Autor Tópico: TurboX Supercars Garage - Ferrari 288 GTO 1984 (Bburago)  (Lida 20458 vezes)

Offline X-Filer

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Re: TurboX Supercars Garage - Ferrari F40 1987 (Bburago)
« Responder #105 em: 20 de Agosto de 2019, 00:22:57 »
O F40... como alguém já disse "se Deus conduzisse, de certeza que o fazia num F40". Não sendo o primeiro super-desportivo de sempre como o @LandCarlos diz (em minha opinião esse lugar, na forma como os conhecemos hoje em dia, é ocupado pelo Lamborghini Miura), é talvez um dos primeiros "halo cars", pelo menos para a marca do cavalinho rampante (embora pessoalmente também ache que esse lugar é ocupado pelo GTO... [:whistle:]). É uma miniatura obrigatória, como dizes, é à imagem do Viper que apresentaste antes deste um daqueles que quase todos (se não todos) nós já um dia tivemos na nossa colecção ou, como é o meu caso, ainda o têm. É uma miniatura pobre para os parâmetros de hoje em dia, é certo, e há que não esquecer que o objectivo da Bburago é e sempre foi de fazer chegar o coleccionismo às massas. Isso e aliado ao facto de ser uma peça lançada há mais de 25 anos (a primeira vez que me lembro de o ter visto foi em 1993... [:confused59:]), acho que nos faz perdoar (quase) todos os defeitos que possa ter, e tem-nos em quantidade.

Aproveito para chamar à atenção dum detalhe: algumas das diferenças de detalhe que podes encontrar entre os modelos finais de produção e esta peça são em grande parte justificados pelo facto de o modelo exacto que a Bburago usou como base ser um dos protótipos de testes pré-produção, mais precisamente o 74049, que tinha 5 "guelras" nos flancos em vez das 4 que vemos nos modelos de produção, intercoolers maiores, colectores de admissão diferentes, posicionamento diferente dos espelhos no canto das janelas (que, por sua vez, não eram de abrir, tinham apenas uma abertura de deslizar), forro diferente no tecto, bancos específicos com cintos de 4 pontos, etc.

Ah, e sim: boa base para trabalhos. O meu, um dia (não muito distante) vai ser alvo disso. E se veres o trabalho que o PVale fez no dele, percebes que não é preciso muito para ficar uma peça bem decente!
« Última modificação: 20 de Agosto de 2019, 00:26:34 por X-Filer »

Offline Blaave

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Re: TurboX Supercars Garage - Ferrari F40 1987 (Bburago)
« Responder #106 em: 20 de Setembro de 2019, 06:54:44 »
É isso mesmo a BB usou como base da miniatura F40 o protótipo o que é interessante pois na escala 1/18 não conheço outro fabricante a fazer o protótipo (road car).

Esta miniatura foi a causa de todo o investimento que fiz ao longo da minha vida de colecionador...guardo ainda com muito carinho bastantes exemplares nas suas caixinhas de origem...faz-me lembrar quando comprei o F40 (um dia marcante...).

Gosto muito de ver esta miniatura exposta numa coleção mesmo que rodeada de AA / Kyoshos / MC / MR / BBR / etc, etc. Uma coisa é certa, se houver um F40 da BB, paramos sempre o nosso olhar, para o apreciar! [:lol02:]

Belo F40! [:happy14:]

Se Deus fosse um carro, certamente seria um F40!

Offline TurboX

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Re: TurboX Supercars Garage - Ferrari 288 GTO 1984 (Bburago)
« Responder #107 em: 09 de Junho de 2020, 13:45:22 »
Ferrari 288 GTO 1984 (Bburago)

Motor: 2.8L V8 com 400cvs, 32 válvulas, biturbo, montagem central
Peso: 1160 kgs
Relação peso/potência: 2.9 kgs/cv
Transmissão: 5 velocidades manual, às rodas traseiras
Velocidade máxima: 306 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 4 seg
Produção: 1984-1987 (272 unidades)
País origem: Itália


O modelo que me faltava dos "Big 5" da Ferrari! Comprei-o ao membro XR400SM, que tive o prazer de conhecer pessoalmente  [:happy14:]

A miniatura trás algumas modificações feitas pelo antigo dono:
- Pilares e faixa no vidro em preto, para além dos interiores na mesma cor. Também foi pintado o distinto risco lateral e o simbolo do cavalo atrás.
- Algumas partes do motor e compartimento frontal em preto

Fiquei curioso pelas modificações e mais tarde pude comprovar que funcionaram bastante bem. A miniatura não está propriamente imaculada, mas no global foi bem estimada para os 30 anos de serviço. Ainda tive o prazer de lhe dar uma limpeza pormenorizada, que gosto sempre de fazer nestas minis mais antigas.

Um carro que dispensa grandes apresentações, um dos ícones da casa de Maranello, que ficou simplesmente a matar aos lado dos restantes membros do quinteto [:happy02:]

Até surgir um bom negocio para um Hot Wheels este Bburago vai representar muito bem este modelo, espero que gostem das fotos!  [:happy72:]


























E finalmente o quinteto!  [:cheesy:]

« Última modificação: 09 de Junho de 2020, 13:49:37 por TurboX »

Offline RM_Correia

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Re: TurboX Supercars Garage - Ferrari 288 GTO 1984 (Bburago)
« Responder #108 em: 09 de Junho de 2020, 16:53:25 »
Está bem conseguido esse modelo, contudo o upgrade para o HWE seria justo, já o quinteto é obrigatório !!

Offline TurboX

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Re: TurboX Supercars Garage - Ferrari 288 GTO 1984 (Bburago)
« Responder #109 em: 09 de Junho de 2020, 17:31:04 »
Está bem conseguido esse modelo, contudo o upgrade para o HWE seria justo, já o quinteto é obrigatório !!

Fazia alguma confusão estar em falta o 288  [:yap:]

Offline XR400SM

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Re: TurboX Supercars Garage - Ferrari 288 GTO 1984 (Bburago)
« Responder #110 em: 10 de Junho de 2020, 21:15:19 »
Fazia alguma confusão estar em falta o 288  [:yap:]
Foi um prazer contribuir para esse ajuntamento
👍

Offline X-Filer

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Re: TurboX Supercars Garage - Ferrari 288 GTO 1984 (Bburago)
« Responder #111 em: 01 de Julho de 2020, 19:22:17 »
O GTO tem, para mim, algo de especial. Nascido do abortado projecto do Grupo B com que a marca de Maranello pretendia ingressar no Mundial de Ralis, tinha tudo para ou ter ficado na prateleira ou simplesmente ter saído algo estranho... mas o certo é que a mestria dos engenheiros italianos veio ao de cima e deu origem ao carro mais rápido do mundo na altura e o primeiro carro de estrada a ultrapassar a barreira dos 300 km/h. Não é em vão que viria a ser a base de desenvolvimento dum dos automóveis mais icónicos da história: o F40. Aliás, pessoalmente até gosto mais do aspecto do GTO que do F40.

Quanto à miniatura, é tão icónica quanto o modelo que representa. Com mais de 30 anos nos ombros, ainda hoje não se porta nada mal ao lado de outras peças mais elaboradas, em particular depois de levar alguns retoques como é o caso desse. As proporções estão muito correctas, o motor e interior são bastante correctos e é uma base excelente de trabalho. Muita gente defende que o HWE é a melhor alternativa mas sinceramente acho que o molde do HW foi fortemente (se não integralmente) baseado no velhinho Bburago e o Elite não é assim tão bom. Com um pouco de trabalho, não é assim tão difícil obter uma peça melhor que o HWE:

http://www.forum-diecast.pt/diy-(do-it-yourself)/t13987/msg651890/#msg651890