Autor Tópico: The X-Garage 18 - Chevrolet Corvette XP-87 Stingray Racer  (Lida 330264 vezes)

Offline X-Filer

  • João Góis
  • Moderador Global
  • Feedback: (+18)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 10698
  • They're back...!
    • Pombocaca
Re: The X-Garage 18
« Responder #330 em: 15 de Junho de 2010, 00:04:24 »
Porsche 356B 1600 Super 90 - 1962 (Bburago)

O 356 foi efectivamente o primeiro Porsche de produção em série da marca de Estugarda. Apresentado em 1948 sob a forma do Nº. 1 Type 356, um belo roadster de chassis tubular e motor central (soluções que não viriam a transitar para a versão "de estrada") de origem Volkswagen. O 356 foi uma criação de Ferdinand "Ferry" Porsche, filho do Dr. Ing. Ferdinand Porsche, fundador da marca e criador do lendário VW Typ 1 ou "Carocha" como é carinhosamente conhecido entre nós, com carroçaria desenhada por Erwin Komenda, funcionário da Porsche e montando motor boxer de 4 cilindros refrigerado a ar, tal como o seu "primo" VW. Aliás, em abono da verdade, a quase totalidade dos órgãos mecânicos (motor, caixa de velocidades, suspensões e até mesmo a base do chassis) tinha derivado do VW, num conjunto "embrulhado" numa moderna estrutura monobloco. A certificação para uso na estrada seria concedida na Áustria a 8 de Junho de 1948.


Continuamente melhorado, o 356 viria a partilhar cada vez menos componentes com o Typ 1 à medida que se viria a tornar mais refinado e centrado na performance. Desde logo disponível na versão Coupé e Cabriolet e a partir de 1954 na desejável versão Speedster, veria a primeira evolução, o 356A ou T1 (produzidos 21.045 exemplares de 1955 a 1959 contra 7,627 356 Pré-A entre 1948 e 1955), que sofreria uma pequena revisão em 1957 (T2) e de novo em 1959 (T5). Em 1959 apareceria o 356B (T6), reconhecível com a tampa da mala maior e sem o pára-brisas bipartido, que em meados de 1962 veria mais uma importante evolução técnica, que visualmente se distingue pelas duas grelhas no capot-motor, o bocal do depósito acessível exteriormente numa tampa sobre o guarda-lamas dianteiro direito e janelas de maiores dimensões (exactamente a versão que aqui apresento). Do 356B sairiam 30.963 unidades da linha de montagem de Zuffenhausen entre 1959 e 1963.



Uma última versão seria apresentada em 1963, o 356C, com travões de disco e o motor "push-rod" (comando de válvulas à cabeça por varetas) mais potente da história a Porsche, com 95cv na versão SC. A produção deste C duraria até 1966, dois anos após a introdução do novo (e caro) substituto que viria a ficar para a história: o 911!



Aqui mostro uma miniatura que, não sendo um primor, era um namoro de algo longa data. Embora sempre desejado por mim em prata, este branco pérola é lindíssimo e bem melhor que o clássico cinzento. É certo que em termos de detalhe e qualidade de montagem, não se pode esperar grande coisa (afinal, é um Bburago e num molde já com uma boa mão-cheia de anos!) mas o conjunto no global está muito agradável e a meu ver até cumpre bem (como, por exemplo, o motor, chega a ser melhor que o Ricko... mas só mesmo isso!).



De qualquer das formas, ficam as fotos. Espero que gostem!

















« Última modificação: 10 de Julho de 2018, 20:03:06 por X-Filer »

Offline X-Filer

  • João Góis
  • Moderador Global
  • Feedback: (+18)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 10698
  • They're back...!
    • Pombocaca
Re: The X-Garage 18
« Responder #331 em: 15 de Junho de 2010, 00:09:57 »





















« Última modificação: 10 de Julho de 2018, 20:14:04 por X-Filer »

Offline marcio

  • MUSEU STUTTGART(PORSCHE)
  • Feedback: (+35)
  • Colecionador Silver
  • ****
  • Mensagens: 3174
    • http://www.forum-diecast.com.pt/index.php?topic=5585.0
Re: The X-Garage 18
« Responder #332 em: 15 de Junho de 2010, 09:00:34 »
boas. o irmao do meu,gostei de o ver em branco,é uma peça que nao deve faltar em nenhuma colecao,boa aquisicao [:wow:]

Offline Petrelli

  • Feedback: (+8)
  • Colecionador Platinum
  • *****
  • Mensagens: 4614
Re: The X-Garage 18
« Responder #333 em: 15 de Junho de 2010, 09:55:02 »
Gostei de ver este 356B Coupé da Bb!
Está uma peça competente, sim sr!  [:cool15:]

Offline kaiaia

  • Qualidade significa fazer certo,enquanto ninguém está a olhar.(Henry Ford)
  • Feedback: (0)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 10937
Re: The X-Garage 18
« Responder #334 em: 15 de Junho de 2010, 11:25:33 »
 [:wow:] Há que tempos que procuro este Porsche,e aqui está ele..........que inveja,boa aquisição,um belo modelo [:yap:] [:yap:]


HOT RODS,MUSTANG´S & CHOPPERS FOREVER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Offline Caldas

  • Daniel Caldas
  • Moderador Global
  • Feedback: (0)
  • Colecionador Platinum
  • *****
  • Mensagens: 6477
Re: The X-Garage 18
« Responder #335 em: 15 de Junho de 2010, 14:06:30 »
Não está mau, já se sabe que há peças melhores, mesmo da Bburago. Mas este já tem uns bons anos em cima dele  [:happy14:]

Offline Blaave

  • Feedback: (+8)
  • Colecionador Silver
  • ****
  • Mensagens: 2934
Re: The X-Garage 18
« Responder #336 em: 16 de Junho de 2010, 08:03:29 »
Gosto muito deste modelo e o branco cai muito bém! [:happy14:]

Tenho lá um estacionado na estante [:happy14:]

Se Deus fosse um carro, certamente seria um F40!

Offline TeeJay

  • Feedback: (+36)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 9648
Re: The X-Garage 18
« Responder #337 em: 16 de Junho de 2010, 17:30:46 »
Este é dos primeiros modelos da Bb, não se pode pedir muito!! Pena que as marcas mais conceituadas ainda não se tenham lembrado de produzir este Porsche...

Não sabia que existia em branco, fica muito engraçado! Gostei de ver!

Offline X-Filer

  • João Góis
  • Moderador Global
  • Feedback: (+18)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 10698
  • They're back...!
    • Pombocaca
Re: The X-Garage 18
« Responder #338 em: 06 de Julho de 2010, 22:29:58 »
Volkswagen Typ 11 - 1958 (Bburago)

Não me vou alargar muito neste que é possivelmente o mais conhecido (e reconhecível) automóvel do planeta, o VW "Carocha". Ainda hoje, 7 anos após ter saído o último "Carocha" da fábrica de Puebla, no México e após 65 anos de produção contínua, figura no Livro dos Records do Guiness como o modelo mais produzido de sempre, com 21.529.464 unidades produzidas!



É amplamente conhecido que o "Carocha" nasce em 1933 da ideia de Adolf Hitler em produzir um automóvel para as massas, barato de adquirir (apenas 990 Reichmarks, o equivalente a uma pequena motorizada) e manter e que pudesse levar 2 adultos e 3 crianças. Esta era a ideia do "Volks-Wagen", alemão para "Carro do Povo". Apresentando a ideia ao Engº. Ferdinand Porsche, este decidiu agarrar no conceito "Auto für Jedermann" ("Automóvel para Todos") que ele próprio e Zündapp Nürnberg haviam criado em 1931 e desenvolvê-lo. Já nessa altura usava motor boxer de 4 cilindros refrigerado a ar montado na traseira, sobre o qual foi colocada uma carroçaria desenhada por Erwin Komenda. Nascia assim o KdF-Wagen ou "Kraft durch Freude" (Força pela Alegria). Em 1935 estava o V 3 pronto para testes e em 1937 a evolução VW30. O Terceiro Reich daria o empurrão final à produção, mesmo a tempo de rebentar a II Guerra Mundial e de toda a produção ser desviada para o esforço militar. Só seria produzida uma mão-cheia de "civis" (para a elite Nazi), o resto apenas após o armistício e a ocupação aliada pós-guerra.



Pormenor engraçado: o "Carocha" não é um desenho original de Porsche. Esse direito cabe a Hans Ledwinka, designer da marcha checoslovaca Tatra, em particular o T97, que também montava um motor traseiro de 4 cilindros opostos e refrigerado a ar. De facto, Hitler chegou a afirmar que o Tatra era "o carro que queria para as auto-estradas alemãs". Até Ferdinand Porsche admitiu a certa altura ter olhado por cima do ombro de Ledwinka quando desenhava o VW. A Tatra chegou a processar o projecto mas tudo acabou quando a Alemanha invadiu a Checoslováquia em 1939, forçando até ao término da produção do Tatra T97. Em 1961 a Tatra voltaria à carga e a Volkswagen seria forçada a pagar 3.000.000 de marcos de indemnização. Seria esta mesma indemnização que forçaria a Volkswagen a cortar no desenvolvimento de novos modelos e a manter o "Carocha" inalterado por tanto tempo! E seria este mesmo modelo que financiaria a VW no lançamento do primeiro modelo totalmente novo que a VW lançaria desde o Typ 1: o Golf! As voltas que o Mundo dá, hein?



Quanto à miniatura, como o automóvel, é uma paixão de infância. Desde há muito "namorava" o "Carocha" e este terminou em casamento com um kit Bburago duma versão de corrida. Obviamente preferi manter os decalques na caixa e reproduzir um dos mais de 20 milhões de veículos de estrada produzidos. Assim, este é o efeito final, numa miniatura a meu ver lindíssima, reproduzindo um 6 volts de 1958, com os típicos faróis à face dos guarda-lamas, tampa da luz de matrícula fina e farolins amendoados finos, embora já não um "split-window". Naturalmente não se podem esperar milagres a níveis de detalhe mas o molde é lindíssimo e a cor fantástica. O interior não compromete, pois também o original não é muito complexo, e o motor é uma agradável surpresa, que aqui foi um pouco mais trabalhado, permitindo um efeito final muito decente. Para mim, o único "defeito" que tem era não trazer uns pneus "white-wall" que davam um toque de classe supremo. Alguém tem uns para troca?













« Última modificação: 10 de Julho de 2018, 19:54:05 por X-Filer »

Offline X-Filer

  • João Góis
  • Moderador Global
  • Feedback: (+18)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 10698
  • They're back...!
    • Pombocaca
Re: The X-Garage 18
« Responder #339 em: 06 de Julho de 2010, 22:36:29 »















« Última modificação: 30 de Dezembro de 2014, 01:30:14 por X-Filer »

Offline X-Filer

  • João Góis
  • Moderador Global
  • Feedback: (+18)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 10698
  • They're back...!
    • Pombocaca
Re: The X-Garage 18
« Responder #340 em: 06 de Julho de 2010, 22:38:48 »
E aqui com o irmão mais velho da PePe. Este "Carocha" de construção nacional em plástico e folha de Flandres já cá mora desde que tenho os meus 5 anos e é bem mais velho que eu (mais de 30 anos, mínimo):





















Nota-se que eu gostava muito de brincar com ele, não se nota?? [:whistle:]
« Última modificação: 10 de Julho de 2018, 19:55:28 por X-Filer »

Offline Caldas

  • Daniel Caldas
  • Moderador Global
  • Feedback: (0)
  • Colecionador Platinum
  • *****
  • Mensagens: 6477
Re: The X-Garage 18
« Responder #341 em: 06 de Julho de 2010, 23:21:15 »
Uma boa miniatura de se ter numa colecção, claro que com o aparecimento do da Minichamps as coisas mudam um pouco do ponto de vista.

Offline kaiaia

  • Qualidade significa fazer certo,enquanto ninguém está a olhar.(Henry Ford)
  • Feedback: (0)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 10937
Re: The X-Garage 18
« Responder #342 em: 07 de Julho de 2010, 11:13:51 »
Tenho cá um igual,mas o meu veio em forma de kit,com "decalques",os quais achei engraçado os aproveitar na viatura,pode ser visto no meu tópico,foi dos primeiros BB que tive,e hoje em dia ainda o adoro,e não o troco por nada [:yap:] Já o da PEPE... [:babado:] não sei do meu [:mad01:] [:mad01:] mas sei que anda perdido por casa da minha avó,tenho que ir á caça dele...belissimo e obrigatório modelo [:happy14:]


HOT RODS,MUSTANG´S & CHOPPERS FOREVER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Offline Roger

  • Feedback: (0)
  • Colecionador Platinum
  • *****
  • Mensagens: 6103
Re: The X-Garage 18
« Responder #343 em: 07 de Julho de 2010, 13:38:02 »
Boas adições em sua colecção, gostei do Porsche 356, quanto ao carocha um grande clássico em miniatura, mas como disse o Caldas o modelo Minichamps e o Schuco me despertam mais atenção.  [:happy14:]

Offline X-Filer

  • João Góis
  • Moderador Global
  • Feedback: (+18)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 10698
  • They're back...!
    • Pombocaca
Re: The X-Garage 18
« Responder #344 em: 09 de Julho de 2010, 13:25:48 »
Obrigado pelos comentários.

Novas fotos do Lancia Aurelia B24 Spider America na página 6: http://www.forum-diecast.com.pt/index.php?topic=5360.msg211638#msg211638