Autor Tópico: Flying Lap Motorsport - 1966 Shelby Cobra 427 Competition  (Lida 21390 vezes)

Offline Johntag

  • Feedback: (+8)
  • Entusiasta do Diecast
  • ***
  • Mensagens: 2759
Flying Lap Motorsport - 1966 Shelby Cobra 427 Competition
« em: 18 de Setembro de 2013, 02:10:59 »
Flying Lap Motorsport

De le mans, a Nurburgring, dos monolugares aos sport protótipos, faço aqui uma homenagem a todos aqueles, que por profissão, prazer ou escape, se obrigaram a utilizar todo o curso do acelerador, e que rasgaram a paisagem na eterna procura da suprema velocidade, deixando no ar, somente, um rasto de fumo e som.
 
A garagem Flying Lap Motorsport (volta “voadora”) visitará diversos automóveis de diferentes categorias do desporto motorizado, e inúmeras provas míticas que viram nascer Homens e máquinas que inscreveram na história do desporto automóvel, conquistas, tragédias, gloria, e momentos, muitas vezes, absolutamente mágicos.

Tributo a um carro raro a correr em terras lusas.
MGA 1.600 Twin Cam (1 dos 1.788 produzidos)







Índice:

->  Mercedes 300 SLR (1955) / Mille Miglia # 722 / S. Moss - D. Jenkinson (vencedores) ... [Bburago]
->  Ferrari 512 S - Spyder Short Tail (1970) / Nick Mason ... [Hot Wheels Elite]
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2017, 19:11:08 por Johntag »

Offline Johntag

  • Feedback: (+8)
  • Entusiasta do Diecast
  • ***
  • Mensagens: 2759
Re: Flying Lap Motorsport - Mercedes 300slr (1955) Mille Miglia # 722
« Responder #1 em: 18 de Setembro de 2013, 02:18:48 »
Começo esta garagem pelo pecado da beleza italiana, da perfeição germânica e da singular inspiração inglesa, numa corrida contra deus e diabo … Deixo-vos com as 1000 milhas de Itália, La corsa piu bella del mondo.


Mercedes 300slr - Mille Miglia # 722 (1955) - Bburago



10 horas, non stop

1955, 1 de Maio, 7H22 da manhã, Brescia. Arranca o quarto Mercedes 300 SLR para iniciar as 1000 milhas de Itália. Ao volante Stirling Moss e pela primeira vez com um navegador, o excêntrico jornalista, Denis Jenkinson. Número do carro; o mítico 722, pois, conforme a tradição das 1000 milhas, os números eram atribuídos de acordo com a hora de saída de Brescia.
Às 7.22 horas da manhã, faltarão ainda percorrer os 1600 km, rumar a sul até Roma e regressar a Brescia numa jornada de condução continua nunca menos de 10 horas.

Será Uma espécie de Volta sonho uma Flying lap em estrada aberta com velocidades que rondarão por vezes os 280 km/h … La corsa piu bella del mondo, tinha começado para Moss, para a mercedes e para a história do desporto motorizado ….




A fundo, sempre

Com o velocímetro a bater regularmente nos 200, 220, 240 km/h, em ressaltos de estrada, em curvas, pontes, entradas de vilas, esta foi uma corrida de 10 horas de provação do acaso e do divino, que marcou para sempre, o recorde das 1000 milhas de Itália. Nunca ninguém, antes ou depois, cruzou 1600 km de estrada italiana à impressionante média de quase 160 Km/h.
Durante as 10h 07m e 48s em que decorreu a prova, Moss e “Jenks” contaram com 3 “pequenas” saídas de pista e conseguiram o eficiente feito, de parar apenas 3 a 5 minutos para pneus e reabastecimento.



Ao fim de quase 10h de condução “continua”, non stop, Moss, conquistará ainda, o Trofeu Nuvolari, por ter cruzado os últimos 30 km do troço (de Cremona a Brescia), à vertiginosa média de 264 Km/h… Mágico


“o melhor carro que alguma vez conduzi”, mas …

Apesar de Stirling Moss ter feito de facto esta afirmação, os primeiros testes em pista do Mercedes 300SLR revelaram apreciações bem menos brilhantes e convincentes.
 
Moss viria mesmo a afirmar que o 300 SLR “nunca era fácil de conduzir, e um piloto tinha que se aplicar a fundo e de se adaptar à enorme massa e à estranha caixa de velocidades. O carro aparentava ser muito maior e muito menos ágil que o mercedes W196 de onde descendia. Consequentemente o 300 SLR era bastante mais pesado e dispunha de uma potencia inferior a alguns concorrentes do campeonato sport. Os travões de tambor eram, francamente, muito maus e sempre inadequados.”
Esta ultima apreciação deriva especialmente da experiencia que Moss tinha já com a jaguar e com os seus modernos e eficientes travões de disco.
Mas, no reverso da medalha, Moss reconhecerá também que o 300 SLR “era, em estrada aberta, excepcionalmente rápido, notavelmente estável em alta velocidade e muitíssimo resistente e bem construído.”
A história comprova-o.

Em 1955 a mercedes vencerá o campeonato internacional de sport, inúmeras provas de resistência, e falhará apenas Le mans, em virtude da tragédia de Pierre Levegh não obstante o domínio evidenciado nessa prova pela dupla Moss / Fangio com o celebre # 19.



O Projecto de um Mercedes para ganhar, … nada menos que ganhar



Para não chover no molhado e não reescrever o que já foi muito bem escrito, utilizo aqui (sublinhado a azul)  excertos da brilhante descrição mecânica do 300 SLR escrita pelo amigo X-Filer no seu tópico relacionado com 300SLR Coupe.

“ Em 1955 o programa de competição viria a ser ampliado com o 300 SLR, que na realidade pouco mais era que uma versão de dois lugares levemente modificada do W196 de F1. Para além dos dois lugares, a maior diferença reside no motor que viu a cilindrada ampliada de 2,5 para 3 litros. A carroçaria, para reduzir peso, seria construída de elektron, uma liga constituída maioritariamente por magnésio, composto altamente combustível. “

“ A alimentação era feita por injecção directa de combustível nas câmaras de combustão (embora um sistema mecânico desenvolvido pela Bosch) que permite desenvolver uma potência máxima de 340cv às 7400rpm, um valor sem par na altura! Esta potência era transmitida às rodas traseiras via caixa manual de 5 velocidades montada transaxialmente em conjunto com o diferencial, permitindo assim uma melhor distribuição de massas. “
A mercedes desenvolveu um “ … chassis tubular em aço “ e um motor “ 8 cilindros em linha (…) de 2.982cc , fortemente inclinado para a direita a fim de reduzir a superfície frontal do carro. Este motor tinha o bloco não fundido mas construído a partir de folhas duma liga de sílica e alumínio chamada de silumin e a cabeça biálbera tinha as 16 válvulas comandadas por um sistema desmodrómico (dispensando o uso de molas para fecho das válvulas, era a própria árvore de cames que abria e fechava a válvula) que permitia o motor subir de regime bem para além do que as molas da altura permitiam. “


Reconhecendo a superior eficácia dos travões de disco utilizados pela jaguar, a mercedes opta por uma filosofia “Bigger is better”. Ao invés de apostar na nova tecnologia de travões de disco a mercedes utilizará travões de tambor, de grandes dimensões, com o objetivo de melhorar a discutível eficácia de travagem. Objetivo esse que nunca foi cabalmente atingido, fazendo com que a mercedes desenvolvesse, exclusivamente para a prova das 24h de Le mans, um característico travão aerodinâmico.



“ … Outro pormenor curioso é a montagem dos travões dianteiros: de forma a reduzir as massas não-suspensas no eixo dianteiro estes eram montados no centro do carro e travavam as rodas através de dois semi-eixos… na realidade também não podiam ser montados de outra forma pois com o seu diâmetro nunca caberiam atrás das jantes! “

Em síntese, um carro moderno, difícil, complexo, resistente, altamente eficiente que nasceu da competição (Mercedes F1 w196) e que foi pensado para ganhar, nada menos que ganhar.
Cumpriu a sua promessa.


Especificações

Projectista - Rudolph Uhlenhaut
Produção – 9 unidades (2 transformadas em coupes)
Mercedes 300 SLR (Sport Leicht Rennen) Desportivo aligeirado de competição 
Peso em vazio - 880 kg
Motor - 8 Cilindros em linha, aumentado para 2.981 cc (derivado da f1)
Motor montado com uma inclinação de 33 Graus para a direita
Injeção mecânica Bosh
Potencia - 310 hp @ 7400 rpm
Torque - 317 nm @ 5900 rpm
Velocidade máxima (sensivelmente) - 290 km/h
Suspensão Dianteira -
Suspensão traseira -
Travões de tambor DUPLEX servo assistidos de grandes dimensões integrados no chassis
Carroçaria em liga leve (elektron) sobre chassis de armação tubular em aço
Tração traseira
Cx de 5 velocidades


Fotos 1/1







Miniatura Bburago, um clássico

A miniatura da bb é claramente, e em muitos aspectos, muito limitada. A carroçaria apresenta costuras de molde incríveis. O acabamento da pintura é grosseiro. Aproveito para perguntar, a um qualquer mestre yoda de serviço, o seguinte:
Não me parece que a miniatura tenha pintura, parece-me antes, que este bburago apresenta um molde polido e posteriormente envernizado. Confirmam ???
O interior é muito plastificado e com todo aquele azul parece feito por medida para um adepto do FCP. Registo contudo um pormenor curioso; o volante de 4 traves está correcto ao invés da miniatura da CMC que apresenta um volante de 3 traves (que é do carro que está no museu e não do que correu efetivamente nas 1000 milhas) … só por isso confirmo a superior qualidade da bburago face à CMC.
O revestimento dos bancos resume-se a um autocolante de péssimo acabamento, como os autocolantes da carroçaria que são também eles bastante maus. O motor está bastante simplificado mas com potencial para muitos e muitos melhoramentos.
O compartimento do porta-bagagens parece-se lamentavelmente, com o carro do noddy.

E com o Noddy termino … apesar de ser um BB antigo e rudimentar,
Adoro, Adoro, Adoro…


E faço minhas as palavras de um user que aqui no fórum disse qualquer coisa do género; “… quando vi esta miniatura à venda no supermercado comprei logo, com medo que desaparecesse… “

Nem mais …
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2015, 12:22:01 por Johntag »

Offline Johntag

  • Feedback: (+8)
  • Entusiasta do Diecast
  • ***
  • Mensagens: 2759
Re: Flying Lap Motorsport - Mercedes 300slr (1955) Mille Miglia # 722
« Responder #2 em: 18 de Setembro de 2013, 02:50:16 »
Museu Mercedes e Stirling Moss





Imprensa:



O excêntrico navegador e jornalista Denis Jenkinson escreveu uma cronica para a revista motorsport que relata todas as peripécias vividas por ele próprio e por Stirling Moss na espantosa vitória da corrida mais bela do mundo.
Intitulado With Moss in the mille miglia (Com Moss nas 1000 milhas) Jenkinson descreve 10 horas de provação, sofrimento, êxtase, mas sobretudo de suprema velocidade.

Esta extraordinária peça jornalística foi recentemente disponibilizada online aqui …
http://www.foodman123.com/moss.htm


Imagens das 1000 Milhas de Itália comentadas por Stirling Moss

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=fjUJolS-tOw" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=fjUJolS-tOw</a>


Mercedes 300 SLR e vitoria na classe do Mercedes 300 SL conduzido por John Fitch e Gesell

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=68V_2afBWwk" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=68V_2afBWwk</a>


O impressionante acidente de Karl Kling no mercedes 300 SLR # 701 à 5ª hora de prova

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=cXs1Tsxf_Uw" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=cXs1Tsxf_Uw</a>

« Última modificação: 29 de Janeiro de 2015, 12:26:37 por Johntag »

Offline Johntag

  • Feedback: (+8)
  • Entusiasta do Diecast
  • ***
  • Mensagens: 2759
Re: Flying Lap Motorsport - Mercedes 300slr (1955) Mille Miglia # 722
« Responder #3 em: 18 de Setembro de 2013, 03:15:55 »















« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2015, 14:41:01 por Johntag »

Offline Johntag

  • Feedback: (+8)
  • Entusiasta do Diecast
  • ***
  • Mensagens: 2759
Re: Flying Lap Motorsport - Mercedes 300slr (1955) Mille Miglia # 722
« Responder #4 em: 18 de Setembro de 2013, 03:19:27 »















« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2015, 19:58:08 por Johntag »

Offline Johntag

  • Feedback: (+8)
  • Entusiasta do Diecast
  • ***
  • Mensagens: 2759
Re: Flying Lap Motorsport - Mercedes 300slr (1955) Mille Miglia # 722
« Responder #5 em: 18 de Setembro de 2013, 03:23:05 »


















« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2015, 15:04:31 por Johntag »

Offline Johntag

  • Feedback: (+8)
  • Entusiasta do Diecast
  • ***
  • Mensagens: 2759
Re: Flying Lap Motorsport - Mercedes 300slr (1955) Mille Miglia # 722
« Responder #6 em: 18 de Setembro de 2013, 03:26:19 »
















« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2015, 20:34:16 por Johntag »

Offline Johntag

  • Feedback: (+8)
  • Entusiasta do Diecast
  • ***
  • Mensagens: 2759
Re: Flying Lap Motorsport - Mercedes 300slr (1955) Mille Miglia # 722
« Responder #7 em: 18 de Setembro de 2013, 03:29:29 »













« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2015, 15:24:26 por Johntag »

Offline Johntag

  • Feedback: (+8)
  • Entusiasta do Diecast
  • ***
  • Mensagens: 2759
Re: Flying Lap Motorsport - Mercedes 300slr (1955) Mille Miglia # 722
« Responder #8 em: 18 de Setembro de 2013, 03:33:50 »




Termino com a seguinte foto tirada durante a corrida e com uma citação do site motortrend:

“- A condução mais épica de sempre?
Sim, Absolutamente ….”






espero que tenham tanto gozo a ver este carro como eu tive em revisitar o ano de 1955  [:happy72:]
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2015, 15:23:57 por Johntag »

Offline X-Filer

  • João Góis
  • Moderador Global
  • Feedback: (+18)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 10730
  • They're back...!
    • Pombocaca
Re: Flying Lap Motorsport - Mercedes 300slr (1955) Mille Miglia # 722
« Responder #9 em: 19 de Setembro de 2013, 19:30:35 »
Cá venho eu (sim, deixei o gato em casa... com o cão) abrir os comentários à garagem. Sim senhor, de louvar o trabalho na apresentação da miniatura, fico contente por encontrar mais seguidores da filosofia de "o carro primeiro e depois a miniatura". Gostei muito de ler a história (embora haja ali uma discrepância entre a potência que vem na discrição que eu escrevi e a que tu escreveste a seguir na "ficha técnica" [:whistle:]), foi realmente um prazer de ler! Até és capaz de ter originado uma inspiração para um artigo que vou escrever para uma revista, oh oh (depois fala-se nisso).

Picuinhice:



Esta foto é tirada dum dos 3 carros que participou em Le Mans em 1955 no ano da tragédia, conduzido por Juan Manuel Fangio. É fácil ver as diferenças para a versão das Mille Miglia, tem os faróis auxiliares na grelha e apenas um encosto de cabeça atrás do piloto (só nas Mille Miglia era obrigatório seguirem com um mecânico, razão pela qual o carro tem 2 luugares). [:whistle:]

No que diz respeito à miniatura eu tendo a analisar a peça de forma diferente do que tu fizeste: eu não acho, de todo, a minatura fraca, aliás pelas tuas fotografias até parece melhor do que eu me recordava que a peça era, o interior está catita (excepto os tais autocolantes que realmente têm aspecto medonho) e ao motor só lhe falta cor, tudo mais está lá!! A sessão fotográfica também está excelente, muito boa mesmo. [:happy14:] [:happy14:]

Offline Johntag

  • Feedback: (+8)
  • Entusiasta do Diecast
  • ***
  • Mensagens: 2759
Re: Flying Lap Motorsport - Mercedes 300slr (1955) Mille Miglia # 722
« Responder #10 em: 19 de Setembro de 2013, 22:21:34 »
Fixe x ... Fico contente por achares intro porreira

Deu-me um gozo maluco, mas a historia está só em tracos gerais (falta a guerra com o taruffi, c os ferrari, etc etc) porque fiz um esforço grande de só por o q considerava + / - importante .. E mm assim acho um bocadinho grande

As fotos do verdadeiro e da corrida, sao brutais, escolhi e saquei da net umas 30 fotos e depois pensei q n podia por tudo

Concordo ctg acho carro melhor do q descrevi ...
E reafirmo.... Adoro este 300 slr da bb ... Para a época q foi feito estava quase ao nível da cmc

A foto de le mans esta lá de propósito para mostrar o travão aerodinâmico q se refere no texto imediatamente antes ... N tive tempo para legendar fotos ... Devia ter feito

Obg por comment .... Ja não vais precisar de livro de relamacoes ????  [:cheesy:]

Offline GTR74

  • Administrador
  • Feedback: (+70)
  • Curador de Museu
  • *****
  • Mensagens: 13360
  • GaragemGTR @ Instagram
Re: Flying Lap Motorsport - Mercedes 300slr (1955) Mille Miglia # 722
« Responder #11 em: 20 de Setembro de 2013, 00:05:49 »
Grande Johnny... Antes de mais, muitos parabéns pela excelente introdução. Entusiasmaste de ler, complementada com óptimas fotos e vídeos!
Depois vem a miniatura e  [:confused59:] ...  [:wow:] Que fotos! Quase nos esquecemos que é o velho e mítico 300 SLR da Bburago! A idade também impõe respeito e este Bb merece respeito.
Não me canso de olhar as fotos... Fabulásticas!

Parabéns  [:happy14:]

Offline Pvale

  • Feedback: (+9)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 7395
Re: Flying Lap Motorsport - Mercedes 300slr (1955) Mille Miglia # 722
« Responder #12 em: 20 de Setembro de 2013, 00:33:00 »
Uiii , aqui esta um tema ao qual tenho resistido .. Mas nao por muito tempo [:whistle:]


A miniatura é fraquita como é obvio , mas o que tambem é obvio é que para a idade que tem está bem bom  [:yap:]  O unico pormenor que a mim ma faz mesmo confusao sao aqueles autocolantes horriveis [:dah:]


Quanto á intruduçao , adorei  [:happy14:]  Só uma pergunta .. O o 300sl que mostras é o da Ky ou da Mc ?
É seguramente um dos meus mercedes favoritos ..


Offline Bypo

  • Feedback: (+36)
  • Colecionador Platinum
  • *****
  • Mensagens: 4845
  • AMG Black Series & AMG Petronas F1 Team & 2'WC #44
Re: Flying Lap Motorsport - Mercedes 300slr (1955) Mille Miglia # 722
« Responder #13 em: 20 de Setembro de 2013, 01:16:18 »
John que post espetacular  [:eusa_clap:] [:eusa_clap:] [:eusa_clap:]

A intro e tudo o que se lhe segue é das melhores que por aqui li, fotos do 1:1 lindas, videos.. Perfeito!  [:wink01:]

As tuas fotos do SLR são a cereja no topo do bolo! Sinceramente e sem querer desvalorizar a miniatura, as fotos deram-lhe outro nivel.. Estão mesmo porreiras pá!  [:yap:]

A mini mesmo sendo um Bburago, porta-se muito bem e representa um mítico animal da competição automóvel. É um carro que obviamente adoro e que gostava de ter. Se um dia poder ser um CMC, melhor... Senão talvez um Bburago  [:happy17:]

Bela entrada mesmo, valeu a pena!  [:happy72:] [:happy72:]

Offline X-Filer

  • João Góis
  • Moderador Global
  • Feedback: (+18)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 10730
  • They're back...!
    • Pombocaca
Re: Flying Lap Motorsport - Mercedes 300slr (1955) Mille Miglia # 722
« Responder #14 em: 20 de Setembro de 2013, 09:37:07 »
O o 300sl que mostras é o da Ky ou da Mc ?

É claramente o Minichamps, as borrachas dos vidros e os pneus correctamente dimensionados não enganam.

Obg por comment .... Ja não vais precisar de livro de relamacoes ????  [:cheesy:]

Epá, só por me teres inspirado a escrever algo vou deixar passar... mas só desta vez. Depois fala-se por MP. [:wink01:]