* Parcerias

Autor Tópico: Garagem do Buckrog: "NOVO" Lotus Exige S3 Roadster - GT Spirit (2013)  (Lida 393018 vezes)

Offline buckrog

• Rogério Henriques
  • Feedback: (+22)
  • Colecionador Silver
  • Um apaixonado por automóveis...
Re: A Garagem do Buckrog: Lancia 037 Rally Presentation (1982)
« Responder #1785 em: 19 de Fevereiro de 2013, 21:19:08 »
Desta vez, vamos para um Lancia. Eu ainda não tinha postado nenhum e pensei começar em beleza. Este modelo já foi postado cá no Fórum, pelo Carreiras (partilhamos muitos gostos, já se vê). Em todo o caso, eu tinha que começar a minha zona Lancia na garagem, por isso aqui vai.

Lancia 037 Rally Presentation (1982)

O Lancia Rally 037 foi um carro especificamente construído pela Lancia para competir no Grupo B do WRC no início dos anos 80. O carro teve algum sucesso e ganhou o campeonato de construtores de 1983, mas confrontou-se com a feroz concorrência do Audi Quattro e foi também o último carro de tração traseira a ganhar o WRC (mas apenas de construtores, guiado por Markku Alén, Attilio Bettega, e Walter Röhrl). Isto porque se era mais rápido nos troços de asfalto, não tinha a mesma performance nos troços de terra. Neste sentido, sendo espectacular e tendo grandes performances acabou por ser uma aposta “fora de tempo” da Lancia, que só voltou às vitórias no WRC em 1987 com o Delta HF 4WD.

A Lancia começou a desenhar o 037 em 1981 em conformidade com os regulamentos do Grupo B da FIA, que permitia a construção de um número mais reduzido de carros de estrada para permitir a homologação (200 unidades). Como o projeto era o número 037, acabou por se tornar o nome pelo qual o carro foi conhecido. A Abarth, que passou a ser parte da família Lancia-Fiat, fez a maior parte do trabalho de design.

O carro fez sua estreia na competição no Rally Costa Esmeralda de 1982 (Itália), onde dois carros foram inscritos, mas não terminaram. Na temporada de 1982 houve múltiplas desistências, mas o carro conseguiu atingir diversas vitórias, incluindo a sua primeira vitória no Pace Rally no Reino Unido. Já na temporada de 1983 as coisas correram muito melhor e a Lancia acabou por conquistar o título de 1983 do Campeonato do Mundo de Construtores Rally com Walter Röhrl e Markku Alen como pilotos principais, apesar da séria concorrência do Audi Quattro 4WD. Apesar de Rohrl ter tipo hipóteses de ganhar o WRC, a verdade é que a vitória foi para a Audi com Hannu Mikkola.

Para a temporada de 1984 a Lancia introduziu o Evolution 2 com maior potência do mas isso não foi suficiente para bater a competição 4WD, perdendo para a Audi em ambos os campeonatos de 1984 e depois para o Peugeot 205 T16 4WD em 1985. Markku Allen conquistou a última vitória do 037 e única do Evolution 2 no Rally da Córsega de 1984. O 037 foi depois substituído pelo Delta S4 4WD que já correu no final da temporada de 1985.

O 037 tinha um motor montado centralmente de 2.0 litros e 4 cilindros, tendo por base o motor do muito bem sucedido Fiat 131 Abarth, que conquistou os campeonatos de 1978 e 1980, já agora, mas com algumas modificações. Ao contrário da concorrência, este motor tinha um compressor volumétrico e não um turbo, tendo uma resposta melhorada a baixos regimes. Inicialmente, o motor tinha 265cv evoluindo depois para 300cv com o Evolution 1 e 325cv no Evolution 2 com um ligeiro aumento de cilindrada (2.111cc).

A versão de estrada “Stradale” (com 200 unidades construídas) tinha um motor de 4 cilindros com 2000cc e 16 válvulas que com o compressor volumétrico desenvolvia 205cv, permitindo uma velocidade de 220 km/h e acelerações de 0-100 km/h em menos de sete segundos.

A versão de rally

A versão Stradale

E sem o spoiler traseiro

Lancia 037 Rally Presentation (1982) - Kyosho

A miniatura é uma Kyosho e está bastante bem, embora não fabulosa para uma Kyosho (opinião pessoal). Está bem a nível de qualidade geral, no exterior, na pintura, nas ópticas, no interior, e por aí fora. O detalhe do motor mais ou menos, digo eu, acho que merecia melhor... Por outro lado, o vermelho assenta-lhe a matar.

A mini tem um defeito, devo dizer, que é no encaixe do capot dianteiro que está ligeiramente empenado e depois não elimina completamente a folga quando fecha. Mas, parece-me que não é só o meu, é um problema de “fabrico” do modelo e não só deste.

Já agora um esclarecimento. Este modelo é o Rally Presentation, ou seja não é o Stradale. Nota-se no interior, nos faróis traseiros, nos vidros das janelas ou nos retrovisores, por exemplo. Ou seja, a Kyosho aproveitou o modelo de Rally e fez também este Rally Presentation e não o Stradale, como alguns gostariam, entre os quais eu... Mas é um trabalho extraordinário.

Bom, vamos às fotos…

Continua…
O mundo está cheio de coisas bonitas...

Visitem a garagem do Buckrog, que vale bem a pena...
-> http://www.forum-diecast.pt/index.php?topic=7741.0

Offline buckrog

• Rogério Henriques
  • Colecionador Silver
« Responder #1786 em: 19 de Fevereiro de 2013, 21:24:53 »
Mais umas (II/III)…

Continua…

Offline buckrog

• Rogério Henriques
  • Colecionador Silver
« Responder #1787 em: 19 de Fevereiro de 2013, 21:25:56 »
Mais umas (III/III)…

Kramas

• Visitante
  • Feedback: (0)
« Responder #1788 em: 19 de Fevereiro de 2013, 21:31:49 »
muito bom, essa máquina é excelente [:happy72:]

Offline marcio

• MUSEU STUTTGART(PORSCHE)
  • Feedback: (+35)
  • Colecionador Silver
    • http://www.forum-diecast.com.pt/index.php?topic=5585.0
« Responder #1789 em: 19 de Fevereiro de 2013, 22:15:08 »
boas. uma peça de respeito, muito bem trabalhada por parte da kY, gostava de a ver em branco  [:babado:] excelente aquisicao  [:wow:]

Offline X-Filer

• João Góis
  • Moderador Global
  • Feedback: (+17)
  • Génio das Miniaturas
  • They're back...!
    • Pombocaca
« Responder #1790 em: 19 de Fevereiro de 2013, 22:16:33 »
Como vem sendo hábito, a Kyosho voltou a ser preguiçosa e em vez de fazer o Stadale, vá um plain body...  enfim. O acabamento está porreiro (é pena notarem-se demasiado as marcas do molde no motor) e a cor fica-lhe lindamente. Só não comprei já este precisamente por não ser o Stradale.

Offline Caldas

• Daniel Caldas
  • Moderador Global
  • Colecionador Platinum
« Responder #1791 em: 19 de Fevereiro de 2013, 22:27:20 »
Não deixa de ser uma bela peça, agora aquela "rede" traseira é que  [:thumbdown:]

Offline GTR74

• Administrador
  • Feedback: (+70)
  • Curador de Museu
  • GaragemGTR @ Instagram
« Responder #1792 em: 20 de Fevereiro de 2013, 00:38:09 »
Gosto muito! Lá está, era um dos que não me importava em ter em 1/18  [:happy14:]

Offline Skotch

• Pedro Teixeira
  • Feedback: (+11)
  • Curador de Museu
    • Triângulo Laranja Studios
« Responder #1793 em: 20 de Fevereiro de 2013, 01:16:37 »
Excelente... Adorei muitos dos pormenores fantasticos KY!!!

[:happy72:]

Offline LandCarlos

• Feedback: (+3)
  • Colecionador Platinum
  • The best 4x4xfar!!!!
« Responder #1794 em: 20 de Fevereiro de 2013, 01:28:32 »
Pena mesmo não ser o Stradale! Ainda assim, é um canhão! Gosto da côr, parece-me uma miniatura muito bem feita! E é um Lancia dos puros e duros, valia só por isso!  [:happy14:]

Offline arrozatum

• Membro Iniciante
  • *
« Responder #1795 em: 20 de Fevereiro de 2013, 01:32:05 »
Gostei muito, bela peça. Boa entrada [:happy72:]

Offline jpsantiago

• João Ribeiro
  • Feedback: (+21)
  • Fanático do Diecast
« Responder #1796 em: 20 de Fevereiro de 2013, 09:48:15 »
Sempre gostei muito desta peça, mas houve sempre um que se metia à frente... Se fosse o Stradale já o tinha quase de certeza, mas não deixo de querer o plain body... está na whishlist  [:yap:]

Uma excelente miniatura na cor que lhe fica melhor, na minha opinião. Tem excelentes detalhes apesar de nalguns pontos já termos visto melhor por parte da Kyosho.

O enquadramento histórico está muito interessante também, como tem sido hábito neste tópico  [:happy14:]

Offline TeeJay

• Feedback: (+36)
  • Génio das Miniaturas
« Responder #1797 em: 20 de Fevereiro de 2013, 11:26:17 »
Esperei anos pelo lançamento desta máquina! Quando sairam os primeiros 037 de rally da Kyosho, talvez no final dos anos 90 ou já inicio do século, falava-se nesta versão, mas demorou a nascer!! Foi parto complicado  [:lol02:]

Quando saiu fiquei um pouco desiludido por não ser o verdadeiro stradale...
A Kyosho era o meu fabricante preferido há meia dúzia de anos atrás. Neste momento estará em 5º ou 6º lugar. A preguiça nos novos modelos é evidente e o F355 que lançaram recentemente é o melhor exemplo do que é a Kyosho actual: pouco preocupada com o facto dos modelos serem fidedignos ao 1:1, e com muito menor controlo de qualidade do que antes. É realmente uma pena...

Voltando ao 037, apesar de não ser o stradale, é uma miniatura que tem bastante qualidade, e acho que para o preço praticado vale muito a pena! Tem bons detalhes e ao vivo é muito bonito  [:happy14:]

Offline Pvale

• Feedback: (+9)
  • Génio das Miniaturas
« Responder #1798 em: 20 de Fevereiro de 2013, 15:48:06 »
Este é uma daqueles carros que nao acho propriamente bonito, mas que gosto e muito da miniatura (é daquelas coisas estranhas) [:lol02:]

Não sei a que preço é que anda , mas se nao for nenhum abuso é uma peça a ter-se na coleção,  sem duvida !

Offline buckrog

• Rogério Henriques
  • Colecionador Silver
« Responder #1799 em: 22 de Fevereiro de 2013, 22:42:26 »
Este é uma daqueles carros que nao acho propriamente bonito, mas que gosto e muito da miniatura (é daquelas coisas estranhas) [:lol02:]

Não sei a que preço é que anda , mas se nao for nenhum abuso é uma peça a ter-se na coleção,  sem duvida !

Paguei 65 euros por ele ao nosso amigo Henrique há uns tempos atrás. Sempre ficas com uma ideia...