Autor Tópico: TurboX Supercars Garage - Lamborghini Centenario 2016 (Maisto)  (Lida 20884 vezes)

Offline X-Filer

  • João Góis
  • Moderador Global
  • Feedback: (+18)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 10879
  • They're back...!
    • Pombocaca
Re: TurboX Supercars Garage - Ferrari F40 1987 (Bburago)
« Responder #105 em: 20 de Agosto de 2019, 00:22:57 »
O F40... como alguém já disse "se Deus conduzisse, de certeza que o fazia num F40". Não sendo o primeiro super-desportivo de sempre como o @LandCarlos diz (em minha opinião esse lugar, na forma como os conhecemos hoje em dia, é ocupado pelo Lamborghini Miura), é talvez um dos primeiros "halo cars", pelo menos para a marca do cavalinho rampante (embora pessoalmente também ache que esse lugar é ocupado pelo GTO... [:whistle:]). É uma miniatura obrigatória, como dizes, é à imagem do Viper que apresentaste antes deste um daqueles que quase todos (se não todos) nós já um dia tivemos na nossa colecção ou, como é o meu caso, ainda o têm. É uma miniatura pobre para os parâmetros de hoje em dia, é certo, e há que não esquecer que o objectivo da Bburago é e sempre foi de fazer chegar o coleccionismo às massas. Isso e aliado ao facto de ser uma peça lançada há mais de 25 anos (a primeira vez que me lembro de o ter visto foi em 1993... [:confused59:]), acho que nos faz perdoar (quase) todos os defeitos que possa ter, e tem-nos em quantidade.

Aproveito para chamar à atenção dum detalhe: algumas das diferenças de detalhe que podes encontrar entre os modelos finais de produção e esta peça são em grande parte justificados pelo facto de o modelo exacto que a Bburago usou como base ser um dos protótipos de testes pré-produção, mais precisamente o 74049, que tinha 5 "guelras" nos flancos em vez das 4 que vemos nos modelos de produção, intercoolers maiores, colectores de admissão diferentes, posicionamento diferente dos espelhos no canto das janelas (que, por sua vez, não eram de abrir, tinham apenas uma abertura de deslizar), forro diferente no tecto, bancos específicos com cintos de 4 pontos, etc.

Ah, e sim: boa base para trabalhos. O meu, um dia (não muito distante) vai ser alvo disso. E se veres o trabalho que o PVale fez no dele, percebes que não é preciso muito para ficar uma peça bem decente!
« Última modificação: 20 de Agosto de 2019, 00:26:34 por X-Filer »

Offline Blaave

  • Feedback: (+8)
  • Colecionador Silver
  • ****
  • Mensagens: 2931
Re: TurboX Supercars Garage - Ferrari F40 1987 (Bburago)
« Responder #106 em: 20 de Setembro de 2019, 06:54:44 »
É isso mesmo a BB usou como base da miniatura F40 o protótipo o que é interessante pois na escala 1/18 não conheço outro fabricante a fazer o protótipo (road car).

Esta miniatura foi a causa de todo o investimento que fiz ao longo da minha vida de colecionador...guardo ainda com muito carinho bastantes exemplares nas suas caixinhas de origem...faz-me lembrar quando comprei o F40 (um dia marcante...).

Gosto muito de ver esta miniatura exposta numa coleção mesmo que rodeada de AA / Kyoshos / MC / MR / BBR / etc, etc. Uma coisa é certa, se houver um F40 da BB, paramos sempre o nosso olhar, para o apreciar! [:lol02:]

Belo F40! [:happy14:]

Se Deus fosse um carro, certamente seria um F40!

Offline TurboX

  • Feedback: (0)
  • Novato
  • *
  • Mensagens: 68
Re: TurboX Supercars Garage - Ferrari 288 GTO 1984 (Bburago)
« Responder #107 em: 09 de Junho de 2020, 13:45:22 »
Ferrari 288 GTO 1984 (Bburago)

Motor: 2.8L V8 com 400cvs, 32 válvulas, biturbo, montagem central
Peso: 1160 kgs
Relação peso/potência: 2.9 kgs/cv
Transmissão: 5 velocidades manual, às rodas traseiras
Velocidade máxima: 306 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 4 seg
Produção: 1984-1987 (272 unidades)
País origem: Itália


O modelo que me faltava dos "Big 5" da Ferrari! Comprei-o ao membro XR400SM, que tive o prazer de conhecer pessoalmente  [:happy14:]

A miniatura trás algumas modificações feitas pelo antigo dono:
- Pilares e faixa no vidro em preto, para além dos interiores na mesma cor. Também foi pintado o distinto risco lateral e o simbolo do cavalo atrás.
- Algumas partes do motor e compartimento frontal em preto

Fiquei curioso pelas modificações e mais tarde pude comprovar que funcionaram bastante bem. A miniatura não está propriamente imaculada, mas no global foi bem estimada para os 30 anos de serviço. Ainda tive o prazer de lhe dar uma limpeza pormenorizada, que gosto sempre de fazer nestas minis mais antigas.

Um carro que dispensa grandes apresentações, um dos ícones da casa de Maranello, que ficou simplesmente a matar aos lado dos restantes membros do quinteto [:happy02:]

Até surgir um bom negocio para um Hot Wheels este Bburago vai representar muito bem este modelo, espero que gostem das fotos!  [:happy72:]


























E finalmente o quinteto!  [:cheesy:]

« Última modificação: 09 de Junho de 2020, 13:49:37 por TurboX »

Offline RM_Correia

  • Feedback: (+7)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 8777
Re: TurboX Supercars Garage - Ferrari 288 GTO 1984 (Bburago)
« Responder #108 em: 09 de Junho de 2020, 16:53:25 »
Está bem conseguido esse modelo, contudo o upgrade para o HWE seria justo, já o quinteto é obrigatório !!

Offline TurboX

  • Feedback: (0)
  • Novato
  • *
  • Mensagens: 68
Re: TurboX Supercars Garage - Ferrari 288 GTO 1984 (Bburago)
« Responder #109 em: 09 de Junho de 2020, 17:31:04 »
Está bem conseguido esse modelo, contudo o upgrade para o HWE seria justo, já o quinteto é obrigatório !!

Fazia alguma confusão estar em falta o 288  [:yap:]

Offline XR400SM

  • Feedback: (0)
  • Novato
  • *
  • Mensagens: 44
Re: TurboX Supercars Garage - Ferrari 288 GTO 1984 (Bburago)
« Responder #110 em: 10 de Junho de 2020, 21:15:19 »
Fazia alguma confusão estar em falta o 288  [:yap:]
Foi um prazer contribuir para esse ajuntamento
👍

Offline X-Filer

  • João Góis
  • Moderador Global
  • Feedback: (+18)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 10879
  • They're back...!
    • Pombocaca
Re: TurboX Supercars Garage - Ferrari 288 GTO 1984 (Bburago)
« Responder #111 em: 01 de Julho de 2020, 19:22:17 »
O GTO tem, para mim, algo de especial. Nascido do abortado projecto do Grupo B com que a marca de Maranello pretendia ingressar no Mundial de Ralis, tinha tudo para ou ter ficado na prateleira ou simplesmente ter saído algo estranho... mas o certo é que a mestria dos engenheiros italianos veio ao de cima e deu origem ao carro mais rápido do mundo na altura e o primeiro carro de estrada a ultrapassar a barreira dos 300 km/h. Não é em vão que viria a ser a base de desenvolvimento dum dos automóveis mais icónicos da história: o F40. Aliás, pessoalmente até gosto mais do aspecto do GTO que do F40.

Quanto à miniatura, é tão icónica quanto o modelo que representa. Com mais de 30 anos nos ombros, ainda hoje não se porta nada mal ao lado de outras peças mais elaboradas, em particular depois de levar alguns retoques como é o caso desse. As proporções estão muito correctas, o motor e interior são bastante correctos e é uma base excelente de trabalho. Muita gente defende que o HWE é a melhor alternativa mas sinceramente acho que o molde do HW foi fortemente (se não integralmente) baseado no velhinho Bburago e o Elite não é assim tão bom. Com um pouco de trabalho, não é assim tão difícil obter uma peça melhor que o HWE:

http://www.forum-diecast.pt/diy-(do-it-yourself)/t13987/msg651890/#msg651890



Offline TurboX

  • Feedback: (0)
  • Novato
  • *
  • Mensagens: 68
Re: TurboX Supercars Garage - Ferrari 288 GTO 1984 (Bburago)
« Responder #112 em: 15 de Outubro de 2020, 18:12:31 »
Obrigado X-Filer! Por qualquer razão não recebi a notificação da tua resposta...

Tens razão, o Bburago com algum trabalho fica qualquer coisa!

Vai já o próximo!

Offline TurboX

  • Feedback: (0)
  • Novato
  • *
  • Mensagens: 68
Re: TurboX Supercars Garage - Lamborghini Centenario 2016 (Maisto)
« Responder #113 em: 15 de Outubro de 2020, 18:22:11 »
Lamborghini Centenario 2016 (Maisto Special)

Motor: 6.5L V12 com 770cvs, montagem central
Peso: 1520 kgs
Relação peso/potência: 2.11 kgs/cv
Transmissão: 7 velocidades ISR automática, às 4 rodas
Velocidade máxima: >350 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 2,8 seg
Produção: 2016-2017 (40 unidades)
País origem: Itália

Uma nova entrada no fórum, pelo que vejo não há nenhuma análise a Centenarios! e assim sendo vou tentar contribuir com mais informação  [:smile:]

Ia com a intenção de comprar o Maisto Exclusive, que apenas existe em amarelo. Trás sem duvidas bastantes mais detalhes (melhores pinças de travão, interior com vários pormenores pintados, vidros nas portas, riscas na lateral dos pneus), mas quando cheguei à loja estava esgotado. E quando vi este ao vivo, mesma na edição "normal", não consegui resistir, porque prefiro de longe esta combinação de cores, que correponde à cor de lançamento  [:clap:]

Há também 2 pormenores no Exclusive onde a Maisto não esteve bem - optaram por colocar as ópticas traseiras em vermelho (são transparentes no 1:1) e não pintaram as partes inferiores laterais de amarelo, deixando em preto (não encontrei nenhum Centenario amarelo com esta configuração, são também em amarelo).

Esta é uma miniatura que embora tenha alguns pormenores bem conseguidos, não brilha por isso, mas sim pela presença na prateleira, e no aspecto geral como um todo. A pintura, embora não corresponda ao acabamento em carbono exposto que deveria ter (é pedir demasiado nesta faixa de preço...) é muito bonita ao vivo, e os detalhes em amarelo a toda a volta ficam a matar! Nota-se tudo o que são dedadas, tanto na pintura cinza como no tecto - tenho de limpar sempre tudo depois de mexer na miniatura. Já vi na net vários exemplares com falhas na pintura dos detalhes a amarelo (pois são muito finos) mas nesta unidade estão quase perfeitos, nada a apontar. O único defeito maior que consegui encontrar foi uma falha pequena no verniz da pintura, que na loja disfarçámos com uma ligeira polidela. Ficou bem melhor. Chego à conclusão que querer comprar uma miniatura com zero defeitos, (principalmente nesta gama de preços) muitas vezes é frustrante - mais vale aceitarmos e tentarmos "viver com o que temos" :)

O modelo é relativamente pesado, o que dá sempre aquele prazer de sentirmos que em boa parte é em metal  [:happy72:] As aberturas funcionam todas bem, nada a apontar. Na tampa do motor a Maisto colocou dobradiças, no 1:1 é uma parte amovível, a este preço é compreensivel. Os logotipos estão bastante bons. As ópticas não surpreendem pela transparência, mas também não chocam, ficam bem no carro.

Existem muitos pormenores em carbono - muitos mesmo  [:babado:] - o que me deixou surpreendido. Retrovisores, splitters, parte do motor, interiores, forras das portas... a Maisto esteve bem nesta parte.

O interior é praticamente todo em preto, fora alguns pormenores pintados (pedais, alguns botões, logos) que dão mais realismo. No quadrante e consola central, os ecrãs são autocolantes com brilho, realistas q.b.

O porta bagagens é muito simples, mas sem que os acabamentos sejam grosseiros.

Os pneus são convincentes. Nas jantes falta detalhe (que o Exclusive tem), mas sem os ter lado a lado acaba por não se notar. A pior parte do modelo na minha opinião é o conjunto discos / pinça travão - são muito puxados para dentro, e não apresentam quase nenhum detalhe. Vê-se tambem um "eixo" da jante até ao disco, nada realista.

Na traseira destacam-se as ponteiras de escape, bastante "3D" e realistas. O spoiler é funcional, ao tentar abrir da 1a vez estava bastante preso, mas agora já funciona sem grandes dificuldades. Não há nenhum botão, puxa-se... o que não transmite grande confiança. Vou tentar não abrir muitas vezes :)

O tecto é pintado em mate a imitar carbono (sem ser texturado), as riscas e lettering ficam muito bem.

O motor está correto, nada de esplendoroso, mas discreto e com alguns pormenores pintados.

No geral, e pelo preço, recomendo esta miniatura. Quando a colocarem em exposição, mesmo se ao lado de miniaturas muito mais caras, não vão ficar desiludidos!  [:happy14:]

















































Offline Caldas

  • Daniel Caldas
  • Moderador Global
  • Feedback: (0)
  • Colecionador Platinum
  • *****
  • Mensagens: 6460
Re: TurboX Supercars Garage - Lamborghini Centenario 2016 (Maisto)
« Responder #114 em: 16 de Outubro de 2020, 10:43:23 »
Uma peça simples, mas relação preço / qualidade muito bem representado, com aberturas e aileron funcional  [:happy14:]

Offline TurboX

  • Feedback: (0)
  • Novato
  • *
  • Mensagens: 68
Re: TurboX Supercars Garage - Lamborghini Centenario 2016 (Maisto)
« Responder #115 em: 16 de Outubro de 2020, 17:28:02 »
Uma peça simples, mas relação preço / qualidade muito bem representado, com aberturas e aileron funcional  [:happy14:]

Continuo a resistir aos selados, por enquanto  [:cheesy:] Sim o aileron, dentro destes preços, é top!

Offline RM_Correia

  • Feedback: (+7)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 8777
Re: TurboX Supercars Garage - Lamborghini Centenario 2016 (Maisto)
« Responder #116 em: 16 de Outubro de 2020, 20:24:00 »
Para o valor está um trabalho justo da Maisto, até se aceitava por mais uns "poucos" euros o esforço para a livery em carbono. O preço dos AA é de loucos....

Offline TurboX

  • Feedback: (0)
  • Novato
  • *
  • Mensagens: 68
Re: TurboX Supercars Garage - Lamborghini Centenario 2016 (Maisto)
« Responder #117 em: 16 de Outubro de 2020, 21:21:40 »
Para o valor está um trabalho justo da Maisto, até se aceitava por mais uns "poucos" euros o esforço para a livery em carbono. O preço dos AA é de loucos....

Cheguei a ver o AA equivalente exposto na loja, e mesmo à distância consegui perceber que o carbono da livery está um pouco sobredimensionado  [:confused59:]

Concordo contigo sobre o esforço que a Maisto podia ter feito. Ideal mesmo era ter feito o Exclusive nessa livery, em vez do amarelo...

De qualquer forma da-me bastante gozo apreciar esta mini  [:happy14:]

Offline X-Filer

  • João Góis
  • Moderador Global
  • Feedback: (+18)
  • Génio das Miniaturas
  • *****
  • Mensagens: 10879
  • They're back...!
    • Pombocaca
Re: TurboX Supercars Garage - Lamborghini Centenario 2016 (Maisto)
« Responder #118 em: 20 de Outubro de 2020, 13:39:26 »
Eu sou daqueles que acha que o design da Lamborghini tem vindo a ser cada vez mais amorfo desde o Murciélago original. A receita passa essencialmente por "acrescentar mais vincos e linhas" do que propriamente tudo isso tenha alguma função efectiva. Basta olhar para o Veneno... Posto isso, o Centenario não é assim tão diferente mas ainda assim não deixa de ser um degrau abaixo de toda a maluquice que são todas as mais recentes criações da casa de Sant'Agata Bolognese (pela mão dos designers do VAG...) e é isso que me apraz neste modelo e faz dele o único Lamborghini 1:18 que tenho desde o Reventón.

Relativamente à miniatura, e tendo em conta que se trata de uma peça de baixo custo, acho que não se podia exigir muito mais! Proporções correctas, molde aceitável e sem folgas excessivas entre os painéis (a maior parece-me mesmo ser entre o tejadilho e os painéis dos guarda-lamas traseiros), pintura lustrosa q.b. e todos os elementos em carbono exposto em plástico texturado que até não tem mau aspecto (solução que até a Auto Art tem vindo a usar nas suas peças... [:whistle:]). Por fora, a única coisa que não entendo é por que raio fizeram o pára-choques traseiro em plástico cinzento, já que destoa totalmente de todo o resto do "carbono" que o modelo usa! E sim, realmente os discos de travão estão demasiado fundos nas rodas, não estudei ainda se é algo que pode ser resolvido ou não. Outro pormenor que gosto também sempre nos Maisto é que tentam sempre acrescentar elementos funcionais, como é o caso da suspensão e do spoiler traseiro, para dar aquele efeito "tcharam". No interior, gosto de ver que têm feito a abordagem Welly, de fazer os botões e comandos em relevo em vez de simplesmente os pintarem, dá sempre um ar de maior realismo.

Concordo contigo sobre o esforço que a Maisto podia ter feito. Ideal mesmo era ter feito o Exclusive nessa livery, em vez do amarelo...

É daquelas coisas que ainda não percebi, porque não fazem as cores iguais entre os Exclusive e os Special... é a mesma coisa na Bburago com os Ferrari Race & Play e Signature... [:thumbdown:] [:dah:]

Obrigado pela tua análise ao modelo!

Offline TurboX

  • Feedback: (0)
  • Novato
  • *
  • Mensagens: 68
Re: TurboX Supercars Garage - Lamborghini Centenario 2016 (Maisto)
« Responder #119 em: 20 de Outubro de 2020, 22:19:40 »
É isso mesmo X-Filer, resumiste bem o que penso. Os Lambos recentes não têm despertado assim tanto a minha atenção, mas considero o Centenario uma excepção - muito bem conseguido na minha opinião  [:babado:]

Em relação ao Aventador por exemplo, penso "claro que vou ter de ter um" mas depois nem me lembro de o procurar. Simplesmente não é iconico como um Diablo ou um Murcielago. O Reventon também não me diz muito.

São os sinais dos tempos, acredito. Habituemo-nos aos vincos e carbonos, felizmente também há carros que fogem à regra e não são "apenas isso"  [:smile:]

Obrigado pelo comentário!