Autor Tópico: The X-Garage 18 - Chevrolet Corvette XP-87 Stingray Racer  (Lida 330262 vezes)

Offline X-Filer

  • João Góis
  • Moderador Global
  • Feedback: (+18)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 10698
  • They're back...!
    • Pombocaca
Re: The X-Garage 18
« Responder #1230 em: 28 de Maio de 2012, 02:09:05 »
Ferrari FXX Evoluzione - 2007 (Hot Wheels Elite)

O Enzo, mais que o modelo comemorativo dos 60 anos da marca (se bem que apresentado apenas aquando do seu 55º aniversário), foi uma homenagem ao seu fundador. O mais rápido, potente e eficaz automóvel que a casa de Maranello alguma vez lançou para a estrada tornou-se instantaneamente uma referência no segmento e o "alvo a abater" para qualquer superdesportivo. Ainda hoje é o carro com que todos se comparam. O V12 de 6 litros era avançadíssimo e os 650cv em conjugação com um chassis monocoque em fibra de carbono e aerodinâmica activa eram suficientes para obter uma eficácia sem par.



Com um modelo tão avançado, seria de esperar que a Ferrari aproveitasse a base para produzir um modelo de competição. Ainda se viu por Mugello e Maranello um protótipo preto com enorme spoiler traseiro (o chamado Enzo GT) que fez os fãs da marca regozijar pelo regresso à competição nos GT1, que não acontecia desde o F40 LM mas o entusiasmo rapidamente se extinguiu quando se soube que afinal não era mais que um protótipo de testes para o "gémeo" Maserati MC12 Corsa.



No entanto, passados mais 3 anos a Ferrari preparou uma surpresa: para 20 que estivessem interessados (e que tivessem cerca de 1.500.000€ para investir), era preparado um programa de corridas tipo monomarca pela Ferrari que incluía apoio técnico e troca de informações com os pilotos profissionais da marca como Rubens Barrichello e Michael Schumacher. No entanto, o FXX não podia ser utilizado em mais nenhuma ocasião pois não era homologado nem para a estrada nem para competição... e nem os donos o podiam levar, sendo a Ferrari a fiel depositária das unidades. Tanto quanto sei este princípio não foi mantido assim tão à risca pois a Edo Competition já preparou pelo menos uma unidade que foi homologada para estrada com as especificações do Evoluzione.



Este FXX utilizava como base mecânica o Enzo, incluindo o V12 a 65º que viu a cilindrada ampliada para 6262cc e, graças a nova gestão electrónica, novas linhas de admissão e escape obtém uma potência máxima de 800cv, que acoplado à caixa semi-automática de 6 velocidades torna o FXX num míssil com rodas. Para manter toda a potência no chão, a aerodinâmica foi totalmente revista de forma a produzir 40% de downforce extra em comparação com o Enzo e a Bridgestone desenvolveu uns novos pneus slick para as jantes de 19” do modelo, que rodeavam travões carbo-cerâmicos. O avançadíssimo sistema de telemetria monitoriza e pode memorizar em tempo real 39 parâmetros diferentes.



Dois anos transactos, quando o programa FXX estava já bem lançado, a Ferrari apresenta uma nova evolução do FXX, o Evoluzione. No seguimento dos desenvolvimentos fruto do programa FXX, foi desenvolvido um pacote para melhorar a performance do já extremo coupé, incluindo novos perfis nos spoilers traseiros, a opção de retrovisores laterais por câmaras e revisão do V12 65º com gestão electrónica Bosch Motronin ME7 que debita agora 860cv, acoplado a uma caixa semi-automática de 6 velocidades que agora consegue fazer as trocas de mudanças em 60ms, 40ms mais rápido que o FXX. A geometria da suspensão dianteira também foi revista no sentido de aumentar a longevidade dos Bridgestones e um novo controlo de tracção desenvolvido em colaboração com a GES Racing Division ajudam a manter a cavalagem toda no asfalto e reduzir desgaste nos pneus. Este pacote estava disponível tanto para os donos que quisessem melhorar o seu FXX como para clientes novos que quisessem o modelo logo com as novas evoluções.



Quanto à miniatura é mais um bom trabalho da HW. O molde é correcto e bem trabalhado a partir do Enzo e, se o motor pode parecer um pouco estranho (nomeadamente no bloco em si), o resto está bem porreiro, como a roll-cage integral, os pneus slick, as câmaras e grelhas, etc. Só admito que há 3 coisas que me desiludiram neste modelo: os cintos de segurança, que levaram demasiada cola para fixar aos bancos e nota-se o “borrão”, a pintura, que já denotava falhas antes sequer de abrir a caixa e os fechos dos capots em decalque, mais parecem saídos dum Foundation e não Elite... [:thumbdown:] Como este carro não é “nem ave nem morcego”, optei por colocá-lo aqui, já que vários outros cá constam. Espero que não se aborreçam com as fotos, acho que exagerei!









Offline X-Filer

  • João Góis
  • Moderador Global
  • Feedback: (+18)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 10698
  • They're back...!
    • Pombocaca
Re: The X-Garage 18
« Responder #1231 em: 28 de Maio de 2012, 02:10:22 »
















Offline X-Filer

  • João Góis
  • Moderador Global
  • Feedback: (+18)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 10698
  • They're back...!
    • Pombocaca
Re: The X-Garage 18
« Responder #1232 em: 28 de Maio de 2012, 02:38:52 »

















Offline X-Filer

  • João Góis
  • Moderador Global
  • Feedback: (+18)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 10698
  • They're back...!
    • Pombocaca
Re: The X-Garage 18
« Responder #1233 em: 28 de Maio de 2012, 02:40:10 »

















Offline X-Filer

  • João Góis
  • Moderador Global
  • Feedback: (+18)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 10698
  • They're back...!
    • Pombocaca
Re: The X-Garage 18
« Responder #1234 em: 28 de Maio de 2012, 02:55:31 »

















Offline X-Filer

  • João Góis
  • Moderador Global
  • Feedback: (+18)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 10698
  • They're back...!
    • Pombocaca
Re: The X-Garage 18
« Responder #1235 em: 28 de Maio de 2012, 03:17:32 »
















« Última modificação: 22 de Julho de 2019, 18:50:10 por X-Filer »

Offline X-Filer

  • João Góis
  • Moderador Global
  • Feedback: (+18)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 10698
  • They're back...!
    • Pombocaca
Re: The X-Garage 18
« Responder #1236 em: 28 de Maio de 2012, 03:19:04 »
















« Última modificação: 22 de Julho de 2019, 18:49:36 por X-Filer »

Offline LandCarlos

  • Feedback: (+3)
  • Colecionador Platinum
  • *****
  • Mensagens: 5623
  • The best 4x4xfar!!!!
Re: The X-Garage 18
« Responder #1237 em: 28 de Maio de 2012, 03:34:12 »
Olha, obrigadinho... Já tinha decidido que este seria dos últimos Ferrari a comprar por ser demasiado "racing" mas depois de ver isto acho que, à primeira hipótese, não me escapa! Confesso que gostei do compartimento do motor e dos pneus, é lindo e os apontamentos a branco na carroceria dão-lhe aquele toque especial! Muito bom, boas fotos!  [:wink01:]

Offline X-Filer

  • João Góis
  • Moderador Global
  • Feedback: (+18)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 10698
  • They're back...!
    • Pombocaca
Re: The X-Garage 18
« Responder #1238 em: 28 de Maio de 2012, 03:39:31 »
















« Última modificação: 22 de Julho de 2019, 18:49:07 por X-Filer »

Offline X-Filer

  • João Góis
  • Moderador Global
  • Feedback: (+18)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 10698
  • They're back...!
    • Pombocaca
Re: The X-Garage 18
« Responder #1239 em: 28 de Maio de 2012, 03:40:16 »
















« Última modificação: 22 de Julho de 2019, 18:48:31 por X-Filer »

Offline X-Filer

  • João Góis
  • Moderador Global
  • Feedback: (+18)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 10698
  • They're back...!
    • Pombocaca
Re: The X-Garage 18
« Responder #1240 em: 28 de Maio de 2012, 03:58:07 »


















« Última modificação: 22 de Julho de 2019, 18:47:54 por X-Filer »

Offline X-Filer

  • João Góis
  • Moderador Global
  • Feedback: (+18)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 10698
  • They're back...!
    • Pombocaca
Re: The X-Garage 18
« Responder #1241 em: 28 de Maio de 2012, 04:00:36 »



















Offline LandCarlos

  • Feedback: (+3)
  • Colecionador Platinum
  • *****
  • Mensagens: 5623
  • The best 4x4xfar!!!!
Re: The X-Garage 18
« Responder #1242 em: 28 de Maio de 2012, 04:17:29 »
Desculpa, não me contive e interrompi o post... De qualquer forma, estas últimas fotos só servem para confirmar uma coisa: é brutal!  [:happy72:]

Offline Miguel_V40

  • Feedback: (+84)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 7504
  • Miguel Ferreira
Re: The X-Garage 18
« Responder #1243 em: 28 de Maio de 2012, 04:19:30 »
Quando vi comentários novos no fórum marcados com 2, 3 e 4 da manhã ao domingo pensei logo que era.... E era mesmo!! X-filer HE HE HE

Procura lá bem que eu acho que ainda arranjas mais meia dúzia de fotos do modelo para mostrar :-)

Offline Petrelli

  • Feedback: (+8)
  • Colecionador Platinum
  • *****
  • Mensagens: 4614
Re: The X-Garage 18
« Responder #1244 em: 28 de Maio de 2012, 11:44:04 »
Gostei das fotos na curva! [:cheesy:]