Autor Tópico: Colecção Commendatore - 1/43  (Lida 338564 vezes)

Offline zwaenepoel

  • Jorge Fonseca
  • Moderador Global
  • Feedback: (+53)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 9660
Re: Colecção Commendatore - 1/43
« Responder #3150 em: 17 de Dezembro de 2019, 17:03:47 »
Há uns 7/8 anos, havia um maluco de seu nome Jorge Fonseca, que gostando imenso da 7ª arte achou piada começar a coleccionar carros de filmes.
Na altura (felizmente) havia uns 4 ou 5 feitos pela HotWheels Elite e pouco mais.
A Greenlight Collectibles ou ainda não existia, ou não se tinha ainda especializado em miniaturas de filmes!
Mas como todas as colecções ao longo do seu tempo são reestruturadas... lá seguiram o seu caminho para outras paragens.
Não havia "€spaço" para aquela temática!

Isto tudo tudo para dizer o quê?

Ou se é um fã incondicional de Coppola e da saga "o Padrinho", ou então não vejo lugar numa colecção que não seja da temática "carros de filmes" desta miniatura.
Não estamos a falar de um Lincoln Continental Coupe "normal" que podia ter sido "por acaso" usado na cena de um filme. Estamos a falar de um Lincoln Continental Coupe, referente a uma determinada cena do filme.
Posso estar a ser um bocado arrogante, mas conheço o João suficientemente bem, e sou amigo dele o bastante para ele me desculpar esta postura.

Se gostei da miniatura?
O pormenor dos vidros partidos está menos bem conseguido (e errado, porque na cena em questão o vidro da frente estava aberto),  mas em oposto as balas estão muito bem simuladas no carro.

Fica o video da cena:


<a href="http://www.youtube.com/watch?v=sJU2cz9ytPQ" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=sJU2cz9ytPQ</a>




Offline Commendatore

  • João Duarte
  • Feedback: (+24)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 7456
Re: Colecção Commendatore - 1/43
« Responder #3151 em: 17 de Dezembro de 2019, 22:54:43 »
Obrigado a todos pelos comentários a este Lincoln maltratado.


Isto tudo tudo para dizer o quê?

Ou se é um fã incondicional de Coppola e da saga "o Padrinho", ou então não vejo lugar numa colecção que não seja da temática "carros de filmes" desta miniatura.
Não estamos a falar de um Lincoln Continental Coupe "normal" que podia ter sido "por acaso" usado na cena de um filme. Estamos a falar de um Lincoln Continental Coupe, referente a uma determinada cena do filme.
Posso estar a ser um bocado arrogante, mas conheço o João suficientemente bem, e sou amigo dele o bastante para ele me desculpar esta postura.


Claro que sim, Jorge  [:wink01:]

Na verdade, eu não tenciono dedicar-me à temática cinematográfica, onde este Lincoln é o meu terceiro modelo (depois do KITT e do 2CV do "007 for your eyes only"). Era uma miniatura que me andava a despertar curiosidade há algum tempo e que, apanhado a bom preço, decidi comprar.

E isto porquê? Em primeiro lugar, porque o Continental Convertible que tenho da Altaya me parece um furo abaixo deste Coupe, pese embora seja competente para uma miniatura de fascículo. No entanto, há aqui uma parte emocional de já ter estado ao pé do modelo real no museu, além de achar a saga "O Padrinho" verdadeiramente icónica (isto não significa que sejam sequer os meus filmes favoritos). E assim, essencialmente decidi substituir uma miniatura da "ala" dos clássicos por uma que, sendo de um clássico, se enquadra mais na parte das excentricidades.


Entretanto, estou a preparar publicações natalícias numa das linhas principais deste tópico, motivadas também pelo centésimo aniversário da Citroën, que se assinalou em 2019. Estejam atentos!
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2019, 23:01:44 por Commendatore »

Offline Commendatore

  • João Duarte
  • Feedback: (+24)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 7456
Re: Colecção Commendatore - 1/43
« Responder #3152 em: 22 de Dezembro de 2019, 14:36:28 »
Terminado o esforço da primeira guerra mundial, o industrial francês André Citroën antevia que o automóvel seria claramente o ramo no qual deveria apostar. Admirador confesso de Henry Ford, Citroën deslocou-se à fábrica da Ford em Detroit para se inteirar das melhores práticas para a produção de automóveis. Com a lição bem estudada, Citroën viria a trazer a primeira implementação verdadeiramente bem sucedida de produção de automóveis em série na Europa, na fábrica de Javel (Paris), que desde 1919 começava a montar os 10HP Type A.

Em consonância com o espírito da produção em série, o Type A foi um dos primeiros modelos europeus destinados ao segmento dos veículos populares, contribuindo para a democratização do automóvel em França, e um pouco por toda a Europa. E, embora André Citroën não tenha inventado nada ao trazer a produção em série para Paris, nem por isso o seu Type A deixava de ser um automóvel que se destacava dos demais: de facto, ao contrário da sua concorrência, vinha equipado de série com os faróis, sistema elétrico e roda suplente - e continuava a ser um carro barato e fiável.

Dois anos depois, em 1921, a Citroën revelou no salão de Paris o sucessor do Type A, denominado Type B2. Na prática, as diferenças não eram muitas, com o novo modelo a distinguir-se pelo seu capot direito, mas sobretudo pelo motor de maior capacidade: um 1452cm3 capaz de debitar 20cv e atingir 70km/h. O B2, nas suas inúmeras carroçarias, viria a ser um sucesso comercial, com 89.841 exemplares fabricados até 1927. É de notar que a partir de 1925 o B2 começou a ter concorrência interna do B10, em tudo similar, mas com carroçaria tout acier (estrutura em aço), em lugar da estrutura em madeira dos Type A e Type B2.


Esta miniatura foi fabricada pela Universal Hobbies para a coleção "Passion Citroën". Apesar dos anos que já passaram desde a edição daqueles fascículos, a verdade é que a simplicidade do B2 permite acertar sem problemas no resultado final.


Fonte: "Citroën - 80 anos de futuro", Roger Guyot e Christophe Bonnaud, Éditions Roger Regis
          Citroënet (consultado a 22/12/2019)


Citroën 10HP Type B2 Torpedo (1921)
Universal Hobbies/Éditions Atlas







« Última modificação: 22 de Dezembro de 2019, 14:47:06 por Commendatore »

Offline Commendatore

  • João Duarte
  • Feedback: (+24)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 7456
Re: Colecção Commendatore - 1/43
« Responder #3153 em: 22 de Dezembro de 2019, 14:46:32 »
Ora falar dos B2 não seria o mesmo sem mencionar aquele que foi o primeiro desportivo da Citroën, ou pelo menos o primeiro carro que a Citroën vendeu com essa intenção.

Em 1922, foi apresentado o B2 Sport Caddy, que extraía mais 2cv do quatro cilindros com 1452cm3: o suficiente para atingir 85km/h! O Caddy distinguia-se pela carroçaria da autoria de Labourdette, com três lugares. foram fabricados pouco mais de 200 exemplares, tornando esta declinação num dos Citroën mais apetecidos da era dos propulsão.


Em ano de comemoração do centenário da Citroën, a Norev esmerou-se e lançou diversas miniaturas de modelos do construtor parisiense. Um dos contemplados foi o B2 Caddy, onde se notam cromados de melhor qualidade que no modelo da Universal Hobbies. De igual modo, apesar da simplicidade, o nível de detalhe é, também, superior, com destaque para o tablier.


Fonte: "Citroën Coupés et Cabriolets", François Allain, ETAI


Citroën 10HP Type B2 Sport Caddy (1923)
Norev
















A todos os leitores deste tópico, os votos de um Natal muito feliz!

Offline cds

  • Feedback: (+14)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 8280
Re: Colecção Commendatore - 1/43
« Responder #3154 em: 23 de Dezembro de 2019, 12:35:20 »
Melhor que uma só mesmo duas miniaturas, dois belos modelos simples mas muito bonitos [:happy72:]

Feliz Natal [:happy14:]

Offline GTR74

  • Administrador
  • Feedback: (+70)
  • Curador de Museu
  • *****
  • Mensagens: 13416
  • GaragemGTR @ Instagram
Re: Colecção Commendatore - 1/43
« Responder #3155 em: 23 de Dezembro de 2019, 15:36:25 »
Mais duas curiosas e interessantes peças!  [:clap:] [:clap:]

Offline Obsession

  • Administrador
  • Feedback: (+47)
  • Curador de Museu
  • *****
  • Mensagens: 13394
Re: Colecção Commendatore - 1/43
« Responder #3156 em: 29 de Dezembro de 2019, 13:30:39 »
Viva João

Mais um que desconhecia. E mais uma vez uma excelente introdução!! O modelo faz lembrar o Hispano Suiza "torpedo"!!!

A Norev fez um excelente trabalho a nível geral. Tudo no ponto!!

Grande abraço


If everything's under control, you're going to slow

Offline Commendatore

  • João Duarte
  • Feedback: (+24)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 7456
Re: Colecção Commendatore - 1/43
« Responder #3157 em: 06 de Janeiro de 2020, 22:23:15 »
Obrigado a todos pelos comentários!

E para começar bem o ano, um Citroën! Bom ano a todos!
__________________________________________

Como forma de comemorar o seu centenário, a Citroën apostou, além do apoio a diversos eventos promovidos por clubes, na criação de dois protótipos. Estes protótipos prefigurariam a visão da marca para os tempos vindouros, pelo que a curiosidade em torno deles era grande.

Assim, após um salão de Genebra em que a insígnia AMI dava o nome a um modelo de dois lugares elétrico, o mês de maio via aparecer o 19-19. Este, ao contrário do AMI One de aspecto menos chocante, destacava-se pelo seu design de cápsula transparente suspensa sobre as rodas. A visão da Citroën para o futuro ficava clara, ao ser um modelo elétrico (era anunciada uma autonomia de 800km!), com capacidade para condução autónoma e concebido a pensar no conforto, com a suspensão de batentes hidráulicos progressivos conhecida dos Cactus e C5 Aircross a ganhar pilotagem eletrónica inteligente.

Após um século pontuado por algumas criações que marcaram para sempre a história do automóvel, pela sua técnica e estilo inovadores, a marca do double chevron entrou no seu segundo século a prometer um futuro elétrico e o honrar dos pergaminhos conquistados a nível de conforto.


Fonte: Website Citroën

Citroën 19-19 concept car (2019)
Norev

















1919 e 2019

Offline zwaenepoel

  • Jorge Fonseca
  • Moderador Global
  • Feedback: (+53)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 9660
Re: Colecção Commendatore - 1/43
« Responder #3158 em: 07 de Janeiro de 2020, 01:45:21 »
Se eu ou alguém disser "já conhecia o carro, não sabia era que já havia em miniatura", acreditas?

Claro que não. É tanga!

Mas quem, para além de um "citroënista", iria conhecer este carro (que sem rodas parece um submarino, e assim parece um carro lunar) ??

Que miniatura mais "diferente" para começar o ano!

Offline Obsession

  • Administrador
  • Feedback: (+47)
  • Curador de Museu
  • *****
  • Mensagens: 13394
Re: Colecção Commendatore - 1/43
« Responder #3159 em: 07 de Janeiro de 2020, 13:23:18 »
Viva João.

Eu não sei se gostaria de um mundo com esse tipo de carro... Talvez se vivesse num era espacial... São giros e com uma autonomia de 800 km... É tentador.

A miniatura está muito bem realizada. Parece-me bem fiel ao modelo 1:1.

Miniatura espectacular. Bela introdução como habitual.

Grande abraço


If everything's under control, you're going to slow

Offline m3d

  • Feedback: (+2)
  • Membro FDC
  • *
  • Mensagens: 426
Re: Colecção Commendatore - 1/43
« Responder #3160 em: 08 de Janeiro de 2020, 11:51:36 »
Boas

O carro é engraçado um pouco mais tipo veiculo lunar.

A Renault tambem teve um protótipo parecido lembro-me porque na altura se falava que não
tinha escovas de limpa para-brisas o vidro tinha um tratamento ou sistema não sei em que as
gotas de chuva se "desintegravam" não será o termo correcto.

Offline Free Your Mind

  • Feedback: (0)
  • Aspirante a Colecionador
  • **
  • Mensagens: 920
Re: Colecção Commendatore - 1/43
« Responder #3161 em: 08 de Janeiro de 2020, 22:20:35 »
AAAhhhhh... Isto é fantabulástico!

É uma pura excentricidade que só a Citroen podia tornar uma realidade, ou pelo menos teria que vir certamente de marcas francesas. Na minha opinião este design é o clássico olhar futurista cinematográfico entre ficção científica e a banda desenhada, tal como era apanágio nos anos 50 e 60. O AMI One, puxando a referência, já é um futuro mais plausível para a mobilidade citadina e por isso um óptimo contraste.

Gosto de pequenos detalhe como o símbolo numa grelha quase escondida por baixo das luzes/barras dianteiras e as linhas coloridas patrióticas nas "embaladeiras". No geral uma miniatura bem conseguida que dá logo nas vistas  [:happy72:]
Antigo Blog das miniaturas: http://maquinasescala.blogspot.com/

Offline X-Filer

  • João Góis
  • Moderador Global
  • Feedback: (+18)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 10756
  • They're back...!
    • Pombocaca
Re: Colecção Commendatore - 1/43
« Responder #3162 em: 09 de Janeiro de 2020, 13:54:02 »
Meu caro, não leves a mal só aparecer por cá de 2 em 2 ou de 3 em 3 peças mas já sabes que quando o faço, tenho que abordar o que tenho em atraso. Assim, começando pelo Lincoln Continental Coupe, é sem dúvida uma peça muito engraçada, não só por ter um estilo de carroçaria que aprecio bastante (cá mora um Zephyr V12 Convertible contemporâneo que partilha o "nariz" com o Continental) mas por ser alvo (literalmente!) num dos maiores filmes de sempre. Sim, os vidros estilhaçados podiam estar melhor mas de resto está uma bela representação, gostei! Agora perdoa-me que te faça apenas um pequeno reparo: em relação "ao" Zephyr, este não é um outro modelo abaixo do Continental mas, quando foi lançado, a intenção era que fosse toda uma sub-marca (algo muito em voga hoje em dia) da Lincoln, tanto que escreviam "Lincoln-Zephyr", à imagem do que a Mercedes faz com as gamas Mercedes-Maybach e Mercedes-AMG. Mas a coisa não pegou e, efectivamente, ficou-se por um só modelo, com as variantes coupé, cabriolet e sedan.

Prosseguindo para o Type B2, tenho uma historieta curiosa em relação a este modelo: quando era puto, bem puto, uma vez aproveitei um calendário de parede (não é desses que estão a pensar) de um ano já passado e aproveitei-o para fazer um "poster low cost" no meu quarto, e o carro que figurava no mesmo era precisamente um Citroën Type B2! Obviamente na altura não havia internet e levei anos a questionar-me que estranho Citroën era aquele que estava no meu calendário... que tinha tracção traseira! É que para mim, todos os Citroën eram de tracção dianteira e aquele estava a causar-me estranheza. Só muitos anos mais tarde é que descobri que tinham havido alguns Citroën antes do Traction Avant e que, como dizes e bem na tua introdução, não eram assim tão inovadores quanto este mas que tinam sido as pedras basilares do que era a Citroën que conhecemos.

Bom, memórias à parte, a miniatura está catita, representa muito bem o carrito mas... tenho que salientar o Caddy "Skiff" Labourdette. Aquela "boattail" tira-me do sério e traz-me logo à memória os fabulosos Hispano-Suiza H6C Nieuport "Tulipwood" ou (aquele que para mim é um dos mais belos automóveis de sempre) o Auburn 851 SC Boattail Speedster. O Sr. Jean-Henri tem a minha salva de palmas, gosto muito!

Relativamente ao AMI One... não há muito que possa dizer. O Ami 6 já de si é um dos automóveis da marca francesa que mais me fere os olhos e o AMI One, embora um pouco mais convencional em termos de formas, não é mais bonito e este 19-19 parece-me mais um primo afastado do Renault EZ-ULTIMO com as rodas altas que outra coisa. Eu sou um gajo que tem especial apetência por carros estranhos mas este vai um pouco além do meu limite! Fica o detalhe da reinterpretação retro-futurista-estilizada do emblema na dianteira e flancos, um detalhe de facto engraçado.

Offline GTR74

  • Administrador
  • Feedback: (+70)
  • Curador de Museu
  • *****
  • Mensagens: 13416
  • GaragemGTR @ Instagram
Re: Colecção Commendatore - 1/43
« Responder #3163 em: 14 de Janeiro de 2020, 11:28:52 »
Diferente, invulgar, mas interessante, como sempre aqui!  [:happy72:]

Offline cds

  • Feedback: (+14)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 8280
Re: Colecção Commendatore - 1/43
« Responder #3164 em: 15 de Janeiro de 2020, 16:04:11 »
Desconhecia completamente este modelo tal como a miniatura, mas este tópico é isto mesmo sempre com uma bela introdução [:clap:] [:happy72:]