Hispano-Suiza HS21-GTS - 2002 (Guiloy)A Hispano-Suiza, mítica marca hispano-suiça (como o nome indica, aliás) da cegonha viu a sua produção de magníficos automóveis (com o K6) cessar em 1937 com a iminência da II Guerra Mundial, dando lugar à produção de motores para fins aeronáuticos e armamento para aviões e não mais retorna à produção automóvel. Ainda hoje a Hispano Suiza fabrica motores a jacto, transmissões e acessórios para fins aeronáuticos, longe da vocação automóvel.

No entanto, desde 1998, o grupo espanhol Mazel tem vindo a tentar ressuscitar timidamente a marca. Em 1998 apresenta o HS21, com motor central e depois disso um
sedan K8, com motor Audi. Seria em 2002, no salão de Genebra, que seria apresentado o HS21-GTS, um desportivo produzido a pensar nas provas de resistência e baseado no HS21, mas aqui esteticamente bastante diferente (ainda hoje tenho as minhas dúvidas se não será baseado no Saleen S7 R...), com V8 central de 7.0L e 600cv de potência. Este protótipo pretende representar um automóvel vocacionado a correr as 24h de Le Mans, pelo que usa suspensões de duplos triângulos sobrepostos desiguais com amortecedores internos comandados por braço "push-rod", ao jeito dos F1 e FIA GTs, travões em discos cerâmicos e caixa sequencial de 6 velocidades.

Já a miniatura, a meu ver está muito boa, em particular se tivermos em mente que é um Guiloy. Está cheia de pormenores interiores e exteriores e o aceso aos radiadores e motor é delicioso (é preciso desaparafusar os capots
![LOL [:lol02:]](http://www.forum-diecast.pt/Smileys/FDC/lol02.gif)
), embora admita que em alguns pontos o acabamento possa não ser o melhor, nota-se um esforço em "esgalhá-lo" como deve ser. A cor também não é exactamente a mesma do modelo original mas o modelo em si está tão delicioso que não resisti. Até a caixa onde vem é tão engraçada, tem duas fechaduras com chave e um trinco para se manter aberta e tudo!Ah, outra pequena falha (?): em toda a informação que obtive deste modelo vem a indicação que o motor montado seria um V8 7.0 (presumivelmente de origem Ford ou GM) mas a miniatura traz um V10 com todo o aspecto de ser o bloco do Viper... alguém faz ideia do porquê??




