Autor Tópico: X-Mod, RC! a maravilha, com fotos!!  (Lida 26962 vezes)

Offline targeting

  • Feedback: (0)
  • Simpatizante
  • *
  • Mensagens: 240
X-Mod, RC! a maravilha, com fotos!!
« em: 21 de Outubro de 2010, 21:40:51 »
Bem amigos, aqui segue uma das maravilhas que desconheçia e ao qual o vício pegou em força!
RC, rádio comando, versão automodelismo!! "Pópós", como a minha mulher diz!! :)

Começei em pequeno na infância com um carrito da Nikko "Buggy", brinquedo. Usei-o durante largos anos e a coisa ficou por aí. Talvez 3 décadas depois....ainda hoje funciona.. mas é brinquedo, e um adulto percisa mas é de outro tipo de brinquedos!

Agora que já tenho barba e familia a meu cargo "ser pai" já com alguns anos, devido ao puto começar a embeiçar-se pelo Nikko, e ao facto de colegas de trabalho possuirem RC's verdadeiros tais como um de Nitro (especie gasolina) o Losi 8, e amigos familiares por exemplo um DRX da Kyosho, tambem Nitro.
Decedi COMEÇAR em arranjar um brinquedo destes, não de Nitro, mas electrico (pilhas/baterias). E como sempre em tudo na minha vida começo sempre por baixo, pois assim ganha-se gosto pelas coisas.... como tudo na vida.

Posso dizer que passei uma bela tarde de Domingo uma vez na pista de rádio automodelismo em Sintra, com o meu puto e a minha "Maria". Todos ficamos de boca aberta a ver aqueles "pópós" de escala 1/10 a darem 100kmh nas curvas... Notem que isto é competição e a malta de lá é tudo barbas com mais de 40 e 50 anos para cima, com malas gigantes, trailers e caravanas para os acessórios... como uma verdadeira competição de qualquer desporto!
 
Decedi-me então por um X-mod Evo Truck, que aqui na europa tem o nome de "Carson X3200", sendo a escala 1/28.

Isto porque o preço era e é bastante agradável para inico (39euros), e em vez de largar logo quase 200euros por um Mini-Z, da Kyosho da mesma escala 1/28.

Este x-mod, tem uma larga e extensa lista de acessorios de upgrades tanto de stock como de aftermakert.Não são centenas de upgrades, são milhares!!
Existe uma alarvidade de comunidades X-moders por esse mundo fora. Sendo mesmo grande a quantidade de foruns por esse planeta fora...talvez até mais que os dignos reis desta escala, os  Mini-Z da Kyosho ou os da Team Losi os "Micro T".
Nestes Mini-Z existem outras especies de upgrades aftermakert tais como peças em titanio e peças de ceramica!! Note-se que titanio e ceramica só se usa em automoveis de formula 1 verdadeiros, ou os "million dollar cars" como por exemplo bugattis,austin martins,porsches turbos, e essas marcas por ai....

De inicio andei bastantes meses com isto "Carson Xmod Evo Truck" em stock... e fui descobrindo mais e mais e mais isto e aquilo antes de me lançar na epopeia que vou descrever neste forúm, ao qual já iniciei em outros foruns.

A principio andava já entretido apenas com o carro em stock e mais ou menos contente com ele. Mas depressa me apercebi que tinha de levar isto a sério, e que a unica maneira era fazendo upgrades radicais! Com 39 euros de origem o que se tem é um brinquedo evoluido ou um modelo de gama muito baixa de radiomodelismo....

Cheguei mesmo a chatear colegas de trabalho (nas horas vagas/almoço), que nem me apercebia que nem toda a gente tem de gramar com um bicho destes nos pés, mesmo sem querer fazer isso!
Estando agarrado ao comando ouve-se pouco do mundo em redor! (Só isso já é uma coisa boa!!)
Como aquela famosa frase do filme hoolywoodesco "azeiteiro" :) Fast&Furious, "In those 10'' seconds i am free"!!". Pode ser azeiteiro e nem vou pronunciar o nome que aqui em Portugal é sinónimo para toda a gente dizer AHHH,és desses! Mas o que é verdade é que um Toyotinha Supra ou um Nissanzito Skyline GTR enche-se com 800 cavalos para cima na maior das facilidades e depois papam F.Enzos...mas não passam na inspecção :) !!

Mas "Chips Fooses" cá não temos, por isso vou dar por terminada esta lenga lenga que não interessa a ninguem sem serem os  "tóining".
Mas uma "facada" têm de levar.... Portugal estava a ir contra as normas europeias de peliculas "vidros fumados" até 2007 e teve de morder a corda e engolir sapos e no fim das contas legalizou este processo... afinal os tuners ainda conseguem mudar as leis... mas isto está uma parvalheira que nem o Sócrates aprovando casamentos gays, é para levar a sério! Assim,como as portagens, "QUAIS??" na zona norte para receber o dinheiro do desgraçado que vai trabalhar todos os dias, passa por um sitio e é cobrado sem parar, sem portageiro...pareçe que nos obrigam a ter VIA Verde pelos olhos dentro! E a crise já cá está desde 2005... e o que se fez nesse tempo? Ignorou-se, tá claro... só quando vem a bela da C.E dar nas orelhas é que se mexem!!

Mas uma pessoa com a vida vai aprendendo muita coisa e a idade trás isso mesmo, o perceber que cada vez que se conheçe melhor a caracteristica do ser humano, me faz cada vez mais gostar das máquinas e da minha mulher e meu filho, só! "Mas ainda se aproveitam mais algumas pessoas, poucas! Não seja-mos assim também tão eremitas! :)"

Enfim...até me chegaram a dizer que isto era coisa de putos "uma mulher, vizinha!!"...o que provavelmte seria com isto de origem, mas já de putos graudos, porque não tem nada a ver com brinquedo! Só o facto da longura que o comando atinge, penso que uns bons 80 metros, 40 para cada lado já não pode ser considerado um "Nikko" que pouco passa os 10 metros de longura para cada lado. E estes não têm peças de upgrade e tambem para quê! Não se aproveitaria nada de nada a não ser a carroçaria e mesmo assim!!... será sempre uma porcaria (desculpem o termo) mas as verdades têm de ser ditas!
E o facto também de ter sensiblidade na acelaração, não pode ser, de facto um brinquedo! Sensibilidade na acelaração já é coisa de homem! :)

E isso só, mas não só, deu-me mais animo para tornar isto especial e sabendo o que sei através da net ou de revistas da especialidade de rádio control, ou da competição das pistas de radiomodelismo!
No fim deste extenso projecto posso dizer que esta "caganita" a pilhas, que agora não usa pilhas, usa baterias de litio, papa RC's de Nitro(gasolina) em stock! E mais importante de isto tudo, tenho controlo sobre o carro, o que é a machadada final, pois fazer isto voar até é fácil, agora controlar é que torna a coisa ultra dificil!! E qualquer entendido em mecânica de automóveis verdadeiros, sabe muito bem o que é isso! POWER WITHOUT CONTROL IS NOTHING!

E não pensem que sou maluco ou viciado, apenas adquiri mais um hobbie saudável.Onde este "pópó" apesar de estar neste momento como está, existem por aí, nesse mundo fora outros tantos, ainda mais envenenados,rápidos e extremamente brutais... tendo visto em video mais de 140khm, embora seja em máquina de medição, sendo que no chão a coisa é outra (gravidade/tracção/controlo)...
Motores feitos á mão com peças de prata... e aqui quando falo de prata, quem pertençe ao mundo do áudio sabe perfeitamente o que quero dizer!! Áudio?? Sim!! :)
E isto tudo ainda com motores com escovas... pois o futuro "já hoje cá em PT" é com motores sem escovas que em stock  papam "quaisquer fumarentos"

Segue o que a malta quer... fotos.........



-All started in here! 100% New in a box on 2010!


-The back of the box!


-Aqui está sem a carroçaria a mostrar-se :) notem o plástico que segura o motor...em breve explico :)


-Aqui segue um upgrade, indespensável para não abanar muito as rodas.. .coisa que de origem após uma semana uso começa a apareçer... rolamentos de metal! São 14 rolamentos de metal e são todos para dentro do carro! Sim... 14 rolamentos!! 8 para as rodas , 4 para os diferenciais e 2 para o eixo do 4x4, que ainda não tenho esse upgrade!



-Mais uns uns upgrades... quem disse que peças é complicado? é , mas se fossarem a NET encontram...


-Mais peças.... de notar que tenho peças repetidas porque o bicho já mordeu... e estou a pensar arranjar outro para "MODAR", com o upgrade de 6cell. :)


-Aqui foi a maneira que me desenrasquei para arranjar o dogbone que se partiu na segunda semana uso...
reparem no dogbone da direita... primeiro andei a inventar com um clip... durou uma semana... partiu... depois tive a ideia de meter a pega de um garrafão 5litors da LUSO (o plastico é mais forte) e durou mais de 1 mes... até que chegaram os upgrades...

mais fotos para breve....
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2011, 21:03:52 por targeting »

Offline targeting

  • Feedback: (0)
  • Simpatizante
  • *
  • Mensagens: 240
Re: X-Mod, RC! a maravilha, com fotos!!
« Responder #1 em: 22 de Outubro de 2010, 21:39:29 »
Aqui seguem mais pormenores ....


-Esta foi quando me preparava para meter o material de aluminio para substituir o de plastico e a artimanha que funcionou até muito bem....


-Aqui estava o eixo/cubo de plastico ainda de origem,e o dogbone original já tirado com os rolamentos originais(plastico)


-Bem, aqui já tenho o "cubo" de aluminio posto :) e a tampa do motor tirada....


-Nesta é para se ver a diferença entre um "brinquedo" evoluído armado em RC e um verdadeiro RC. Para durar, ter robustez, e ser firme como um "automovel" deve ser...
de notar que na parte de cima da foto vê-se uma tampa e esta é a do motor, vai ser substituida por uma em aluminio.... para as engrenagens ficarem mais agarradas :)

Offline pedro_evil

  • Feedback: (0)
  • Entusiasta do Diecast
  • ***
  • Mensagens: 2707
Re: X-Mod, RC! a maravilha, com fotos!!
« Responder #2 em: 23 de Outubro de 2010, 09:05:01 »
grande report, mas eu não sei o que é o dogbone, e nem vi nada parecido com uma pega de garrafão mas ok...

é sempre engraçado um carro telecomandado,desde que tenho potencia para mandar uns drift e piões pra mim serve  [:lol02:]

Offline scuba_diver

  • Feedback: (0)
  • Colecionador FDC
  • **
  • Mensagens: 1358
  • A noob is only a noob for a while...
    • Fórum Português de Drift-RC
Re: X-Mod, RC! a maravilha, com fotos!!
« Responder #3 em: 23 de Outubro de 2010, 10:12:50 »
Oi, tb comecei no radiomodelismo com os xmods [:happy14:]

http://www.forum-diecast.com.pt/index.php?topic=833.0

A certo ponto falas que preferiste comprar o xmod por 39€ invés de 200€ num mini-z... mas nos upgrades em alumínio já deves ter chegado a esse valor, não?

Digo isto porque tive um xmod com todos os upgrades e mesmo assim fica a milhas de um mini-z saído da caixa. [:yap:]

É que alguns desses upgrades são mais estéticos do que performantes e no fim o Xmod é como se fosse um Saxo Cup todo tunado comparado com um S2000 saído da fábrica...

Falas de motores com peças em prata, deves referis-te às escovas? Alguns motores já trazem escovas em prata. O meu xmod andava com um motor da Kyosho, se leres o meu tópico meti-lhe a electrónica do mini-z e apesar de ter melhorado bastante nunca chegou aos calcanhares do mini-z [:wink01:]

Mas pronto, é um projecto engraçado embora eu tenha chegado ao fim e vi que gastei o mesmo que num 1/10 que dá 80km/h reais e manda saltos de 5 metros [:dah:]

http://www.forum-diecast.com.pt/index.php?topic=5761.0

Abraço
« Última modificação: 23 de Outubro de 2010, 10:17:13 por scuba_diver »

Offline targeting

  • Feedback: (0)
  • Simpatizante
  • *
  • Mensagens: 240
Re: X-Mod, RC! a maravilha, com fotos!!
« Responder #4 em: 23 de Outubro de 2010, 20:16:50 »
Continuação! :)


-Aqui já estava tudo montado, faltando a jante...de notar que a tampa do motor em aluminio confere mais rigidez na segurança das mudanças(rodas dentadas).


-Nesta está a traseira e a frente com os cubos/eixos e dogbones de aluminio... posso dizer que o carro agora anda sempre a direito excepto quando quero :) e não se nota nenhuma roda bamba... coisa que com as plasticites origem já andava a perder até a porca que segura a jante....

na primeira foto falei do plastico que segura o motor... notem nesta foto que está lá um dissipador que segura o motor...como em informática o calor nos "motores" não é saudavel... havendo peças para o dissipar e agarra-lo com mais força ao sitio origem, é sempre a primeira opção a fazer  :fixe:



Offline targeting

  • Feedback: (0)
  • Simpatizante
  • *
  • Mensagens: 240
Re: X-Mod, RC! a maravilha, com fotos!!
« Responder #5 em: 23 de Outubro de 2010, 20:21:15 »
grande report, mas eu não sei o que é o dogbone, e nem vi nada parecido com uma pega de garrafão mas ok...

é sempre engraçado um carro telecomandado,desde que tenho potencia para mandar uns drift e piões pra mim serve  [:lol02:]

Um dogbone é o eixo que no fim tem umas orelhas... pareçe mesmo um osso! Na foto provavelmente está um eixo já com o encaixe de fabrica!
A pega de garrafão, cortada é a parte azul!

Offline targeting

  • Feedback: (0)
  • Simpatizante
  • *
  • Mensagens: 240
Re: X-Mod, RC! a maravilha, com fotos!!
« Responder #6 em: 23 de Outubro de 2010, 20:28:13 »
Eu começei e adoro! Apenas  irei evoluir para escalas maiores para andar na rua... mas levei este bicho ao extremo que consigo... á quem consiga mais!

"Vader" diz-te alguma coisa?

Isto dos upgrades dá uma pica, ainda maior que o próprio modelismo!

Não revelo mais... apenas posso confirmar 2,4ghz no fim com 8 "4562".

Não é bem só estetica nalgumas coisas... tudo tem o seu propósito! Vou divulgar muita coisinha....

Quando falo da prata é como dizes, mas ai é os motores que se compra da Atomic/Pn Racing sendo 1 escova de cobre e a outra de prata...
Sobre o que falava é comutador todo prata LARGO, e os windings/fios em prata e com as 3 pernas (especie de T) em espiral diagonal! :)

E este carro com essa board AWD 2,4ghz para alguns pros é melhor que qualquer miniz! A board do xmod é mesmo brinquedo, mas serve enquanto não se voa para voôs mais altos!...

Uma das desvantagens  do x-mod é não haver esses titanios e essas ceramicas como á para o miniz a pontapé!
E já ter saido de mercado á 2/3 anos, o que até pode ser bom, para os preços! Mas seja o que for para quem não quer ter trabalho o Mini-z é o REI desta escala, assim como os da Team Losi!  :)


Oi, tb comecei no radiomodelismo com os xmods [:happy14:]

http://www.forum-diecast.com.pt/index.php?topic=833.0

A certo ponto falas que preferiste comprar o xmod por 39€ invés de 200€ num mini-z... mas nos upgrades em alumínio já deves ter chegado a esse valor, não?

Digo isto porque tive um xmod com todos os upgrades e mesmo assim fica a milhas de um mini-z saído da caixa. [:yap:]

É que alguns desses upgrades são mais estéticos do que performantes e no fim o Xmod é como se fosse um Saxo Cup todo tunado comparado com um S2000 saído da fábrica...

Falas de motores com peças em prata, deves referis-te às escovas? Alguns motores já trazem escovas em prata. O meu xmod andava com um motor da Kyosho, se leres o meu tópico meti-lhe a electrónica do mini-z e apesar de ter melhorado bastante nunca chegou aos calcanhares do mini-z [:wink01:]

Mas pronto, é um projecto engraçado embora eu tenha chegado ao fim e vi que gastei o mesmo que num 1/10 que dá 80km/h reais e manda saltos de 5 metros [:dah:]

http://www.forum-diecast.com.pt/index.php?topic=5761.0

Abraço
« Última modificação: 23 de Outubro de 2010, 20:39:21 por targeting »

Offline RicardoR

  • Feedback: (+8)
  • Colecionador Bronze
  • ***
  • Mensagens: 2333
  • "Il secondo è il primo dei perdenti." Enzo Ferrari
    • Garagem do Ricardo
Re: X-Mod, RC! a maravilha, com fotos!!
« Responder #7 em: 23 de Outubro de 2010, 21:06:17 »
Os 39€ são para o carro com emissor ou sem?

Offline targeting

  • Feedback: (0)
  • Simpatizante
  • *
  • Mensagens: 240
Re: X-Mod, RC! a maravilha, com fotos!!
« Responder #8 em: 23 de Outubro de 2010, 21:51:33 »
Os 39€ são para o carro com emissor ou sem?

RTR "ready to run", só faltando pilhas e carregador, se fores para as recarregaveis o que é inevitável! [:confused01:]


-Esta é a caixa de onde veio o "pópó", aqui está com a carroçaria vermelha, mas a que uso é uma amarela que irão ver em breve! :)
« Última modificação: 23 de Outubro de 2010, 22:26:16 por targeting »

Offline targeting

  • Feedback: (0)
  • Simpatizante
  • *
  • Mensagens: 240
Re: X-Mod, RC! a maravilha, com fotos!!
« Responder #9 em: 24 de Outubro de 2010, 13:03:35 »
Mais updates...


-O cubo da GPM frente vem com anilhas(rolamentos) de nylon melhores que os de origem.... mas rolamentos em metal é o que faz falta :)


-Aqui está a montagem já com os rolamentos de metal postos á frente e os de nylon já tirados...

Offline targeting

  • Feedback: (0)
  • Simpatizante
  • *
  • Mensagens: 240
Re: X-Mod, RC! a maravilha, com fotos!!
« Responder #10 em: 24 de Outubro de 2010, 21:27:32 »

-Aqui está o chasis de lado, com as porcas das rodas na traseira em aluminio. á frente está a de origem em plástico que com a jarda do andamento salta de vez em quando. Raramente mas salta. A de aluminio nunca me saltou. De salientar que isto tudo ainda sem aumentos de potência minimos, tanto a nivel de electronica ou de motor!Os 39 euros mostram o que são... aí não á volta a dar!


-Porca preta de plastico, a precisar de porca de aluminio

 

-A bela da porca de aluminio!



-Jantes sem pneus, e pneus primeiros da esquerda de origem, os da direita da GPM. Posso dizer que estes da GPM são mais macios e agarram melhor... o que é sempre melhor


-Aqui está a carroçaria e o chassis desmontados....

Offline targeting

  • Feedback: (0)
  • Simpatizante
  • *
  • Mensagens: 240
Re: X-Mod, RC! a maravilha, com fotos!!
« Responder #11 em: 25 de Outubro de 2010, 13:23:48 »
Mais umas novidades....


-Vista de baixo da parte da frente!


-Vista de baixo da parte traseira!


-Chassis completo! Com um acessório ainda em fase de estudo....(suporte de pilha extra)


-Aqui procurava o cabo preto para fazer umas modificações... este cabo preto é o cabo que vem da caixa das baterias(pilhas) para a placa... e é através deste cabo que se poder aumentar até 50% a potencia do carro...Ainda bem que tenho as peças GPM em  aluminio...
O aluminio serve para isso mesmo, para se poder aumentar a potência do carro sem sofrer do sindroma de plasticos partidos  :fixe:

Offline targeting

  • Feedback: (0)
  • Simpatizante
  • *
  • Mensagens: 240
Re: X-Mod, RC! a maravilha, com fotos!!
« Responder #12 em: 25 de Outubro de 2010, 21:28:20 »

-Ehhehe, Upgrade de motor para ATOMIC stock FET ... o que vem com o carro é de 27.000rpm, este é de 30.000rpm com caixa de rolamentos metal! Este é o motor que vai ficar um bom bocado, pois houve 1 que é de origem de nome Stage2 tambem de 30.000rpm's mas que não tem rolamentos que em breve explicarei o que se passou com ele!


E finalmente um videozito ainda de origem...
http://www.youtube.com/watch?v=3FNq9JuYdWE

Quanto aos videos é o que consigo, não têm tanta qualidade como as fotos mas dá para ver!
« Última modificação: 25 de Outubro de 2010, 21:30:38 por targeting »

Offline scuba_diver

  • Feedback: (0)
  • Colecionador FDC
  • **
  • Mensagens: 1358
  • A noob is only a noob for a while...
    • Fórum Português de Drift-RC
Re: X-Mod, RC! a maravilha, com fotos!!
« Responder #13 em: 26 de Outubro de 2010, 15:48:20 »
Boas,

Toma cuidado com os aumentos de potência e com os 5 e 6 cell upgrade. Arriscas-te a queimar um FET em menos de nada [:whistle:]

Na altura cheguei a testar o 6 cell upgrade com um suporte de pilhas duplo colado à carroçaria mas cheguei à conclusão que não compensa por causa do peso e da estabilidade em curva. No caso do truck ainda se nota mais por ter o centro de gravidade mais alto e arriscas a virar a boneca a cada curva.

Já agora, a brincadeira vai em quanto?

Offline targeting

  • Feedback: (0)
  • Simpatizante
  • *
  • Mensagens: 240
Re: X-Mod, RC! a maravilha, com fotos!!
« Responder #14 em: 26 de Outubro de 2010, 21:50:25 »
Está na altura de aumentar a jogada...


-Meter rolamentos metal nas transmissões,diferenciais;braços da suspenção em aluminio devido ao futuro "aumento" :shock: de potência...


-Aqui as mudanças ainda em fase de estudo..."meter ou não meter baixas/altas" :mrgreen:

De notar que na primeira foto do lado esquerdo estão os cubos e o dogbone em plastico de origem, porque andava em testes.... :drive: