarlos

• Feedback: (+3)
  • Colecionador Platinum
  • The best 4x4xfar!!!!
« Responder #632 em: 03 de Janeiro de 2012, 15:01:21 »
O meu comprei-o no leiloes.net ao norbertoP há uns tempos e não havia mais. Fiz um bom negócio na altura. No ebay worldwide há alguns, mas parecem-me estupidamente caros, para dizer a verdade...

Já lhe comprei umas coisas, de tempos a tempos tem umas coisas engraçadas e a bom preço! Se por ventura souberes de algum, bem como do TR4, avisas-me?!

Obrigado!  [:happy72:]

Offline Blaave

• Feedback: (+8)
  • Colecionador Silver
« Responder #633 em: 04 de Janeiro de 2012, 00:09:43 »
Muito bonitinho este MGB e para quem gosta destes carrinhos britanicos, tornasse numa peça essencial! [:happy72:]

Se Deus fosse um carro, certamente seria um F40!

Offline X-Filer

• João Góis
  • Moderador Global
  • Feedback: (+17)
  • Génio das Miniaturas
  • They're back...!
    • Pombocaca
« Responder #634 em: 05 de Janeiro de 2012, 17:32:17 »
Somos dois, desconhecia por completo... Penso eu de que... [:confused01:]

Ai não...? Por isso é que já tinhas comendado um antes... Aston Martin DB5 na minha garagem... [:bang:]

Muito bem reproduzido esse Triumph, sem dúvida! O MGB também é um modelo lindíssimo!!!

Agora, ó Miguel, um Triumph comparado com um Alfa Romeo... sinceramente, isso roça a blasfémia!! [:mad01:]

Offline Penrys

• PENRYSCARSDIECAST
  • Feedback: (0)
  • Colecionador Platinum
  • A pressa é inimiga no acercamento da perfeição ...
« Responder #635 em: 05 de Janeiro de 2012, 18:05:31 »
muito competente este Corgi  [:happy72:], a cor representa bem o fabricante e a época  [:wink01:]

Offline buckrog

• Rogério Henriques
  • Colecionador Silver
Re: A Garagem do Buckrog: Lotus Elite (1958)
« Responder #636 em: 08 de Janeiro de 2012, 00:32:10 »

Mais um inglês nunca visto no Fórum, acho eu …

Lotus Elite (1958)

O Lotus Elite é um carro com história. Tem a particularidade de ser o primeiro “road car” de Colin Chapman, depois de vários modelos especialmente construídos para a competição.

Colin Chapman ganhou inicialmente fama em Inglaterra nos anos 50 devido à competição em que teve bastante sucesso. Depois, criou uma pequena empresa chamada Lotus para produzir modelos desportivos de competição em pequenas séries. Mas passado algum tempo acabou por virar-se também para os road cars e em 1957 anunciou o Elite, o seu primeiro carro de estrada, um coupé elegante e especialmente leve.

O Elite ou Type 14 foi um coupé de dois lugares ultra-leve e que foi produzido entre 1958 e 1963. O carro estreou-se inicialmente no Salão de Londres de 1957, mas passou depois um ano em desenvolvimento antes de ser posto à venda. Este processo contou com o apoio de alguns clientes seleccionados (equipas de competição, mais precisamente, que o experimentaram e “afinaram” intensivamente). As entregas aos clientes só começaram efectivamente em 1959.

O Elite não foi apenas o primeiro Lotus de estrada, mas também o primeiro carro do mundo construído “integralmente” em fibra de vidro, com apenas alguns reforços em aço. O Elite usava este material em toda a estrutura do carro, com a excepção de uma estrutura de aço na parte frontal que suportava o motor e a suspensão dianteira. Isto era muito diferente por exemplo do Chevrolet Corvette, que tinha uma carroçaria com painéis exteriores de fibra de vidro mas montados numa estrutura separada de aço. Esta solução deveu-se à obsessão de Chapman pelo peso reduzido, que pensava que este era o caminho ideal para poupar peso sem comprometer a rigidez estrutural, mas sempre mantendo um custo razoável.

O conceito tinha grandes vantagens em termos de peso, rigidez e mesmo segurança para o condutor, mas a construção do carro teve muitos problemas de juventude, até porque a tecnologia da altura com este material ainda tinha muito para andar (os pontos de apoio de suspensão criavam muitos problemas, por exemplo). Depois de vários problemas a produção acabou por ser entregue à Bristol Aeroplane Company, o que também terá contribuído para uma melhoria.

O peso reduzido permitia ao Elite ter as performances de um verdadeiro carro desportivo, com base num motor de 75cv Coventry Climax FWE, de apenas 1216cc. Na prática o carro pesava metade de um Jaguar XK140 e tinha uma grande eficiência aerodinâmica: um CX de 0,29 era fantástico para a época, sobretudo se tivermos em conta que na altura não havia o desenho assistido por computador ou os avançados tuneis de vento de hoje, mas é o que dá ter sido desenhado por um engenheiro aeronáutico. Adicionalmente, como tinha um comportamento em estrada excelente (quase “felino”), o carro era quase tão rápido como o Jaguar, mas muito mais económico.

O carro foi testado pela revista Motor Magazine em 1960 e tinha uma velocidade máxima de 180 km/h, acelerando de 0-96 km/h (0-60mph) em 11,4 segundos. Por outro lado, era muito económico (6,9 litros aos 100 km), custando cerca de £1966, já com impostos.

O Elite teve grande sucesso na competição, tal como os seus “irmãos”, em Le Mans e Nürburgring, mas também nos campeonatos ingleses e australianos. A título de exemplo, o Elite ganhou a sua classe 6 vezes seguidas nas 24 Horas de Le Mans.

Em 1960 foi introduzida uma variante com melhor desempenho (a SE). Esta versão incorporava carburadores duplos SU e um coletor de escape melhorado (o que resultava em 85cv), uma caixa de velocidades ZF em vez da mais barata MG, suspensão traseira revista, faróis Lucas PL700 e um tecto prateado. Foi ainda criada a especificação Super 95, com mais potência, devido a uma maior taxa de compressão. As variantes Super 100 e Super 105 (com carburadores Weber) foram produzidas em pequenos números para serem usadas na competição.

O carro tinha inegáveis qualidades dinâmicas, mas algumas falhas de construção que requeriam manutenção frequente. Destaca-se uma vibração às 4.000rpm e a necessidade de lubrificação frequente de vários componentes, como a direcção. Para agravar esta imagem de problemas e “menor” qualidade de construção, o carro foi também oferecido “em kit”, exactamente o oposto do que se esperaria de um fabricante “dito” de qualidade. No entanto, quando tudo estava em ordem, o Elite era uma máquina magnífica de condução: rápido, equilibrado, suave, fantasticamente obediente…

Quando o Elan foi apresentado em 1962, o Elite foi descontinuado. Uma ideia inicial de continuar a produção do Elite com um novo motor twincam Lotus-Ford acabou por ser abandonada. Quando a produção terminou em 1963, tinham sido construídas 1030 unidades.

Em suma, o Elite foi, certamente, um começo auspicioso para uma pequena empresa a entrar na produção automóvel em série (ainda que pequena). Mas mais do que isso, foi também um marco de modernidade, sendo reconhecido como tal no seu próprio tempo. Colin Chapman tinha feito vingar o seu conceito de carro desportivo: leve, com grande rigidez estrutural e comportamento excelente, envergonhando os seus concorrentes muito mais potentes. Basta olhar para os Elise ou Exige de hoje para perceber que o conceito mantém a validade…

Lotus Elite (1958) – Road Signature

A miniatura é uma Road Signature/Yatming. Isto quer dizer que está a um nível um pouco inferior ao que todos gostaríamos. O molde não parece nada mal, parece-me também bem a nível dos faróis frontais e traseiros. 

Depois os detalhes já deixam algo a desejar, as jantes raiadas são fraquinhas, não tem espelho retrovisor, o interior e o motor são demasiado simples. Ou seja, tem-se o que se paga e por acaso até se paga muito pouco. Globalmente e sem deslumbrar é um compromisso razoável para o preço. Mais uma vez é um carro com história numa mini relativamente simples.

Tem uma cor verdadeiramente “única” (e de que eu até gosto…), e como se vê pelas fotos reais os Elite da época eram também particularmente vistosos. Posso dizer que em exposição na minha vitrine e a alguma distância, a mini faz um vistaço inacreditável, o que já não é nada mau…

Vamos às fotos…

Offline buckrog

• Rogério Henriques
  • Colecionador Silver
« Responder #637 em: 08 de Janeiro de 2012, 00:33:04 »

Mais umas …

Offline nezz

• Aircooled VW nuts
  • Feedback: (+13)
  • Conquistador das Miniaturas
    • Garagem VW - o fórum dos verdadeiros VW
« Responder #638 em: 08 de Janeiro de 2012, 11:42:19 »
extremamente bonito  [:happy72:]
not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien

Offline RicardoR

• Feedback: (+8)
  • Colecionador Bronze
  • "Il secondo è il primo dei perdenti." Enzo Ferrari
    • Garagem do Ricardo
« Responder #639 em: 08 de Janeiro de 2012, 12:02:53 »
Tudo bem documentado e a apresentação da miniatura está correctíssima. Independentemente da modéstia da reprodução é uma bela mini e compreendo o "vistasso" de que falavas, tem uma cor chamativa mas bonita e o Elite é um modelo com umas belas formas [:happy72:]

Offline 2.0 Hdi

• Feedback: (0)
  • Colecionador Platinum
  • V12 960Hp Limited 449...
« Responder #640 em: 08 de Janeiro de 2012, 12:51:39 »
Desconheçia por completo este lotus.

Pareçe ser muito interessante.

Boas fotos  [:yap:]

Offline Commendatore

• João Duarte
  • Feedback: (+24)
  • Génio das Miniaturas
« Responder #641 em: 08 de Janeiro de 2012, 13:13:37 »
Não conhecia esta miniatura de um carro muito interessante, e que sempre achei lindíssimo pela sua simplicidade estética.

O molde está correcto, mas as jantes raiadas pecam pela grossura algo exagerada dos raios - mas nada que tire miniamamente o sono  [:happy72:]

Offline RM_Correia

• Feedback: (+7)
  • Génio das Miniaturas
« Responder #642 em: 08 de Janeiro de 2012, 14:11:43 »
Tambem nao conhecia este Lotus, mas gostei do aspecto global da peça  [:happy72:]

Offline LandCarlos

• Feedback: (+3)
  • Colecionador Platinum
  • The best 4x4xfar!!!!
« Responder #643 em: 08 de Janeiro de 2012, 16:57:15 »
Eu já conhecia e já pensei comprá-lo por duas vezes em GB's, em two tone body, mas estava algo reticente por nunca ter visto um em pormenor. Pois agora fiquei convencido, quero um!  [:happy02:] Não esbanja qualidade nem pormenores mas de certeza que representa muito bem! Gostei da côr e do pormenor dos vidros nas janelas das portas!  [:happy72:]

Offline Miguel_V40

• Feedback: (+84)
  • Génio das Miniaturas
  • Miguel Ferreira
« Responder #644 em: 08 de Janeiro de 2012, 18:06:03 »
  E depois eu é que mostro coisas pouco vistas e excelentes  [:whistle:] [:whistle:]

LINDO LINDO LINDO!!!!! Pena não ser mais detalhado mas serve bem. A cor é espectacular  [:happy14:] [:happy14:]