Autor Tópico: Garagem do Buckrog: VW Carocha "Modificado PSP"  (Lida 401709 vezes)

Offline buckrog

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Re: A Garagem do Buckrog: Lotus Europa Special (1972) - Kyosho
« Responder #750 em: 21 de Fevereiro de 2012, 22:52:51 »
Obrigado pelos comentários, pessoal.  Este Citroen era mesmo algo só para "apreciadores"...

Segue agora outra coisa mais consensual ... um Lotus dos tempos áureos!
Nesta cor, creio que nunca foi postado cá no Fórum…


Lotus Europa Special (1972)

O Lotus Europa original é um coupé GT de 2 lugares e motor central fabricado pela Lotus entre 1966 e 1975. Durante este período, o carro teve muitas variantes que englobaram alterações no design, nos motores, na carroçaria e suspensão, sendo mesmo lançadas algumas séries especiais para a competição e outras “comemorativas” como os Special e JPS.

O Europa foi originalmente pensado para suceder ao bem sucedido Lotus 7 de competição e usava o chassis minimalista de aço, que foi usado pela primeira vez no Lotus Elan, com uma carroçaria de fibra de vidro, a solução típica de Colin Chapman nesta altura. A filosofia de design automóvel de Chapman ilustrava-se pela expressão: "Simplifique, depois acrescente leveza". Neste caso, e para além do capot e da mala, a carroçaria era feita de uma peça única de fibra.

O comportamento do carro era suficientemente bom para ser qualificado na época pela imprensa como “a coisa mais próxima de um carro de Fórmula para a estrada”.

O conceito do Europa surgiu em 1963 com base em desenhos de Ron Hickman, para competir no concurso para a construção do projecto GT40 da Ford. Ron era diretor da Lotus Engineering, foi o designer do Lotus Elan original e o inventor da famosa bancada de trabalho Black&Decker. O contrato do GT40 acabou por ser dado à Lola, segundo se diz porque Colin Chapman insistia que o carro teria que ter a marca Lotus mas Henry Ford II queria que fosse um Ford. Por isso, Chapman acabou por usar os desenhos avançados de Ron Hickman (com um coeficiente aerodinâmico de 0,29, muito bom mesmo actualmente) como base para o Europa.


O Europa S1
A Série 1 (S1) do Europa (type 46) foi anunciada na Europa a 20 de dezembro de 1966, sendo os primeiros carros entregues em França em fevereiro de 1967. O Série 1 foi equipado com um motor Renault 16 modificado de 4 cilindros e 1.470cc (com 82 cv em vez dos 52 cv originais) e uma caixa de 4 velocidades. O S1 pesava apenas 610kg.

O S1 tinha uma construção extremamente leve e minimalista, com vidros laterais fixos, assentos fixos, não tinha puxadores de portas nem forro no interior das portas, com um painel de instrumentos de alumínio. O chassis era fundido/colado na carroçaria de fibra de vidro, o que permitia uma rigidez estrutural melhorada, mas tornava as reparações bastante complicadas.

A revista Autocar testou o carro e registou uma velocidade máxima de 195 km/h, e uma aceleração de 0-96km/h em 9,3 segundos. Uma curiosidade: como a VW detinha os direitos do nome Europa na Alemanha, os carros vendidos no país foram nomeados “Europe”, em vez de Europa.

Apenas foram fabricados 296 exemplares do S1, o que faz deste modelo do Europa o mais raro no mercado.

A Série 1A e B (com perto de 350 unidades construídas) já tinha vidros laterais removíveis, um painel de instrumentos em madeira e forro nas portas. A série 1B tinha também uma traseira redesenhada, com novos faróis rectangulares. Considerando também a S1A e S1B foram produzidos 644 unidades do S1.

O Type 47
Embora o Europa original tenha sido pensado para ser um desportivo para equipas de competição privadas, capaz de substituir o Lotus 7, percebeu-se que não seria competitivo com os motores Renault disponíveis. Foi assim tomada a decisão de fabricar um carro de competição baseado no Europa e construído pela Lotus Components (o type 47). O carro iria correr pelo Team Lotus e seria também vendido a equipas privadas. Lançado ao mesmo tempo que o Europa S1, a carroçaria do type 47 era mais estreita que a do Europa normal e com guarda lamas mais largos. Foram também adicionadas grelhas de ventilação laterais depois de alguns problemas com a temperatura do motor. O motor, caixa de velocidades e suspensão traseira eram completamente diferentes do Europa normal e derivaram na totalidade do Lotus Formula Júnior 23/22 com 165cv extraídos de um motor Lotus/Ford/Cosworth de 1594cc e dupla árvore de cams à cabeça.

O Type 47 ficou para a história por ter conquistado o primeiro e segundo lugares na sua primeira corrida, realizada em Brands Hatch no Boxing Day (pilotado por John Miles e Oliver Jackie, respectivamente), Houve depois várias variantes do Type 47, mas com números de produção muito reduzidos. Um deles foi o Type 62, com apenas 2 unidades produzidas, mas já muito poucas semelhanças com o Europa (mais estéticas que outra coisa). Uma unidade equipada com um motor V8 Rover de 300cv foi mesmo construída em 1968 e registou cerca de 290 km/h de velocidade máxima.

O Europa S2
A série 2 do Lotus Europa (type 54) foi lançada em abril de 1968. Usava o mesmo motor Renault que o type 46, mas tinha uma série de refinamentos, incluindo vidros eléctricos, assentos totalmente ajustáveis, um novo interior e um tablier de madeira polida. A Lotus alterou a junção entre chassis e carroçaria de fibra para uma união por aparafusamento (em vez da anterior junção por colagem). Um pequeno número de type 54 (cerca de 200) foram modificados para poderem ser aceites na exportação para os Estados Unidos.

Em 1969-70, nasceu o type 65 (também conhecido como S2 Federal) especificamente para exportação para os EUA, com alterações adicionais na carroçaria, chassis, suspensão e o motor para melhor cumprir com padrões americanos, mantendo-se a produção do type 54 para o resto do mundo. Entre as mudanças, estava o motor, uma versão modificada do Renault 16TL de 1565cc a produzir 80cv, em vez do motor de 1470cc do type 54. A suspensão dianteira foi também alterada para tornar a frente do carro mais alta para permitir faróis também a uma altura maior. A Revista Road & Track testou o S2 Federal e registou 9,6 segundos dos 0-96 km/h e uma velocidade máxima de 187 km/h.

Ao todo, foram produzidas 3615 unidades do S2.


Twin Cam e Special
Em 1971, foi lançado o Type 74 (versão twin cam do Europa), com um motor de 1558cc Lotus-Ford de 105cv e uma carroçaria redesenhada para melhorar a visibilidade traseira. Inicialmente tinha a mesma caixa de velocidades das versões anteriores, mas em 1972 surgiu com uma nova caixa mais robusta de 4 velocidades Renault (type 352). Por esta altura, Mike Kimberley, mais tarde CEO do Grupo Lotus, e um engenheiro novo na Lotus, foi nomeado engenheiro chefe do projeto TC Europa.

Foram produzidas 1.580 unidades do Europa "Twin Cam", que mais tarde adoptou uma um motor mais potente com 126cv, a versão "Big Valve" do motor. Esta versão foi apelidada de "Europa Special". Para além do motor, foi equipado com uma nova caixa Renault de 5 velocidades (type 365), como opção. O Special pesava 740kg.

Esta versão foi testada pela revista inglesa “Motor” atingindo uma velocidade máxima de 198 km/h e uma aceleração de 6,6 segundos dos 0-96km/h e de 14,9 segundos para o quarto de milha. Estes registos eram verdadeiramente espectaculares para a época.

Em Setembro de 1972 foi lançada a primeira edição comemorativa John Player Special. Para comemorar o triunfo da Lotus no Campeonato do Mundo de F1 de 1972, foram seleccionados 200 carros “Big Valve” para serem pintados de forma distinta. Como o patrocinador era a John Player Special, os carros foram todos pintados de preto, com umas linhas douradas a fazer lembrar os carros de F1da Lotus e ostentavam um emblema JPS numerado no tablier. A ideia era que esta edição fosse limitada a 200 carros, mas o sucesso foi tal que o nome e a pintura característica acabaram por permanecer até ao final da produção do Europa. Na prática, a única forma de distinguir os JPS originais dos restantes Special passou a ser a placa numerada no tablier. Foram mesmo apresentadas variantes de cor diferentes do preto. É o caso da variante que eu estou a mostrar aqui no Fórum e que é de muito bom gosto, mas isto já digo eu.

Na totalidade, foram produzidas 4.710 unidades do type 74 (Série 2 do Europa), dos quais 3.130 foram "Specials".

Ao longo da sua vida, foram fabricados cerca de 9.300 Europa nas suas várias variantes. Este carro deixou muitas saudades nos entusiastas da marca. Assim, quatro décadas depois, em 2006, a Lotus começou a produção de um Europa totalmente novo com um design claramente inspirado no Elise, sendo também um coupé GT de motor central. Chamou-lhe Europa S, mas esse fica para um próximo post…









Lotus Europa Special (1972) - Kyosho

A miniatura é uma Kyosho, o que nos dá desde logo uma garantia...

Do ponto de vista do molde parece-me muito bem, bem como a nível dos faróis frontais e traseiros. A pintura parece-me espectacular com as famosas linhas douradas da JPS que até ficaram muito bem no bege de base. As grelhas (frontal, laterais e no capot traseiro) são perfuradas, as jantes parecem-me muito bem. Depois há uma série de detalhes no exterior que são muito interessantes, como os tampões de gasolina, os puxadores das portas, os cromados nos frisos e os emblemas vários na lateral e na traseira. A parte que gosto menos é o limpa pará-brisas. Globalmente, no exterior, francamente bem, com excepção de um pequeno problema do pára-choques traseiro, que tem mais a ver com a idade e conservação que com o detalhe da miniatura em si. Gostava de fazer desaparecer estas pintinhas no cromado… uma coisa a ver num restauro futuro. (Quem tiver conselhos, diga que eu sou um bocado nabo nestas coisas)

O motor parece-me bem interessante, com alguns detalhes impecáveis e tem umas placas na lateral que me parecem também muito detalhadas. O interior parece-me bem conseguido, com o painel em madeira, sendo que o original também era relativamente simples. Só talvez o volante pudesse estar melhor. No conjunto gosto bastante dele.

Este menino é um Special, mas não no preto tradicional. Por acaso, eu até gosto mais desta cor, menos “Special” mas que valoriza mais as linhas do carro (é uma opinião, claro está). É uma peça invulgar e já tem uns anos. Encontrei-a num sítio manhoso e não muito cuidada e trouxe-a para casa quase como se fosse um cachorrinho abandonado e maltratado.

Marca uma época de ouro na Lotus e quando eu era miúdo arregalava os olhos a ver passar os poucos que havia por cá. Por isso, cá está ele. Entusiasmei-me um bocado com as fotos, devo dizer, porque gostei muito de as fazer. Espero que gostem também.
 
Vamos às fotos…


























« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2012, 22:54:31 por buckrog »
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Offline buckrog

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Re: A Garagem do Buckrog: Lotus Europa Special (1972) - Kyosho
« Responder #751 em: 21 de Fevereiro de 2012, 22:53:44 »

Mais umas …































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Offline TJSN

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Re: A Garagem do Buckrog: Lotus Europa Special (1972) - Kyosho
« Responder #752 em: 21 de Fevereiro de 2012, 23:08:21 »
Está muito lindo esse Europa Special, eu pessoalmente preferia o preto, mas esse bege é lindo também  [:happy14:] [:babado:]

Cumps

Offline RM_Correia

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Re: A Garagem do Buckrog: Lotus Europa Special (1972) - Kyosho
« Responder #753 em: 22 de Fevereiro de 2012, 08:39:31 »
A Kyosho fez um trabalho porreiro no Lotus, contudo a cor poderia ser uma pouco mais agressivas para dar mais almas às linhas do carro !

Offline X-Filer

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Re: A Garagem do Buckrog: Lotus Europa Special (1972) - Kyosho
« Responder #754 em: 22 de Fevereiro de 2012, 10:58:03 »
A traseira do Europa sempre me fez alguma espécie mas ao vivo faz uma impressão e pêras! O carro fica à altura da cintura, é baixíssimo!

Quanto á miniatura, realmente é pena não ser em preto pois assim parece menos "Special" (e logo eu que de modo geral não gosto de carros pretos!) pois até está bem porreira. De modo geral esta bem conseguida e achei piada ao pomo da manete da caixa de velocidades, parece largamente sobredimensionada, não sei se é mesmo assim ou não. Agora pareceu-me ver foi uma falha de pintura no interior da abertura do radiador, ou é só minha impressão?


Epá, tens é que ser um pouco mais conciso nas introduções que fazes. Por muito informativas que sejam, tornam-se um pouco pesadas demais (fala quem prega grandes secas ao pessoal!).

Offline Carreiras

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Re: A Garagem do Buckrog: Lotus Europa Special (1972) - Kyosho
« Responder #755 em: 22 de Fevereiro de 2012, 11:05:18 »
este carro marca decisivamente a história da Lotus

gostei de teres fotografado o fundo do carro, pois dá para ver o chassis tubular, caracteristico do carro. o resto da carroçaria é um acessório [:yap:]

a propósito da carroçaria, será porventura aquilo que não gosto no carro. parece-me disforme. sempre me interroguei se queriam fazer um carro ou uma pick-up!

Quanto à miniatura em si, está muito bem representada, os detalhes estão correctos e a cor parece-me a melhor opção. talvez preto não fosse mal escolhido mas esta está muito bem escolhida.

Obrigado pelo pequeno texto informativo, mais uma vez. é uma mais valia na tua galeria. para um apaixonado por carros que colecciona miniaturas, valorizo sempre quem demonstra conhecimento sobre o carro em si e justifica porque gosta deste carro em especial e não apenas porque é bonito, caro, ou é apenas mais um porque "tinha de ter". [:happy72:]

abraço

Offline Skotch

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Re: A Garagem do Buckrog: Lotus Europa Special (1972) - Kyosho
« Responder #756 em: 22 de Fevereiro de 2012, 11:09:40 »
Acho um modelo bem reproduzido, mas a mim nada me diz... [:whistle:]

Agora, a introdução à história... 25 estrelas!!! [:confused59:]

 [:happy72:]

Offline Obsession

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Re: A Garagem do Buckrog: Lotus Europa Special (1972) - Kyosho
« Responder #757 em: 22 de Fevereiro de 2012, 11:12:25 »
Olá!

não é nem nunca foi um modelo que considero bonito! Para mim é até bem estranho! No entanto foi um mitico com extremo sucesso e hoje é uma reliquia! Quanto à miniatura está soberba! Nada a apontar! Bons detalhes, molde, e qualidade!

Boa aquisição!

Abraço


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Offline Petrelli

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Re: A Garagem do Buckrog: Lotus Europa Special (1972) - Kyosho
« Responder #758 em: 22 de Fevereiro de 2012, 12:17:36 »
Ora aí está uma mini com excelente qualidade e com tudo no sitio! [:happy14:]
Pena essas pintas no pára-choques... Espero que consigas resolver esse problema! [:happy72:]
Relativamente à cor, gostaria mais de vê-la em preto...

Offline Commendatore

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Re: A Garagem do Buckrog: Lotus Europa Special (1972) - Kyosho
« Responder #759 em: 22 de Fevereiro de 2012, 14:41:15 »
Tenho de admitir que, embora reconheça os méritos do Europa enquanto automóvel, sempre o achei um carro bastante feio, sobretudo aquela metade traseira. Fim de parte de observações subjectivas.

A miniatura é um trabalho de grande qualidade da Kyosho. Gosto muito do motor e do interior. Só conhecia em preto e no british racing green - o dourado realmente não sobressai na carroçaria creme, mas no geral o resultado é agradável. Só tenho pena que estes Europa não tragam suspensão funcional: é o tipo de "mariquices" que costumo prezar quando entro nos patamares de Kyoshos e afins, mas claro que não tira o sono.

Quanto ao texto, como tenho vindo a dizer, é uma mais-valia  [:happy72:]

Offline LandCarlos

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Re: A Garagem do Buckrog: Lotus Europa Special (1972) - Kyosho
« Responder #760 em: 22 de Fevereiro de 2012, 15:14:03 »
Pois eu tenho a dizer que adoro este carro! Apesar da estética ser algo discutivel eu considero-o original e o facto de se discutir a relativa beleza do modelo dá-lhe ainda mais piada! Se fosse consensual tornava-se uma seca! Enquanto miniatura parece-me imensamente bem reproduzido! Gosto muito desta côr apesar de concordar que as tais riscas douradas se destaquem mais num preto ou num verde, que por tradição é a côr dos desportivos britânicos! O interior está muito competente onde de facto o ponto menos bom será mesmo o volante, o tablier está um mimo! As jantes e as oticas também estão em bom nível, pena mesmo as tais pintas no párachoques, mas em relação à idade já não se pode fazer nada! Resumindo, AMEI!  [:excited:]  [:happy14:]


E repito, a tua garagem é das que mais me agradam neste forum! E então sempre que apresentas um destes ingleses...  [:wink01:]  [:happy72:]

Offline buckrog

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Re: A Garagem do Buckrog: Lotus Europa Special (1972) - Kyosho
« Responder #761 em: 23 de Fevereiro de 2012, 01:15:12 »

Epá, tens é que ser um pouco mais conciso nas introduções que fazes. Por muito informativas que sejam, tornam-se um pouco pesadas demais (fala quem prega grandes secas ao pessoal!).

Acho que tens razão, desta vez sou capaz de ter exagerado ... entusiasmei-me, havia tanto para dizer ...
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Offline Blaave

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Re: A Garagem do Buckrog: Lotus Europa Special (1972) - Kyosho
« Responder #762 em: 23 de Fevereiro de 2012, 18:23:15 »
Bom, uma peça que representa muito na Lotus, sem dúvida! [:happy17:]

A minha apreciação positiva para esta miniatura é no sentido da sua construção, é um Kyosho é certo! [:happy72:]
Quanto ao conceito já nada me diz, mas isto é mesmo assim e é importante que assim seja, de qualquer forma assumo perfeitamente que gosto de apreciar estes post's! [:happy72:]

Se Deus fosse um carro, certamente seria um F40!

Offline RicardoR

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Re: A Garagem do Buckrog: Lotus Europa Special (1972) - Kyosho
« Responder #763 em: 25 de Fevereiro de 2012, 00:59:54 »
Este é daqueles carros que nasceu porque a malta estava maluca! A traseira não pode ter sido concebida por uma designer com muita reflexão. Mas os desportivos ingleses começaram por ser um pouco isto mesmo, não havia barreiras: "O carro tem um motor jeitoso, é leve, ligeirinho? Fogo à peça! Queremos vê-lo na estrada!" Isto é o Europa ... e é fixe.
O trabalho da KY está bom, mas a manete das mudanças realmente parece feita para satisfazer viúvas...

Offline Silvio

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Re: A Garagem do Buckrog: Lotus Europa Special (1972) - Kyosho
« Responder #764 em: 26 de Fevereiro de 2012, 10:55:20 »
Esta maquina é desportiva ,nota se nas suas linhas e na sua simplicidade , apenas para alguns excentricos , a sua simplicidade interior da lhe beleza e apenas focava muito no prazer de conduçao , o motor esta muito bom  [:happy14:] a Kyosho portou se bem neste exemplar . boa contrataçao [:happy14:]