Autor Tópico: The X-Garage 18 - Chevrolet Corvette XP-87 Stingray Racer  (Lida 330261 vezes)

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Re: The X-Garage 18 - Horch 855 Spezial Roadster
« Responder #2460 em: 27 de Dezembro de 2014, 00:22:55 »
Estou sem palavras! O carro é lindo por si, a junção do Mercedes e do Horch ficou fantástica. Além disso não é só o carro mas também as fotos estão ótimas.  [:cheesy:] [:cheesy:] [:wow:] [:wow:] [:wow:] [:wow:] [:wow:] [:wow:] [:wow:] [:clap:] [:clap:]

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Re: The X-Garage 18 - Horch 855 Spezial Roadster
« Responder #2461 em: 27 de Dezembro de 2014, 00:44:20 »
[:wow:] Espectacular! [:yap:] [:babado:]

Uma peça com muitos e bons pormenores! Surpreendeu-me! [:wink01:]

Vindo de quem vem, fico lisonjeado!

Alguém vai ter que proibir este algarvio do inferno de trazer aqui ao fórum estes maquinões ... É q nao hà carteira q aguente ... Ja vendi os 2 rins, a minha dentadura em segunda mao, a minha prótese do joelho, e pus a minha tia são com 65 anos (portanto ainda no activo sem direito a reforma) a render ..... Nas limpezas .... Acho q a camionistas .... Porque os camionistas têm os camiões mto sujos .... Acho q é isso .... É isso é ...

Depois regresso para comment do carro

Nota - os 2 rins q vendi eram da cadela  [:sad01:]

 [:lol04:] [:lol04:] [:lol04:] [:lol04:] [:lol04:] Só tu!!! [:lol04:] [:lol04:] [:lol04:] [:lol04:] [:lol04:] [:lol04:]

Pobre cadela... sabes que isso é considerado maus tratos, que agora é crime público punível com cadeia, certo?? [:whistle:]

Esta garagem é um hino à arte em 4 rodas e esta peça comprova bem isso!
Belíssima obra automóvel, a miniatura está à altura com bons apontamentos, boas fotos e excelente a dupla! [:happy72:]

Muito e muito obrigado! [:happy72:]

Absolutamente maravilhoso!!!!  [:babado:] Quase tão bom como o meu  [:tongue10:] [:tongue10:]

Este é daqueles que prezo mesmo entre todas as dezenas de clássicos que tenho!!! Um dos mais belos e sim, esta é a cor!!!  [:wink01:]

É isso mesmo! [:lol02:] E sim, o preto veste esta top-model alemã da melhor forma!

Estou sem palavras! O carro é lindo por si, a junção do Mercedes e do Horch ficou fantástica. Além disso não é só o carro mas também as fotos estão ótimas.  [:cheesy:] [:cheesy:] [:wow:] [:wow:] [:wow:] [:wow:] [:wow:] [:wow:] [:wow:] [:clap:] [:clap:]

Ainda bem que gostaste! Para quem tem uma temática diversa desta, não posso deixar de me sentir elogiado... eu e a peça, claro!

Epa! Calma com as afirmações bombásticas  [:lol02:]

 [:shutup:] [:tomato:] [:tomato:] [:tomato:]

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Re: The X-Garage 18 - Peugeot 402 Éclipse
« Responder #2462 em: 08 de Fevereiro de 2015, 04:31:01 »
Após mais de um mês de ausência, mais uma peça rola para este tópico, já conhecida mas não nesta opção cromática:

Peugeot 402 Éclipse - 1936 (Norev)

Nos idos dos anos 20 e início dos anos 30, a Peugeot consolidava a sua posição como construtor de automóveis familiares e de competição. Em 1912 Ettore Bugatti havia dado a sua contribuição para a primeira com a introdução do compacto Bébé e no mesmo ano a Peugeot apresentava um inovador motor de 4 cilindros com dupla árvore de cames à cabeça, 4 válvulas por cilindro com comando desmodrómico e câmaras de combustão hemisféricas… mas o design dos seus automóveis havia-se tornado banal e obsoleto, pelo que havia que fazer uma mudança para um estilo mais à época. Tal foi conseguido com a introdução do 402 no Salão e Paris de 1935, substituto do 401, com um estilo claramente aerodinâmico e moderno. Podia não ser tão moderno e inovador como o concorrente Citroën Traction Avant mas os faróis escondidos atrás da grelha do radiador, a quase total ausência de frisos e ornamentos, as rodas traseiras cobertas e traseira descendente davam sem dúvida espectáculo! Devido às parecenças com o Chrysler Airflow, ganhou a alcunha de “Rocket de Sochaux”.



O 402 era oferecido em 3 comprimentos de chassis diferentes (curto, com entre-eixos 2880mm e usado no Légère, standard de 3150mm usado no Éclipse e o longo de 3300mm usado no Familiale) e, a certo ponto, num total de 16 carroçarias diferentes, que iam desde a Légère Berline, a Coach, Décapotable, passando pela carrinha Commerciale, o sedan Familiale e culminando no estranho Andreau ou no desportivo Darl’mat Spécial Sport. Mas se por fora era inovador, por dentro era bastante inovador: a mecânica advinha do “irmão mais pequeno” 302 (inclusive era praticamente impossível distinguir o 302 do 402 Légère) e baseava-se num chassis de longarinas e travessas em aço com carroçaria de aço estampado separada, movido por um 4 cilindros de 1991cc e 55cv (contra 43cv do 302) às 4000rpm que, enviados às rodas traseiras por uma caixa manual de 3 velocidades, permitia ao 402 atingir os 125km/h. Uma caixa automática com pré-selector Cotal estava disponível como opção mas era demasiado cara, pelo que poucas unidades a tiveram montada.



Em 1936 viria a ser apresentado o modelo quintessencial da gama 402 e aquele que aqui apresento: o Peugeot 402 Éclipse. Mas a história deste modelo começou 5 anos antes às mãos dum dentista judeu de Paris que a história viria quase a esquecer: para além de dentes, a paixão de Georges Paulin eram os automóveis e nos idos de 1931 concebeu e patenteou nos seus tempos livres um sistema de capota rígida que recolhia automaticamente para dentro da bagageira do automóvel. Ben P. Ellerbeck já havia concebido uma capota rígida para igual finalidade em 1922 mas era de comando manual que foi instalada num Hudson. Paulin produziu o seu primeiro protótipo com ajuda do carroçador Marcel Portout e abordou a Peugeot com o seu sistema hidro-mecânico que foi recusado por ser considerado demasiado complicado. Foi então que ambos decidiram comprar vários chassis despidos e começaram a produzir alguns modelos com este inovador sistema, incluindo 401 ou o grande 601 com o impressionante DL Éclipse Portout. O mecanismo de comando eléctrico era genial e tão bem desenhado que permitia ser activado por apenas uma pessoa mas não eram raras as ocasiões em que avariava.



Rendida ao sucesso destas unidades, a Peugeot acabou por comprar a patente do sistema em 1935 e no ano seguinte aplicá-lo-ia ao 402 no inovador Éclipse, cuja responsabilidade de produção cabia a Marcel Portout. Deste modelo, entre as 2 séries (foi introduzido um ligeiro restyling em 1938 com o modelo BL) até Setembro de 1940, foram produzidas apenas 580 unidades deste modelo antes da invasão da França pela Alemanha nazi, das quais apenas cerca de 30 devem ter sobrevivido até hoje.



Introduzir um modelo desta natureza era arrojado mas, para além das vendas que poderia ter (que seriam sempre limitadas dado o preço considerável, enquanto um 402 Légère Berline custava 24.900 francos, um 402 Éclipse ia aos 34.900 francos, o modelo mais caro da gama), este modelo era mais um impulsionador de vendas da gama, servindo de “chamariz” ao modelo 402. E tendo em conta que a Europa estava em plena recessão económica, não havia um mercado assim tão grande para um modelo desta natureza…



Mas passados quase 80 anos este modelo continua a ser uma referência da linguagem Art Deco automóvel e da arte dos carroçadores que definiu uma era brilhante à beira duma das mais negras da história da humanidade. E não obstante, o trabalho de Georges Paulin, por muitos considerado um dos mais geniais designers automóveis de sempre, viria a ser praticamente esquecido (durante a invasão foi procurado pelos nazis e não pretendia dar nas vistas; ainda assim viria a ser uma das vítimas do Holocausto), só mais tarde se veio a descobrir que muitos dos trabalhos creditados a Portout eram efectivamente originários da genialidade de Paulin, como os Peugeot Darl’mat ou o Bentley 4¼ Litre Portout “Embiricos” Special. Inclusive a invenção do sistema Éclipse viria a praticamente ser esquecida durante mais de 50 anos até a Mitsubishi o ter reintroduzido em produção em 1995 com o seu 3500 GT Spyder e a Mercedes-Benz o ter popularizado com o SLK em 1996.



A miniatura que apresento, reproduzida à escala 1:18 pela Norev, representa uma das 30 unidades ainda hoje existentes e uma das da 1ª série de 1936. Não é a peça mais detalhada no mercado mas é inegável que é uma representação mais-que-condigna deste modelo lendário: as opções cromáticas disponíveis são correctas com as contemporâneas embora, na minha opinião, devessem ter optado por um branco ou um creme mais intenso que o “amarelo-esverdeado” que mais se encontra. Por isso, optei pelo azul escuro que mostro, que confere uma elegância adicional às belas linhas de Georges Paulin, numa miniatura que no global está bem conseguida. As aberturas dão-nos tudo aquilo a que temos direito, com portas de abertura “suicida” sem dog’s legs (embora com uma amplitude algo reduzida), um capot tipo borboleta com suportes para ambos os lados que deixam ver um motor simples mas completo em termos de cablagem e molde global e uma tampa da bagageira que abre para trás deixando à mostra o ponto fulcral da miniatura: a capota rígida retráctil. Embora fabricada em plástico, é virtualmente impossível distingui-lo pois está (muito bem) pintada com o mesmo tom da carroçaria e báscula maravilhosamente até encaixar no para-brisas. No compartimento da bagageira ainda temos direito a uma rosa suplente que recebeu o mesmo cuidado das restantes rodas e um compartimento de bagageira que inclui duas malas de efeito realista. Retirando-as ainda se encontra a forma do diferencial traseiro. O fundo do carro também é bem detalhado e só o interior parece mais simples, porque por um lado é de notar a ausência da alcatifa e por outro o original também é pouco complexo. As palas para o sol com tintura escurecida e as pegas cromadas de portas e vidros são também elementos separados dos moldes, algo sempre bem-vindo. Por fim, só uma coisa mais me causou estranheza: o mecanismo de direcção está concebido de tal forma que a brecagem é mínima e as rodas não se mantém em posição que não direitas. Estranho… E outra solução algo simplista que me parece pouco aceitável é a de representar os farolins e chapa de matrícula com uma simples tampogravura.



Deixo-vos algumas fotos que consegui à 3ª tentativa… e que incluíram esquecer-me do cartão de memória em casa e ser corrido do campo de golf…




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Re: The X-Garage 18 - Peugeot 402 Éclipse
« Responder #2463 em: 08 de Fevereiro de 2015, 04:31:53 »

















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Re: The X-Garage 18 - Peugeot 402 Éclipse
« Responder #2464 em: 08 de Fevereiro de 2015, 04:32:48 »















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Re: The X-Garage 18 - Peugeot 402 Éclipse
« Responder #2465 em: 08 de Fevereiro de 2015, 04:39:20 »

















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Re: The X-Garage 18 - Peugeot 402 Éclipse
« Responder #2466 em: 08 de Fevereiro de 2015, 04:39:46 »

















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Re: The X-Garage 18 - Peugeot 402 Éclipse
« Responder #2467 em: 08 de Fevereiro de 2015, 04:40:18 »

















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Re: The X-Garage 18 - Peugeot 402 Éclipse
« Responder #2468 em: 08 de Fevereiro de 2015, 04:41:06 »

















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Re: The X-Garage 18 - Peugeot 402 Éclipse
« Responder #2469 em: 08 de Fevereiro de 2015, 04:42:48 »



















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Re: The X-Garage 18 - Peugeot 402 Éclipse
« Responder #2470 em: 08 de Fevereiro de 2015, 04:43:42 »
Sabem como eu gosto de encontros estranhos… nada mais distante que um encontro entre dois leões com 76 anos de diferença… e de naturezas inteiramente diferentes!















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Offline Cavallino Rampante

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Re: The X-Garage 18 - Peugeot 402 Éclipse
« Responder #2471 em: 08 de Fevereiro de 2015, 09:20:41 »
Ola amigo  [:cheesy:]

Que lindo ,nao que lindos  [:happy72:] [:happy72:]
bonitas fotografias  [:happy72:] [:happy72:]

Abraco

Offline Silvio

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Re: The X-Garage 18 - Peugeot 402 Éclipse
« Responder #2472 em: 08 de Fevereiro de 2015, 10:28:05 »
Gostei imenso destes leoes franceses , o eclipse sem duvida um classico de estilo extravagante com as suas suicide doors este caro deveria ser uma das maquinas para o filme batman bruce wayne iria sem duvida adorar esta maquina que concerteza adaptava se ao estilo do seu batmobile  [:cheesy:]
 Sem duvida um classico que me dá gosto de o ver .. por acaso tem um aqui na madeira num quintal abandonado ... a maquina é enorme ...
A norev portou se muito bem no meu a ver , gostei da sessao fotografica e das fotos duplas .
Parabens pela maquina  [:clap:]

Offline Nuno Rites

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Re: The X-Garage 18 - Peugeot 402 Éclipse
« Responder #2473 em: 08 de Fevereiro de 2015, 14:29:54 »
As fotos como habitualmente, estao excelentes. o Pug, espalha charme e classe por todos os cantos.

Parabens pela belissima peça

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Re: The X-Garage 18 - Peugeot 402 Éclipse
« Responder #2474 em: 08 de Fevereiro de 2015, 16:16:25 »
Abençoado seja o senhor Paulin! Onde metia a mão, dava sempre bom resultado - não sei se como dentista, mas falando apenas dos automóveis  [:wink01:]

Não conhecia a miniatura da Norev neste esquema de cores, que passou a ser o meu preferido à escala.

A miniatura, como bem referes, é mais que condigna. O interior parece um pouco plastificado em demasia, mas o molde é bastante bom... e o carro é um espectáculo  [:babado:]