Autor Tópico: Lola-Aston Martin DBR1-2 B06/90 #008 2009 24h Le Mans Davidson/Turner/Vers. [AA]  (Lida 1736 vezes)

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Em meados do século passado, a Aston Martin era  uma das principais marcas no cenário da competição automóvel mundial: com modelos notáveis como o DB4 GT, DB4 GT Zagato e DBR1, afirmavam-se como um oponente de respeito. Não foi em vão que na época de 1959 do World Sportscar Championship a Aston Matin se sagrou campeã do Mundo com o DBR1, na qual o chassis #DBR1/2, com Carrol Shelby e Roy Salvadori ao volante, ganhou 6 das 7 corridas ganhas pela marca nesse ano, sendo a mais importante a vitória em La Sarthe, sendo até hoje a única vitória na geral da Aston Martin nas 24h de Le Mans. Desde então que a Aston Martin raramente se voltou a aventurar na competição automóvel ao mais alto nível e, das poucas, com reduzido sucesso. Foi então que, mais de meio século transacto da vitória francesa, o construtor de Gaydon volta a tentar a sua sorte com um LMP1 evocativamente nomeado de "DBR1-2".



Embora no final de 2008 tenha sido tomada a decisão de participar na Le Mans Series do ano seguinte a competir na classe-rainha, LMP1, este vinha no seguimento dum esforço de há 4 anos até então que a Aston Martin Racing tinha vindo a desenvolver com o DBR9, com o qual venceu a classe GT1 em Le Mans por 2 anos consecutivos, o que aliado ao facto de já serem fornecedores de motores à Lola na classe LMP1 nesse ano, alavancou a decisão. No primeiro ano da colaboração entre a Lola Cars International, a Aston Martin e a Charouz Racing System os resultados foram promissores e o facto de o motor utilizado ser baseado numa unidade de produção em série (essencialmente o mesmo bloco que veio desde o DB7 Vantage até ao One-77), isto permitiu a utilização de um restrictor maior que garantia ao V12 desenvolvido pela Prodrive produzir até mais 50cv que os concorrentes com motores de competição "de raiz" a gasolina. Os carros seriam agora inscritos pela Aston Martin Racing embora boa parte do financiamento advinha ainda de Antonin Charouz e inclusive os carros eram muito semelhantes aos Lola B06/80 Aston Martin do ano transacto, com algumas diferenças estéticas, sendo que as mais notórias incluíam uma nova dianteira e farolins, mais em consonância com a linguagem de design dos carros de estrada, os suportes do spoiler traseiro em "pescoço de cisne", a ausência de canais de arrefecimento dos travões traseiros, que se faziam inicialmente por ventoinhas montadas na traseira e, claro, a evocativa decoração Gulf!



Numa primeira fase, a Aston Martin referia-se ao novo carro como "Aston Martin LMP1" mas, embora não fizessem segredo da origem do chassis, o nome da Lola raramente era mencionado. Isto levou, eventualmente, a um aceso debate no qual a Lola se sentiu forçada a vir a público reivindicar a sua participação no programa. A casa de Huntingdon chegou a oferecer à Aston Martin os direitos do design do carro de forma a que fosse re-homologado como um Aston Martin mas a AMR recusou-se a pagar. Por esse motivo o carro foi registado como Lola-Aston Martin B09/60 mas a Aston Martin chegou ao ponto de afixar uma placa de chassis própria com o nome "Aston Martin DBR1-2". É uma pena que toda esta controvérsia tenha sido o foco da atenção ao invés do esforço sério em produzir um carro que viria a ser bastante competitivo na Le Mans Series e que resultava do esforço conjunto de 3 nomes grandes no mundo da competição e indústria automóvel: Lola, Aston Martin e Prodrive.



Controvérsias à parte, o certo é que o DBR1-2 / B06/90 veio, felizmente, a ser uma realidade. O chassis monocoque em fibra de carbono era uma estrutura "testada e provada", construída com toda a mestria da Lola, cujas origens remontavam a 2005 e os B05/40 e B06/10 LMP2 e LMP1 respectivamente no qual foi instalado o V12 a 60º biálbero multiválvulas de 5935cc desenvolvido pela Prodrive que a Aston Martin usava com sucesso no seu DBR9 desde o mesmo ano e que debitava em excesso de 650 cv. Como usava o bloco e cabeças de série, era mais alto, longo e pesado que os restantes blocos a gasolina contemporâneos, forçou à troca da caixa Lola por uma mais compacta unidade sequencial de 6 velocidades Xtrac com comandos detrás do volante. Na realidade, o que vai da dianteira até ao depósito é Lola e daí para trás é 100% Aston Martin / Prodrive. Nos 4 cantos estão depois soluções comuns à maioria dos LMP1 e LMP2, com suspensões de duplos triângulos sobrepostos com conjuntos mola helicoidal-amortecedor horizontais internos comandados por braços push-rod, travões com discos de carbono, jantes de 18" e, neste caso, pneus Michelin.



A estreia do novo Lola-Aston Martin dificilmente podia ter corrido pior: durante os dois dias de testes de pré-época em Paul Ricard o piloto checo Tomáš Enge destruiu um dos carros logo no primeiro dia. Isto aconteceu mesmo na altura em que o papel da Lola tinha vindo ao de cima e significava que a Aston Martin tinha agora que arranjar uma monocoque nova... à Lola! Felizmente conseguiram ter o carro pronto para a 1ª corrida, os 1000km da Catalunha, onde mesmo com um Ginetta-Zytek a conseguir a pole position e um Pescarollo a respirar bem perto do pescoço dum dos Aston Martins, eventualmente Jan Charouz, Tomáš Enge e Stefan Mücke trouxeram o DBR1-2 / B06/90 #007 à primeira vitória na geral numa prova de endurance desde a vitória no Tourist Trophy de 1959 com Carrol Shelby ao volante do DBR1. Mas na corrida seguinte, em Spa, a Peugeot juntar-se-ia ao pelotão com os seus V12 turbodiesel como um ensaio final para as 24h de Le Mans e, mesmo com contínua evolução, a concorrência era forte e, embora em boa parte das sessões os Astons tenham conseguido dar boa réplica aos Peugeot, o melhor que a equipa Gulf conseguiu foi 3º lugar à frente do primeiro Oreca e atrás dos dois Peugeot.



Em Junho viria a decorrer a corrida mais aguardada do ano, extra-campeonato LMS, as 24h de Le Mans. Com 3 Peugeot 908 HDi FAP e 3 Audi R15 TDI como oponentes, era claro que repetir a vitória na geral de 1959 era uma tarefa hercúlea. Ainda assim, o carro #007 de Jan Charouz, Tomáš Enge e Stefan Mücke terminou em 4º atrás de dois Peugeot e um Audi e foi o carro a gasolina melhor classificado da corrida, batendo o Oreca 01 - AIM de Olivier Panis. O carro #008 que aqui apresento chegou a estar a correr em 3º mas, com Anthony Davidson ao volante, uma colisão na manhã com um Aston Martin DBR9, as subsequentes reparações e penalização "stop-and-go" de 5 minutos por causar o acidente arrastaram o segundo carro para o 13º lugar, atrás de dois LMP2... Já o #009 foi excluído após o piloto Stuart Hall ter abalroado um Radical LMP2 e os comissários terem determinado que foi por culpa substancial.



Seguiu-se a corrida dos 1000km do Algarve, razão pela qual ganhei uma paixão tão grande por este carro (a meu ver, o mais belo LMP1 de sempre) e pelo grito do seu V12, que tinha nesse ano substituído os 1000km de Monza e era a primeira corrida do LMS a decorrer à noite. Nessa foi a vez do Pescarollo 01 - Judd a levar a melhor mas o Lola-Aston Martin #007, após uma noite bem fria a fazer-me os pêlos eriçar de cada vez que um daqueles V12 passava pela recta da meta a fundo, logo se seguiu, em 2º lugar. Melhor sorte teriam nos 1000km de Nürburgring com pole-position para o carro #007 e pódio completo com um 1-2-3 de DBR1-2 / B09/60. A fechar o campeonato, um 3º lugar nos 1000 km de Silverstone seriam o suficiente para sagrar a Aston Martin Racing Eastern Europe campeã do Mundo por equipas e o trio Jan Charouz, Tomáš Enge e Stefan Mücke campeão mundial de pilotos. No ano seguinte a equipa faria apenas 2 corridas no Le Mans Series (8h de Castellet e 1000km de Hungaroring) sem qualquer vitória e terminando o campeonato de equipas em 6º. Além disso, o DBR1-2 / B09/60 fez ainda a estreia nos E.U.A. nas 12h de Sebring, onde terminou em 3º lugar e 3 voltas atrás do Peugeot vencedor e nas 24h de Le Mans dos 3 carros apenas o #007 terminou em 6º da geral, atrás dos turbodiesel e de 2 carros a gasolina. Para o ano seguinte a Aston iria apostar no seu novo AMR-One mas viria a ser uma aposta gorada pois nunca teria nem a velocidade nem a fiabilidade necessárias para fazer deste um carro competitivo.



O modelo que vos apresento representa o carro #008 que terminou as 24h de Le Mans de 2009 em 13º lugar. É óbvio que preferia ter arranjado o #007 mas este conseguia arranjar-se por valores bem mais interessantes que o segundo e como nem um nem outro tinham ganho a corrida, era um pouco indiferente. Só queria ter uma representação deste lindíssimo LMP1 e sempre achei o Norev selado uma desilusão. E o facto é que a diferença de valores justifica-se. Primeiro que tudo, as aberturas: podia até não abrir as portas mas aquele glorioso V12 é o motivo pelo qual adoro este modelo. Não abre o capot dianteiro, o que não me parece de todo justificável para um Signature e as portas são em plástico, o que na verdade é algo que não me chateia minimamente pois não se nota nada em termos de coloração e certamente facilitou na construção das peças e fixação das dobradiças nas mesmas sem as sobredimensionar demasiado. Fora isso, a qualidade de acabamento e encaixe dos painéis é óbvia e grelhas em fotoincisão onde são necessárias completam o conjunto na perfeição. Também é notável a forma como a fibra de carbono está realizada de forma realista sem recorrer a decalque. Os pneus slick com textura de "corrida" dão um toque extra de realismo que deixa qualquer um agradado. O interior é simples como o correspondente modelo à escala real mas esperava um depósito de extintor mais realista, este parece mesmo feito às 3 pancadas. Ao retirar o capot encontra-se uma belíssima representação do motor, só o isolamento térmico dos escapes devia ter uma tonalidade ligeiramente mais dourada para se realista.



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Re: Lola-Aston Martin DBR1-2 B06/90 #008 2009 24h Le Mans Davidson/Turner/Vers. [AA]
« Responder #12 em: 30 de Dezembro de 2018, 01:06:59 »
João, és o maior... Os teus tópicos ultrapassam tudo!!! [:babado:]

Bela miniatura, mas a historia por trás... [:whistle:]

 [:happy14:]