Autor Tópico: Dakar / TT  (Lida 52116 vezes)

Offline richa

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Re: Dakar / TT
« Responder #420 em: 14 de Agosto de 2018, 17:05:54 »
Este fim de semana houve taça do mundo na Hungria, esperava mais do Prokop que fez 5º, assim como do Pons em 4º. Nani em 1º provou que mesmo com a paragem por lesão está um furo acima do Prysgonsky e do Vasiliev., 2º e 3º respectivamente.

Em relação a Dakar, na imprensa espanhola fala-se que Sainz tem acordo com a X-raid para o volante de um dos buggys, assim como Peterhansel, a operação será patrocinada pela Red Bull. Sendo o Dakar 2019 70% em areia pode ser uma boa aposta. No ADDC Alphand mostrou que apesar de parado há anos o carro até é rápido.

Fala-se que os Peugeot foram comprados por um grupo Árabe … Vamos ver se não temos o Despres num Peugeot, para já ainda não o vi associado à Toyota.

pjot

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Re: Dakar / TT
« Responder #421 em: 29 de Agosto de 2018, 18:35:54 »
@richa bem-vindo de volta!!!

Quanto ao Prokop eu gostava mais de o ver no WRC, tal como o Hirvonen mas no caso deste último acho que já não dava para lá estar, talvez o WRX tivesse sido melhor opção.

O Dakar este ano que vem vai ser diferente, talvez até mais pobre, mas interessante na mesma!

Offline richa

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Re: Dakar / TT
« Responder #422 em: 31 de Agosto de 2018, 14:09:55 »
Carlos Sainz confirmado na X-Raid e ao que tudo indica esta para breve a confirmação do Despres e do Peterhansel. O Peterhansel poderá fazer duplá com a esposa a alemã Andreya Mayer, antiga piloto que chegou a correr na Mitsubishi.

Ao que parece o Loeb poderá estar a partida do Dakar 2019 com um Peugeot 3008 DKR assistido pela PH SPORT ou pelo Team Loeb Racing

pjot

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Re: Dakar / TT
« Responder #423 em: 29 de Setembro de 2018, 19:45:44 »
Acho que vai ser uma edição interessante!

pjot

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Re: Dakar / TT
« Responder #424 em: 16 de Janeiro de 2019, 23:15:58 »
Malta, por onde andam? Já terminou a Eco Race, a Elizabete Jacinto em grande e nem uma palavra vossa  [:tongue10:] Pena que os motards portugueses não tenham dado seguimento ao excelente inicio, pensei que iriam repetir o ano passado!

Já no Dakar, parece que estão sempre a passar no mesmo sítio e com isso o espetáculo visual que sempre existiu, parece perder-se um pouco pela repetitividade. Há lá alguns exemplos de excelentes provas para quem não tem montadas de topo. Estou a gostar da prova do Prokop. Está ali mais um exemplo onde a Ford podia investir um pouco. Já o Loeb, não sei se ainda consegue que lhe aconteça mais algum azar. Com tantos azares distintos, estar no lugar que está, é um vencedor.  [:happy14:]

Estou a gostar mais uma vez do Nasser, espero que vença e com isso finalmente também a Toyota que já merece! Apesar de azares dos maiores concorrentes, tem todo o mérito por estar onde está! E aquela etapa que terminou ao sprint fez-me lembrar aquele Dakar que andou a picar com o Sainz, dá sempre espetáculo (não sei se era isto que aqueles dois tipos da Eco Race tentaram fazer, mas mais valia deixar isso para quem sabe, só provaram o amadorismo da Eco Race).

Ainda têm uns poucos dias para comentar antes de acabar a prova!  [:cheesy:]

Offline richa

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Re: Dakar / TT
« Responder #425 em: 17 de Janeiro de 2019, 10:33:22 »
O tempo tem sido pouco!!!

A betita lá ganhou o AER … a concorrência era … quase nenhuma … acho que os adversários eram só camio~es de assistência carregadinhos de material. Mas tem mérito, instalou umas jantes novas que permiem rodar com menos pressão nos pneus, reprogramou a centralina do motor para ter mais potência e voilá, atascou muito menos vezes, e isso fez-lhe toda a diferença. O que fica para a história … a 1ª mulher a ganhar um rally raid na categoria camião e essa ninguém a tira.

Dakar americano …
Só falta 1 etapa. Há um ano quando a Mini apresentou o projecto buggy disse que vinham tarde, com uns 4 ou 5 anos de atraso, perderam a janela de oportunidade em que os regulamentos favoreciam este tipo de carros. Há um ano já se previa que os buggys iriam aumentar de peso e a largura máxima permitida de 2,4m(dos 3008 DKR Maxi) para 2,2m este buggy da Mini não tem a leveza, tracção e "surfar das dunas" que tem oPeugeot, portanto acho que se deveriam ter focado no 4x4, as motorizações tb estão para mudar e talvez se devessem focar nisso. Ainda assim de registar que só houve problemas no sistema de enchimento dos pneus e um problema de caixa no carro do Kuba, portanto continuam a ser autênticos tanques de guerra.

Loeb a ter alguns problemas pouco previsíveis no carro, Peterhansel senão deu luta foi por culpa dele e não do carro pois cometeu vários erros pouco comuns, Sainz a mesma coisa, Roma com um Dakar discreto mas muuuito regular está a caminho de um 2º lugar.

GRANDE Dakar do Prokop pelo 2º ano consecutivo, com um carro privadíssimo, de construção ao nível de um Depieres, portanto construído numa garagem, com assistência privada, desenvolvimento privado … vai a caminho de um 6º lugar à geral.

Uma palavra tb para o nosso Filipe Palmeiro que deverá terminar dentro do top 10, está em 9º

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Re: Dakar / TT
« Responder #426 em: 17 de Janeiro de 2019, 10:43:08 »
Nas motos …
Toby Price quer vença ou não mostra que irá ser uma das lenda a par de Despres, Coma Ou Peterhansel. Em 2016 quando ganhou mostrou uma enorme superioridade no conjunto de velocidade e navegação, que mais nenhum tem. Há 2 anos caiu quando dominava, e o ano passado correu debiitado.

Este ano sem dar nas vistas, pois vai com um pulso literalmente preso por arames está no comando, sem erros e muito regular, cada dia é unorme sofrimento e mostra bem a fibra deste homem, depois temos os outros … O barreda mais do mesmo, a Honda mais um motor partido, a Yamaha … que é oficial … em França e portanto a equipa B da KTM, husqvarna, a estar melhor que Honda ou Yamaha.

Paulo Gonçalves com a queda em Dezembro hipotecou as hipóteses de um bom resultado, Mário Patrão sendo aguadeiro só lhe er dedido chegar ao fim, grande Dakar ade Antonio Maio e Buhler.

Nos SxS, Ricardo Porem poderia estar a par de Miguel Jordão e estarem os 2 a discutir o melhor rookie nesta classe, e Bruno Martins como aguadeiro a conseguir levar a pick up até ao final, sendo que demorou mais de 10 dias para fazer as 9 etapas, o tempo total é superior a 270h.

Offline richa

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Re: Dakar / TT
« Responder #427 em: 17 de Janeiro de 2019, 10:44:39 »
Nos camiões …
Muda a gabine e ganha o mesmo … Kamaz

O De rooy senão tivesse um problema no inicio poderia estar a liderar … a Betita neste Dakar não entraria sequer no Top 15

pjot

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Re: Dakar / TT
« Responder #428 em: 17 de Janeiro de 2019, 21:56:57 »
Simpatizo bastante com estes buggies da Mini. Já era altura de mudar um pouco, mas se dizes que vêm tarde, não posso discordar. Acho que dormiram à sombra da bananeira quando tinham os melhores carros e os melhores pilotos... aliás, tem sido uma regularidade na última década do Dakar, uma só equipa leva uma armada de carros conduzidos pelos melhores pilotos. Este ano, como não temos lá os Peugeot oficiais, as coisas equilibraram um pouco. Sem os azares, ou com pelo menos só metade deles, penso que o Loeb poderia até ganhar o rali. Mas são só "se's"! O Nasser está a liderar e a merecer. Vou ficar contente se ele ganhar, mas tb ficaria se ganhasse o Loeb. A dupla britânica no Peugeot tb estava a fazer boa prova até certo ponto, surpreenderam-me!

Nos camiões é mais do mesmo. Pessoalmente detesto o Iveco, mas sei que o de Rooy é um dos melhores e no ano passado foi uma pena o Iveco (não o dele) não ter ganho já mesmo no final da prova, o piloto merecia melhor!

Das motos não gosto muito do Price, mas é teimosia minha. Talvez também por estar de KTM e eu estar cansado de ver a KTM a ganhar. Gostava que tivesse ganho o americano da Honda. Isso sim, seria novidade. É demasiado azar perder a prova no mesmo momento que tb desistiu no ano passado.. mas curiosamente o Loeb teve tb o mesmo azar na mesma etapa do ano passado. Coisas do Dakar. Gostei da prova do francês da Yamaha, acho que sem o azar que teve, poderia ainda lutar pelo primeiro lugar, acho que ele tinha uma boa postura para um Dakar.

@ZecaTT Onde estás?  [:cheesy:]

Offline ZecaTT

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Re: Dakar / TT
« Responder #429 em: 18 de Janeiro de 2019, 01:00:11 »
Ora então cá estou eu!
Estava à espera de terminar a prova e ver o último resumo para escrever qualquer coisinha  [:wink01:]

Comecemos então pela AER, bom, continua a ser uma "corrida" para Amadores, sem qualquer desprimor, afinal é esse mesmo o objectivo da Organização, até porque o dia que lá caírem as grandes equipas, acaba-se o espírito que a prova tem. Acho que qualquer Piloto de topo do Nosso Campeonato tanto carro como moto, com alguma preparação, ganha aquilo na boa, até poderia ter acontecido este ano, pois o Alejandro Martins tinha a participação mais ou menos prevista, mas com o acidente que teve deve ficar afastado das corridas ainda um tempo, se é que volta... Espero que sim!
A Elisabete finalmente ganhou nos camiões, foi para ela e toda a equipa uma grande alegria e um grande alivio, pois, ou ganhava este ano, ou acabava-se o projecto... É verdade que a concorrência não era forte, o Tomcek sozinho pelo segundo ano (!!!!!) seria ainda assim aquele que daria mais luta mas atrasou-se muito, andava lá um Holandês que tinha um IVECO com bom aspecto, mas o andamento não era grande coisa. Ainda assim há que dar mérito a uma equipa que fez um camião em casa, com peças idealizadas e fabricadas especificamente por eles, continuo a achar que se calhar com o dinheiro que têm gasto, tinham comprado um IVECO ou MAN ex-oficial e andavam mais descansados, mas quem sou eu??
Pelo que vi, se o De Rooy ou algum dos Kamaz oficiais tivesse ido, era este ano que um camião ganhava à geral! Geral que foi ganha por um Veteranissimo Strugo, já nosso Velho conhecido do Dakar obviamente mas também da Taça do Mundo e até as nossas 24 Horas de Fronteira. Depois daquela burrice dos dois que bateram na tomada de tempos, foi só estar à hora certa no sitio certo.

Penso que esta prova é a ideal para quem queira ganhar experiência nos grandes Rally Raids, para depois se aventurar no Dakar (se continuar a haver...) como fez o Joaquim Rodrigues e como devia ter feito, acho eu, o Maio e outros, mas, o sonho Dakar comanda a vida!
Por tudo isso e por muito que muita gente teime em comparar esta prova ao Dakar, não tem nada a ver nem mesmo com o antigo Dakar em África!

Agora Dakar:
Foi um Dakar com um percurso de recurso, não era este que estava previsto, mas os outros Países roeram a corda, não quiseram/puderam entrar com os milhões que a ASO "pede" e tiveram que montar este quase em tempo record e assim esta edição da grande maratona perdeu grande parte do que me fez apaixonar por esta versão do Dakar, a diversidade de pistas, foi areia de mais, sempre as mesmas paisagens, o facto de passar mais que uma vez na mesma zona, cansou um pouco, mas nem isso fez com que fosse uma prova menos dura, muito pelo contrário!
Nas motos houve luta até ao décimo quilometro da última etapa, momento em que o Quintanilha caiu, continua a monotonia das vitória KTM, pelo que fez e por tudo o que sofreu, Price merece esta vitória mais do que ninguém.
Não nos podemos queixar do domínio KTM, afinal eles têm a equipa mais homogénea, têm alguns dos melhores Pilotos e têm também os melhores adversários, já que estes se vão eliminando um a um... Na Honda, Barreda continua igual a si próprio, o Nosso Paulo Gonçalves, a recuperar de uma cirurgia não se podia pedir muito mais, ainda assim estava a chegar-se à frente quando caiu, depois Brabec partiu o motor... Salvou-se o Cornejo em 7º!!
Na Yamaha também aconteceu de tudo e o sonho da Husqvarna durou até quase quase ao fim, mas, faltou o quase...
Quanto aos Portugueses, Maio esteve bem até desistir com problemas de motor, Buhler também esteve bem, tal como Fausto Mota e o Miguel Caetano que ainda teve um acidente no final da ultima ligação tendo colocado a moto em parque fechado com um pulso partido, esperava mais do Joaquim Rodrigues e do Mário Patrão que apesar deste último ser aguadeiro esperava que estivesse um pouco mais à frente antes de desistir.

Nos SxS, uma categoria que está com um crescimento brutal, o Reinaldo Varela era o meu favorito e esteve sempre no grupo da frente até ter problemas, acho que a vitória ficou bem entregue pois Lopez também fez uma grande  corrida, mais uma vez os Homens que vêm das duas rodas a dar cartas quando passam para as 4. Quanto aos Portugueses, também estiveram bem, principalmente Porém que assinou bons tempos em algumas etapas, sem duvida que esta experiência pode trazer-lhe muita vantagem caso um dia consiga lá estar de carro.
Em Portugal temos muitos Pilotos excelentes neste tipo de máquinas que poderiam muito bem ter sucesso nesta prova, assim haja dinheiro e vontade.

Nos camiões, pois, outra vez a Kamaz, é sem duvida a marca que mais investe neste tipo de competições, é a que tem, tal como a KTM nas motos, a equipa mais homogénea e se um Kamaz falhar, está logo lá outro e outro... De Rooy fez o que pode, penso que o IVECO não dá para mais, ainda por cima com as características que a prova tinha este ano, claramente favorável aos Russos. Villagra também esteve bem, talvez um pouco aquém das minhas expectativas, mas foi-se atrasando com problemas aqui e ali, quanto aos outros, o Maz borrou a escrita logo no inicio, o Loprais não tem andamento e os Renault são os "Meeke" lá do sitio, com a diferença que estes só batem :)

Por último o prato forte, os carros.
Finalmente a vitória da Toyota e só mesmo Nasser para oferecer à marca nipónica a primeira e tão desejada vitória na prova. O Piloto do Qatar esteve imperial, sempre ao ataque mas um ataque muito calculista, foi "deixando" cair os adversários para ir cavando o fosso que lhe permitiu ganhar.
A Mini apresentou-se com uma equipa forte,  atacando pela "direita" com os 4x4 e pela "esquerda" com os 4x2, 4x2 esses que eram uma incógnita em termos de competitividade, no final, os RWD acabaram por ter alguns problemas mecânicos aqui e ali, alguns deles provocados por erros dos Pilotos, Sainz bateu, Peterhansel também deu uns toques e acabou por ser forçado a desistir depois de um salto mais violento ter magoado o Castera, com isto o Aguadeiro acaba por garantir um 5º lugar no 4x2 e ficaram mais 4 Mini 4x4 nos 10 primeiros, dois deles no TOP 5, com Roma a fazer 2º fruto de uma regularidade tremenda e Przygonski 4º, outro que foi premiado pela regularidade e que poderá vir a ser um dos do topo.
Loeb com um carro mais ou menos privado, pois não acredito que lhe tivesse faltado bom material, obviamente que não lhe colocaram o carro novo todos os dias como era com a Peugeot oficial, mas não deve ter andado longe, mostrou a rapidez e determinação que já conhecemos do Francês que onde entra é para ganhar e teve hipóteses de o fazer, mas a mecânica e um ou outro erro não deixaram. Não sei se voltará, pelo menos se o fizer, só o fará num projecto ganhador e não sei se será com Elena ao lado...
Como já disse o Richa, grande prova para o Prokop, com o carro que tem, não daria para muito mais.
De Villiers também ainda deu um ar de sua graça logo no inicio, mas, mais uma vez o Sul Africano muito azarado, depois dos problemas que teve passou a aguadeiro e ainda foi assinando uns bons tempos em especiais.
Referência ao 8º posto do nosso Filipe Palmeiro ao lado do Garafulic.
Destaco também o Henrard, com mais um carro "feito em casa" que tivemos oportunidade de ver em Portalegre, fez um excelente 14º lugar.

Foi um Dakar pródigo em polémicas, em casos, em histórias, os map man, as alterações aos regulamentos a meio da prova, as penalizações, desclassificações, etc, tudo a que a ASO já nos habituou.
Eu prefiro olhar para a corrida em si, continuo a ver a "essência" que dizem se perdeu, continuo a ver a dureza, a aventura, continuo a ver gente que abdica de muita coisa e trabalha muito para lá estar, que sofre muito, que faz etapas seguidas sem descansar, que passa noites no deserto, que vai até muito para lá das suas forças, que chora quando tem mesmo que desistir, que chora ainda mais quando consegue chegar ao fim, é para mim, isso a essência, o espírito Dakar, até porque com outra opção que dizem que essa é que é o verdadeiro Dakar, muitos são os que sonham estar neste, porque será?
Espero que para o ano volte às primeiras edições da América do Sul, se não voltar, que continue a ser a corrida de TT mais dura do Mundo!

Pronto oh Paulo, pediste, agora tiveste que gramar com este texto todo  [:lol04:]

Abraço
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2019, 01:09:26 por ZecaTT »
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Re: Dakar / TT
« Responder #430 em: 18 de Janeiro de 2019, 12:39:26 »
@pjot se o Mini Buggy vem tarde? O Chicherit foi ao Dakar com o Zebra buggy senão me falha a memoria em 2015. Durante o ano de 2015 deveriam ter evoluído esse carro, motor diesel, cura de emagrecimento, refinamento das suspensões, para em 2016 terem um carro completamente diferente e competitivo … mas não, passou 1 ano e não fizeram nada … Até o Checherit se passou e desistiu pois o carro tinha vários problemas recorrentes.

Em 2017 não houve buggy X-Raid.

Em 2018 o carro ficou pronto em cima da hora, não o testaram, e foram tao amadores que nem sistema de enchimento de pneus o caro tinha pois não ficou pronto. Já se previam as alterações regulamentares para desfavorecer os buggys, foi quando a X-Raid fez a aposta ...

pjot

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Re: Dakar / TT
« Responder #431 em: 20 de Janeiro de 2019, 19:15:43 »
@ZecaTT @richa Obrigado! Eu gosto de ver os comentários de quem acompanha e percebe bem mais disto do que eu  [:wink01:]

Eu só acho que a Eco Race poderia ser um bocadinho melhor, parece que desistem 2 ou 3 e perde logo a piada. A Elizabete teve muito mérito porque teve problemas mecânicos e queria desistir e depois lá conseguiu ganhar e ainda ficar no topo da geral combinada!

Já no Dakar, pareceu um "Dakar Eco Race"  [:lol04:] Poder ter continuado a ser duro, mas parecia que não saíam do mesmo sítio. Podiam fazer concorrência àquele circuito que faziam no Jamor no rali de Portugal  [:lol04:] Isto são os comentários de quem pouco percebe disto, não liguem!  [:lol02:] Gosto mais do Dakar como era nos anos iniciais da era sul americana. Mesmo assim, preferia que a Eco Race evoluísse para algo mais ao jeito do antigo Dakar, mudava a data um pouco para não coincidir em cima do "outro Dakar" (continuo a achar uma aberração chamar Dakar a isto, é como chamar Le Mans às 24h de Spa ou de Nurburgring!  [:dah:]). Teríamos duas belas provas em vez de uma e meia ou este ano duas meias ou coisa assim  [:tongue10:]

pjot

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Re: Dakar / TT
« Responder #432 em: 18 de Fevereiro de 2019, 23:21:44 »
https://www.autosport.pt/todooterreno/dakar/dakar-na-arabia-saudita-ja-em-2020/

Não sei se são boas notícias ou não... Eu gosto do "Dakar sul-americano" mas o deste ano deixou muito a desejar. Sempre gostei de ver o Dakar em África! Gostava que desse para o Dakar se manter no sul da América e a Eco Race fosse mais profissional, noutra data e com os mesmos pilotos do Dakar! É pedir muito  [:lol02:]

Offline ZecaTT

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Re: Dakar / TT
« Responder #433 em: 18 de Fevereiro de 2019, 23:56:31 »
https://www.autosport.pt/todooterreno/dakar/dakar-na-arabia-saudita-ja-em-2020/

Não sei se são boas notícias ou não... Eu gosto do "Dakar sul-americano" mas o deste ano deixou muito a desejar. Sempre gostei de ver o Dakar em África! Gostava que desse para o Dakar se manter no sul da América e a Eco Race fosse mais profissional, noutra data e com os mesmos pilotos do Dakar! É pedir muito  [:lol02:]

Não sei se gosto da ideia, como apaixonado pela modalidade, gosto muito da versão sul-americana, da deste ano nem tanto, mas ainda assim prefiro este a África.
Vamos ver, dinheiro não será problema, e areia também não faltará! Aguardemos pelas cenas dos próximos capitulos.


Abraço
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pjot

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Re: Dakar / TT
« Responder #434 em: 19 de Fevereiro de 2019, 14:35:19 »
Não têm muito tempo para decidir... um Dakar deve demorar meses a organizar! Acredito que os episódios se irão desenrolar rapidamente.

Ainda bem que Angola não começa por O... eles assim têm a FADM, pode ser que o rali ainda passe lá mesmo  [:lol04:]