Autor Tópico: Garagem do Buckrog: VW Carocha "Modificado PSP"  (Lida 406726 vezes)

Offline buckrog

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Re: A Garagem do Buckrog: Citroen GSA X3 (1979) - Otto Models
« Responder #3375 em: 28 de Janeiro de 2016, 23:09:56 »
Bom, malta obrigado pelos comentários.

Voltaremos aos Alfa proximamente.
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Offline buckrog

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Re: A Garagem do Buckrog: Citroen GSA X3 (1979) - Otto Models
« Responder #3376 em: 28 de Janeiro de 2016, 23:11:04 »
Olá!

Desculpem, mas no meu regresso lá terei que voltar também aos Citroen… segue mais um dos raros…


Citroen GSA X3 (1979)

O Citroen GS (1970-1980) e o restyling GSA (1979-1986) foram carros de grande sucesso da Citroen no segmento dos pequenos familiares na década de 70 e 80.

O GS foi eleito Carro Europeu do Ano de 1971 e era provavelmente o carro tecnologicamente mais avançado da sua classe quando foi lançado, destacando-se claramente no conforto, segurança e aerodinâmica. O GS teve grande aceitação no mercado e foi mesmo o modelo Citroën mais vendido por muitos anos. Ao longo da sua vida, foram produzidos perto de 2,5 milhões de unidades: 1.896.742 GS e 576.757 GSA.

Quando surgiu, o carro preenchia a enorme lacuna na gama Citroën entre os carros económicos 2CV (e Ami) e o nível superior do DS. No entanto, esta lacuna foi evidente durante demasiado tempo (praticamente 15 anos).

O estudo de um pequeno familiar Citroen tinha-se iniciado em 1960 com o projecto "C60". Este projecto evoluiu em várias formas durante toda a década de 60 estudando-se várias soluções como um motor Wankel e a típica suspensão hidropneumática, mas teve várias vicissitudes. A título de exemplo, em 1963, o "Projecto F" estava perto de chegar à produção, mas houve alguns atrasos e a Citroen acabou por suspendê-lo porque o carro era muito semelhante ao Renault 16, que foi lançado em 1965. Muito do trabalho desse projecto prosseguiu para o Projecto G", que se tornou mais tarde o GS.

O GS foi concebido pelo designer "da casa" Robert Opron e foi sempre algo controverso. Esteticamente, o GS tinha poucas semelhanças com qualquer outro carro no mercado, até ao lançamento do Citroen CX em 1974. O design era o de uma berlina (essencialmente um saloon, mas com três janelas laterais), mas num estilo fastback com uma cauda cortada (kamm tail, como se dizia na época). Em todo o caso, o espaço na mala era excepcionalmente grande, em parte devido ao posicionamento da roda suplente na parte superior do motor e não na traseira. O carro tinha também a melhor aerodinâmica da época.

O GS era oferecido em duas gamas, o Club como modelo de entrada e o Pallas com mais equipamento, vidros fumados e estofos melhorados. A partir de Setembro de 1971, surgiu também a carrinha e mesmo um comercial de apenas duas portas.

A suspensão independente nas quatro rodas era relativamente sofisticada e permitia um compromisso entre comportamento e conforto inigualável na época, apesar de montar pneus bastante estreitos (de fábrica Michelin ZX 145SR15). Esta suspensão hidráulica auto-nivelante, derivada do DS, mantinha a altura ao solo estável independentemente da carga e permitia que o carro pudesse subir a sua altura ao solo em terrenos acidentados e a baixas velocidades. Havia mesmo uns anúncios interessantes na época sobre a capacidade de passar por cima de obstáculos inultrapassáveis para outros carros e de andar em 3 rodas, salientando a sua segurança activa de primeiro nível. Se tiverem curiosidade vejam este link: http://www.youtube.com/watch?v=v9Vp-Y6Ue3w&feature=results_main&playnext=1&list=PLAF9C79EB4FFE5881

Por outro lado, o sistema hidráulico central alimentava também os travões de disco nas quatro rodas e a avançada suspensão hidro-pneumática auto-nivelante, derivada do Citroën DS. A travagem tinha também uma funcionalidade que aumentava ou diminuia a pressão de travagem em conformidade com o volume de carga, sem qualquer diferença perceptível na pedal. Dito isto, o sistema necessitava de alguma habituação, porque a potência de travagem era enorme e o curso do pedal relativamente pequeno.

O veículo tinha tração dianteira e motores boxer de 4 cilindros refrigerados a ar, algo verdadeiramente invulgar na época. Estavam disponíveis vários pequenos motores de 1015, 1129 e mais tarde de 1222 e 1299cc e com potências que iam dos 55 aos 66cv. Com uma caixa de quatro velocidades, o GS atingia velocidades máximas de 151 km/h com um motor de 1.222cc, devido à sua aerodinâmica muito cuidada.

Quando o carro foi lançado houve várias críticas de que estava submotorizado. A Citroën procurou minorar a questão com a introdução, em Setembro de 1972, de um motor de maior cilindrada com 1.222cc, fazendo subir a potência de 55cv para 60cv. Em todo o caso, foi o aumento de binário que realmente marcou a diferença e permitiu aumentar as relações de caixa e melhorar também a velocidade máxima.

Citroen GSA
Em 1979, a Citroen fez um restyling ao GS, surgindo o GSA, que é o carro que se mostra aqui. Houve muitas modificações estéticas de pormenor com uma nova grelha, novos pára-choques, novas ópticas e farolins traseiros, puxadores de portas, entre outras. No interior, surgiu também um novo painel de instrumentos com os controlos mais habituais em satélites à esquerda e direita do volante (em vez de em botões na consola), de modo a que pudessem ser alcançados sem mover as mãos do volante, característico da Citroen e de um só braço, tudo com grandes semelhanças com o CX, que entretanto tinha sido lançado.

Com a introdução do GSA, surgiu também uma caixa de 5 velocidades, que permitia velocidades de cruzeiro mais confortáveis e com maior economia (a velocidade máxima subiu para 164 km/h). Apesar de serem carros de potência relativamente baixa, a verdade é que eram surpreendentemente muito agradáveis de conduzir, em parte devido ao binário muito razoável. O meu pai teve um GSA de 1.299cc e posso garantir que o carro tinha um andamento em estrada excelente, devido ao elevado binário de que dispunha.

Para terminar, vale a pena referir que o GS/GSA foi o antecessor do mais recente BX, que já foi mostrado aqui no Fórum.



A versão break…


O GS e o GSA lado a lado…


O interior e o painel de instrumentos muito especial…







E já agora mais um videozito…

Este é dos anúncios, muito enfocados na segurança. Vejam o teste da cadeira, afinal um Citroen dos bons é sempre um Citroen…

https://www.youtube.com/watch?v=O6Kfd1Um4YI


Citroen GSA  X3 (1979) - Otto Models

A miniatura é uma Otto (edição limitada a 1500 exemplares, esta é a unidade 254) e como é habitual nas criações da marca, é em resina e muito boa no exterior e no interior, mas selada. É muito fiel aos detalhes do carro real, nomeadamente no exterior.

O carro está carregadinho de detalhes muito bem conseguidos, de que se destacam os faróis dianteiros e traseiros, os puxadores das portas, os autocolantes nos vidros e a resistência no vidro traseiro. Esta versão corrige uma crítica anterior à versão Otto do S Birotor, em que a suspensão estava em meu entender demasiado elevada, embora nivelada entre a frente e a traseira. Mas estes carros com suspensão hidráulica são imprevisíveis (eh!eh!) e as fotos dos reais demonstram isso mesmo. As jantes são uma parte menos “rica”, mas as fotos do real demonstram que também eram simples. O interior parece-me muito bem, como habitualmente…

Tudo somado, parece-me bem conseguida, provavelmente das melhores Otto e para mim, já se sabe, era mesmo obrigatória. Espero que gostem…

Vamos às fotos…














Continua…
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2016, 23:17:01 por buckrog »
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Re: A Garagem do Buckrog: Citroen GSA X3 (1979) - Otto Models
« Responder #3377 em: 28 de Janeiro de 2016, 23:17:43 »
Mais umas … (II/V)





















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Re: A Garagem do Buckrog: Citroen GSA X3 (1979) - Otto Models
« Responder #3378 em: 28 de Janeiro de 2016, 23:18:21 »
Mais umas … (III/V)





















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Re: A Garagem do Buckrog: Citroen GSA X3 (1979) - Otto Models
« Responder #3379 em: 28 de Janeiro de 2016, 23:18:55 »
Mais umas … (IV/V)



Com o filhote…










Continua…
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Re: A Garagem do Buckrog: Citroen GSA X3 (1979) - Otto Models
« Responder #3380 em: 28 de Janeiro de 2016, 23:19:32 »
Mais umas … (V/V)
















FIM!
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Offline Obsession

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Re: A Garagem do Buckrog: Citroen GSA X3 (1979) - Otto Models
« Responder #3381 em: 28 de Janeiro de 2016, 23:23:12 »
Viva Rogério!

Ora aqui nos presenteias com mais um belo OTTO e do ano em que eu nasci!  [:tongue10:]

Mais uma vez a OTTO esteve excelentemente na reprodução de um carro que para a sua época era muito à frente! Todo ele é respirava vanguarda e futuro! Nota-se por esse tablier e painel de instrumentos... Só para se perceber, já requeria um bom tempo de observação!!

Miniatura soberba!

Grande abraço


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Offline zwaenepoel

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Re: A Garagem do Buckrog: Citroen GSA X3 (1979) - Otto Models
« Responder #3382 em: 29 de Janeiro de 2016, 08:58:16 »
Lembro-me de quando andava no 12º ano ter um colega que a mãe tinha um carro destes já com alguns anos, e era um gozo andar no carro.
Lá dentro o tablier parecia uma nave espacial!!

A miniatura está mesmo muito bem feita, e se não é dos OTTO mais bem feitos que tenho visto, anda lá perto.

Offline jpsantiago

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Re: A Garagem do Buckrog: Citroen GSA X3 (1979) - Otto Models
« Responder #3383 em: 29 de Janeiro de 2016, 09:48:27 »
Um carro bem interessante sem dúvida! Podíamos sempre contar com a Citroen para apresentar soluções inovadoras  [:happy72:] 

O tablier, no final dos anos 70, devia parecer coisa de bruxaria  [:lol02:]

A miniatura está bastante bem feita e representa o automóvel muito bem, à semelhança da generalidade dos Otto. A cor que escolheram é mesmo "Seventies"!

Parabéns pela bela peça!

Offline cds

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Re: A Garagem do Buckrog: Citroen GSA X3 (1979) - Otto Models
« Responder #3384 em: 29 de Janeiro de 2016, 15:38:37 »
Este Otto tem muito bom aspecto tanto por fora como por dentro, excelente [:clap:]

Offline Cavallino Rampante

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Re: A Garagem do Buckrog: Citroen GSA X3 (1979) - Otto Models
« Responder #3385 em: 30 de Janeiro de 2016, 06:10:51 »
Parabens  [:happy72:] [:happy72:]

Um carro do foturo  [:happy72:] com muitas mequelinas  [:wink01:] [:wink01:]

Abraco

Offline marcio

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Re: A Garagem do Buckrog: Citroen GSA X3 (1979) - Otto Models
« Responder #3386 em: 30 de Janeiro de 2016, 08:20:47 »
Boas. Não sou muito fan deste citroen,mas não posso deixar de admirar o trabalho feito pela Otto,ficou perfeito,faz todo o sentido na tua coleção  [:clap:]

Offline Commendatore

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Re: A Garagem do Buckrog: Citroen GSA X3 (1979) - Otto Models
« Responder #3387 em: 31 de Janeiro de 2016, 10:40:32 »
Rogério: nunca se pede desculpa por mostrar um Citroën!!! Alias, uma coisa que constato é que quando tenho amigos em casa e vão ver a estante "dos carrinhos", a zona dos Citroën é a que prende mais atenções, mesmo perante não-citroënistas.

Em relação ao GSA X3, é um carro interessante. É melhor que o GS original pela caixa de velocidades, motor e quinta porta, mas a estética dos primeiros modelos era mais limpa, porque menos plastificada. No que diz respeito à miniatura, está de topo, com destaque para os bons faróis de nevoeiro amarelos, tão caros à época, e para o bom interior coroado pelos comandos lunule.

Offline buckrog

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Re: A Garagem do Buckrog: Citroen GSA X3 (1979) - Otto Models
« Responder #3388 em: 01 de Fevereiro de 2016, 23:44:49 »
Muito bem dito...um Citroen é sempre um Citroen

Vejo que gostaram da máquina...

um destes dias há mais.... Citroen e Alfa, claro está.
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Offline Nuno Rites

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Re: A Garagem do Buckrog: Citroen GSA X3 (1979) - Otto Models
« Responder #3389 em: 03 de Fevereiro de 2016, 18:02:32 »
Como foi dito, esta miniatura tinha que constar na tua colecçao, eu aprecio bastante este Citroen e a miniatura esta muito bem conseguida com uma bela cor